sábado, 26 de setembro de 2020

O JOGO - 26 DE SETEMBRO DE 2020

 

OBSERVADOR - 26 DE SETEMBRO DE 2020

 

Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia

Bom dia!

MUNDO

Corrupção: o combate que divide os angolanos

Histórica e corajosa, ou arma para salvar o MPLA e preservar o poder? A luta anti-corrupção, epicentro da governação de João Lourenço em três anos, mais do que tábua de salvação é todo um dilema.

SOCIEDADE

MP acusa inspetores do SEF da morte de ucraniano

Investigação da PJ concluiu que foram os três inspetores do SEF do aeroporto de Lisboa que levaram à morte do ucraniano Ihor Homenyuk. Despacho de acusação deve ser emitido em breve.

POLÍTICA

PSD apoia Marcelo por ser o que dá mais garantias

"Garantia de equilíbrio e unidade". É o que o PSD procura entre todos candidatos, mas diz só encontrar em Marcelo Rebelo de Sousa. E é por isso que declarou apoio à recandidatura nas presidenciais.

MUNDO

Portugal tem de escolher entre EUA e China

O embaixador americano defende que Portugal tem de escolher entre os "amigos e aliados" EUA e o "parceiro económico" China, alertando que escolher a China para o 5G pode ter consequências.

ECONOMIA

BCP disponível para avaliar fusão com o Montepio

A gestão do BCP terá mostrado abertura para avaliar uma fusão com o Montepio, isto no cenário de uma intervenção neste banco. Expresso diz que disponibilidade foi comunicada em reunião nas Finanças.

SAÚDE

Família isolada sem ter estado com aluno infetado

As filhas de Pedro Ferreira nunca viram o colega infetado, mas foram enviadas para casa, como toda a turma. Estiveram isoladas 5 dias e não receberam qualquer contacto da DGS — que devia chegar em 24h

SAÚDE

Alemanha e República Checa com novos recordes

Vários países europeus registaram novos recordes diários. Alemanha não tinha tantos casos desde abril, República Checa teve o segundo pior dia e Ucrânia o pior de todos desde o início da pandemia.

SAÚDE

Reino Unido a Cabo Verde. Novo dia, novos recordes

Reino Unido bateu novo recorde diário pelo segundo dia consecutivo. Polónia, Dinamarca, Holanda e Cabo Verde também registaram nas últimas 24 horas valores mais altos de sempre.

SAÚDE

Como vai ser o novo hospital privado de Lisboa

A CUF Infante Santo vai ser substituída por um novo hospital privado, construído de raiz. Com um investimento de 170 milhões de euros e aparelhos únicos, a CUF Tejo abre portas na segunda-feira.

CULTURA

As aventuras da irmã mais nova de Sherlock Holmes

Em "Enola Holmes", acabado de estrear na Netflix, a irmã mais nova do lendário Sherlock é muito mais uma heroína de ação "teen" do que uma detective cerebral. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Alberto Gonçalves

Porque é que a esquerda não se demarca de Louçã?

A que propósito a esquerda “exige” que a “direita” se “demarque” do dr. Ventura se a esquerda não se demarca de um populista semelhante e de um fanático mais perigoso como, digamos, o dr. Louçã?

Fotografia do Colunista
P. Gonçalo Portocarrero de Almada

O Estado português é um bando de salteadores?

Ao Chefe de Estado cabe assegurar o funcionamento das instituições que garantem o Estado de Direito, bem como zelar pelo bom nome da justiça portuguesa.

Fotografia do Colunista
Ruth Manus

Um novo Bolsonaro?

O que preocupa é que as palavras falsas possam levar as pessoas a pensar que algo mudou. Que o governo brasileiro tornou-se menos ameaçador para a comunidade internacional, menos danoso para o Brasil.

Fotografia do Colunista
Manuel Villaverde Cabral

À espera da vacina…

A tragédia política que vivemos hoje, é que o Governo não aprendeu nada e não sabe o que fazer de útil com o dinheiro. Tudo o que o PS aprendeu foi a comprar votos: tanto dos ricos como dos pobres.

Fotografia do Colunista
Alexandre Borges

Liberalismo, que bicho é esse?

Custa perceber que tudo depende do Governo Regional porque o Governo Regional tudo fez para que tudo dependesse dele, do seu crivo, da sua autorização, da sua escolha, da “fidelidade” dos “súbditos”.

CRISTIANISMO - 26 DE SETEMBRO DE 2020

 

Origem da Igreja Católica


São Cosme e São Damião

Posted: 26 Sep 2020 03:00 AM PDT

São Cosme e São Damião
Sábado, 26 de Setembro
Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Apesar da tradição, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Desde muito jovens ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e se diplomaram na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos.

Os irmãos não cobravam absolutamente nada pelos tratamentos, mas tudo faziam com caridade e dedicação. A fama de Cosme e Damião despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. O governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Mandou que fossem barbaramente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. E em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os Santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

Reflexão: Entre meados de setembro e outubro ocorrem as Festas de Cosme e Damião. De forma mais sincrética, envolve católicos, outras confissões religiosas e cidadãos sem identidade confessional, de todas as classes sociais. É a festa das crianças, sempre com distribuição de balas, brinquedos, doces e guloseimas em geral. A distribuição é feita no interior nas portas dos templos, de passagem pelas ruas, nas residências, em salões de festas dos prédios, em orfanatos e creches.

Oração: Deus Pai de amor e bondade, pela intercessão de São Cosme e São Damião, conserve meu coração simples e sincero. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

ALETEIA - 26 DE SETEMBRO DE 2020

 

RELIGIÃO
Russell Shaw

Você já viu um “milagre lento”?

RELIGIÃO
Carmen Neira

São Francisco nas nuvens de Assis?

CULTURA E VIAGEM
V. M. Traverso

Mosteiros italianos mantêm a antiga tradição de fazer velas a mão

ESPIRITUALIDADE
Philip Kosloski

Filho espiritual do Padre Pio agora a caminho da beatificação

CULTURA E VIAGEM
V. M. Traverso

Faça um tour pelos belos mosaicos de Ravenna, Itália

ATUALIDADE
Redação da Aleteia

Relíquia de São João Paulo II é furtada de catedral

ESTILO DE VIDA
Edifa

Casal: o segredo de Jesus para acabar com as brigas ligadas ao cansaço

ESPIRITUALIDADE
Philip Kosloski

Oração para que os governantes promovam a união, honestidade e paz

ESTILO DE VIDA
Edifa

Por que é importante que os filhos também abençoem os pais?

Oração do dia

FESTIVIDADE DO DIA

Beato Boaventura (Júlio) de Puzol

Oração para esta manhã
Meditação do dia
Oração para esta tarde
Evangelho do dia
FRASE INSPIRADORA

“ A tristeza olha para trás; a preocupação olha para os lados; a fé olha para cima ”

Ralph Waldo Emerson
Compartilhe esta frase
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...
Siga-nos

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue