segunda-feira, 23 de julho de 2018

EXPRESSO DIÁRIO


POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
O Presidente que estava a criar uma “polícia paralela”. O jiadista português que está a ser julgado em Espanha. Angola processa Isabel?
Boa tarde,

Em Espanha começou a ser julgado há dias um jiadista português, em cujo computador foram encontradas 65 mil fotos e 96 vídeos de decapitações e armas do Daesh. Este e outros pormenores sobre o extremista, nascido nos Açores e chamado Fábio de Almeida, estão no artigo que o Hugo Franco escreve no Expresso Diário desta segunda-feira.

Presidente Emmanuel Macron está a passar pela pior crise desde que foi eleito, por causa de um escândalo que ameaça tornar-se num “Watergate francês”: é acusado de montar “polícia paralela”, e de abafar o caso. O Daniel Ribeiro conta os pormenores deste caso, que está a fazer tremer o Eliseu.

Em Angola, depois de ter anulado um negócio milionário de Isabel dos Santos – que o Governo do pai tinha aprovado escassos dias antes de sair do poder -, as autoridades admitem processar ambos. O Gustavo Costa, nosso correspondente em Luanda, conta as novidades e relembra os contornos do caso.

Com o futebol em pré-época, analisamos as forças e fraquezas de cada um dos três grandes para a nova temporada. Começamos pelo Futebol Clube do Porto, que o analista de futebol Tiago Teixeira diz que é uma fotocópia do velho FC Porto, ao qual …faltam reforços. Nos próximos dias serão feitas as radiografias do Benfica e do Sporting.

No papel, há um acordo entre Governo e Associação Nacional de Municípios sobre a descentralização. No Parlamento, há leis aprovadas, com o aval de PSD e PS. Mas a dúvida persiste: será desta que a descentralização se torna uma realidade? O presidente da câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, falouà Mariana Lima Cunha num erro muito “grosseiro” que “ninguém lhe perdoaria que deixasse passar”.

Sabe quem é Jair Bolsonaro? Entre outras coisas, é apologista da tortura e dos assassinatos extrajudiciais – e, agora, disse que pretende ser o próximo Presidente do Brasil. O Luís M. Faria traça-lhe o perfil.

Na opinião, o Martim Silva evoca isto 2A-7M-27D para afirmar que “Assim se vê a força de Centeno”, o Daniel Oliveira escreve sobre armas desaparecidas, perguntando “Quem tem medo da verdade de Tancos?”, e o Henrique Raposo disserta sobre direitos parentais, fazendo também uma pergunta: “São feministas ou odeiam o “homem”?”

No seu espaço habitual das segundas-feiras, o meu camarada da SIC Reinaldo Serrano escreve sobre um “curioso George”, relembrando quem é e que importância tem na música esse “curioso” senhor que tem por apelido Benson.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem polícias paralelas nem erros grosseiros, mas com gente curiosa
Future
 
  
A astronauta “youtuber” que nos mostrou a vida no espaço
Durante os mais de seis meses da sua missão, Cristoforetti fez da vida quotidiana na Estação Espacial Internacional um exercício de divulgação científica que, certamente, inspirou umas quantas vocações que verão a luz no futuro.
ARTIGO PATROCINADO
LER O EXPRESSO DIÁRIO
TERRORISMO
Açoriano julgado em Espanha tinha 65 mil fotos e 96 vídeos de decapitações e armas do Daesh
Jiadista português que está a ser julgado em Espanha arrisca dez anos de prisão. Célula a que pertencia recrutava mulheres para a Síria
“Watergate francês”: Macron acusado de montar “polícia paralela” (e de abafar o caso)
É o escândalo que faz tremer o Eliseu e mergulhou Emmanuel Macron na pior crise desde que foi eleito
FUTEBOL | PRÉ-ÉPOCA Uma análise direta ao assunto: o novo FC Porto está mais fraco
FUTEBOL | PRÉ-ÉPOCA Uma análise direta ao assunto: o novo FC Porto está mais fraco
Martim Silva
2A-7M-27D. Assim se vê a força de Centeno
 
Daniel Oliveira
Quem tem medo da verdade de Tancos?
 
Henrique Raposo
São feministas ou odeiam o “homem”?
 
ANGOLA
Autoridades angolanas admitem "responsabilizar criminalmente" Isabel e José Eduardo dos Santos
PERFIL | JAIR BOLSONARO
O apologista da tortura e dos assassinatos extrajudiciais que quer ser presidente do Brasil

DESCENTRALIZAÇÃO | PRESIDENTE DA CÂMARA DE GAIA
“Ninguém me perdoaria se por solidariedade partidária deixasse passar um erro tão grosseiro”

O MAIOR AVIÃO DO MUNDO EM BEJA - 23 DE JULHO DE 2018

O A380 chegou vazio mas provocou a maior enchente de sempre

Toda a gente quis ver o maior avião de passageiros do mundo a chegar ao Alentejo. Chegou vazio, mas a curiosidade foi tal que provocou uma enchente de pessoas.
Fotogaleria
Um aeroporto habitualmente vazio encheu-se hoje de curiosos LUSA/NUNO VEIGA
O aeroporto de Beja já fará parte do anedotário nacional. Inaugurado em 2011, custou 33 milhões de euros e está a anos-luz das previsões de tráfego que em 2006 se fazia. Nessa altura, o Governo português projectava meio milhão de passageiros até 2015. Os factos são demolidores: entre a abertura e 2014 – três anos – ali passaram 6624 pessoas. Nesta segunda-feira, aterrou em Beja o A380, o maior avião de passageiros do mundo. Chegou vazio. Mas suscitou tal curiosidade que provocou a maior enchente de sempre num aeroporto que, basicamente, serve como parque de estacionamento e local de manutenção de aviões.
Foi a primeira vez que um A380, produzido pela Airbus, tocou solo português. Só isso já despertaria a atenção dos amantes da aviação. Mas ninguém estaria à espera de uma mobilização tão grande. Os cerca de dez quilómetros de estrada que separam o aeroporto da cidade de Beja ficaram entupidos. As filas de carros foram intermináveis.
O aparelho pertence à HiFly, uma companhia aérea portuguesa que comprou o A380 à Singapore Airlines. É a primeira transportadora nacional a operar um avião que, na lotação máxima (configurado apenas para classe económica), pode albergar 800 passageiros. O avião ficará em Beja até à próxima quinta-feira. Victor Ferreira

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
IGREJA CATÓLICA 
Peter Turkson foi um dos nomes mais falados para suceder a Bento XVI em 2013 e é hoje peça central na reforma da Igreja de Francisco. Em entrevista ao Observador, critica quem separa Estado e Igreja.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
Em entrevista ao Público, Mário Centeno fecha a porta às pretensões dos professores. "O orçamento é para todos os portugueses e tem de ser sustentável", alerta o ministro das Finanças.
ORÇAMENTO DO ESTADO 
O secretário-geral da Fenprof considerou inaceitável "e quase uma provocação" as declarações de Mário Centeno sobre o tempo de serviço dos professores e o seu impacto no Orçamento do Estado.
EXAMES NACIONAIS 
O IAVE disponibilizou os critérios de correção da 2.ª fase do exame nacional de História A do 12.º ano. Veja aqui o enunciado e os respetivos critérios de correção.
AUSTERIDADE 
A política da Geringonça mereceu a atenção do The New York Times: "Portugal ousou livrar-se da austeridade. Está a ter uma grande retoma". Costa diz que ainda não passou "para o lado luminoso da lua".
PRESIDENTE TRUMP 
Depois de o presidente iraniano ter advertido os EUA de que um conflito com Teerão será "a mãe de todas as guerras", Trump usou letras maiúsculas no Twitter para avisar: "TENHA CUIDADO!"
DESPORTO 
Mesut Ozil anunciou que não vai voltar a jogar pela seleção alemã, alegando "racismo" e "falta de respeito". Presidente do Bayern Munique já reagiu: "Não joga uma m...".
PEDRO SÁNCHEZ 
O primeiro-ministro espanhol reuniu-se durante 45 minutos com o presidente do conselho de Valência. E, depois, foi a um concerto. A oposição acusa-o de usar o avião oficial para se divertir.
LIGA DOS CAMPEÕES 
Em 2012/13, o Benfica foi o carrasco que terminou com a melhor campanha europeia de sempre do Fenerbahçe. Esta temporada, Phillip Cocu aposta em André Ayew para reescrever a história.
MÚSICA 
Chama-se 'I Never Dreamed' e é a primeira música gravada por David Bowie, há 55 anos. A fita foi descoberta agora, num velho cesto de pão, vai ser leiloada em setembro e pode render 11 mil euros.
SARA CARBONERO 
Uma colega de faculdade de Sara Carbonero escreveu sobre o percurso de vida da modelo e jornalista e admitiu ter inveja por tudo aquilo que a mulher de Iker Casillas conseguiu. "Porquê ela e não eu?".
Opinião

Helena Matos
Esgotado o dinheiro o foguetório vai deslocar-se das reposições na função pública para os safanões ao sector privado. Agora chegou a vez dos senhorios.

João Marques de Almeida
Usando uma comparação vinda do futebol. A direita está no banco e apenas joga quando o PS se magoa e tem que sair. Eis a dimensão dos fracassos históricos das lideranças do PSD e do CDS desde 1974.

Paulo Trigo Pereira
Insuficiente preparação e insatisfatórios processos democráticos só podem dar leis com problemas. É o caso. Com o bloco central a gripar e a AR a despachar legislação não se poderia esperar muito mais

Gabriel Mithá Ribeiro
O que acontece é que os intelectuais quase não saem disto: os pobres de espírito fazem e, nós, intelectuais, pensamos; eles são o corpo e nós a mente. Não pode haver noção mais indigente de sociedade.

Alberto Gonçalves
“Os Maias” são demasiado explícitos na chacota do pardieiro em que vivemos, o que aborrece os donos do pardieiro e os leva a preferir “humanistas” como Alegre ou as senhoras da colecção “Uma Aventura"
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail

MSN

EXPRESSO CURTO

Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Pedro Candeias
PEDRO CANDEIAS
EDITOR
 
O fim do comunismo, a capitulares de Trump, a retenção de crianças e os bebés por encomenda
23 de Julho de 2018
FacebookTwitter
 
 
No primeiro dia de 1959, o ditador Fulgencio Batista fugiu de Cuba para a República Dominicana – mais tarde fugiria para o Funchal –, o guerrilheiro Fidel Castro tomou o poder e o mundo mudou outra vez, desta vez a partir de uma pequena ilha comunista a menos de 400 quilómetros de Miami.

Inevitavelmente, porque o território era limitado e geograficamente desirmanado da Mãe-Rússia, Cuba acabou isolada numa bolha ideológica e física, fechando-se dentro dela com os cubanos, com o regime e os seus ideais, virtudes e defeitos.

Um deles, talvez o maior de todos, a intolerância à diferença, e poucas coisas a representaram tão bem como as UMAP, as Unidades Militares de Ayuda a La Produción, suavização para campos de trabalho forçado de 60-horas-semanais-a-sete-pesos-por-mês.

Era para lá que se enviavam os homens que não queriam cumprir serviço militar (daí, Unidades Militares) por objeção de consciência, mas também os homens religiosos, como Testemunhas de Jeová, e os homossexuais, que eram identificados nas ruas de Havana pelas calças apertadas, óculos escuros e sandálias.

A viril Cuba não podia permitir.

Há relatos de tratamentos de choque e de hormonas e maus tratos avulso; e há um filme extraordinário que explica as UMAP e que é, também, o título de um livro: “Antes Que Anochezca”, de Julian Schnabel com Javier Bardem, que conta a vida do escritor Reinaldo Arenas, homossexual e contestatário de Fidel, que fugiu do país durante o Êxodo de Mariel. 

Ora, porquê esta introdução de cinco parágrafos com histórias do passado?
Porque, aparentemente, Cuba deixou de ser comunista - e o mundo vai mudar um bocadinho mais.

Contexto: a Assembleia Nacional prepara o anteprojeto para uma reforma constitucional histórica com 87 novos artigos e 117 modificações aos anteriores.
Conclusão: esta nova “Carta Magna” prevê, entre outras coisas, o direito à propriedade privada e a figura do primeiro-ministro, lançando as bases para uma uma espécie de liberalismo económico – tudo, claro, devidamente condicionado e supervisionado pelos desígnios do socialismo cubano. Porque “isto não quer dizer que renunciamos às nossas ideias”, atirou Esteban Laz, presidente da Assembleia Nacional.

Por outro lado, a Cuba renascida reconhecerá as relações homossexuais, já que a “Carta Magna” revista fala em “casamentos entre duas pessoas” e não entre “um homem e uma mulher”. E sobre isso falou Mariela Castro, filha de Raúl e sobrinha de Fidel, que é deputada e diretora do Centro Nacional para a Educação Sexual. “Com esta proposta de regulação constitucional, Cuba situa-se entre os países da vanguarda ao nível do reconhecimento e da garantia dos direitos humanos”.

Contexto: Mariela Castro é a imagem do modernismo possível dentro de um país anacrónico. Acontece que ela é, digamos assim, ligeiramente ambígua, como este texto do El País explica: um dia, questionada sobre o escritor Reinaldo Arenas, falou em sobrevalorização cinematográfica de um autor mentiroso e pedófilo.
Conclusão: é complicado

P.S. O povo cubano irá ser consultado sobre esta nova constituição entre 13 de agosto e 15 de novembro.
 
publicidade
Publicidade
OUTRAS NOTÍCIAS
A notícia foi manchete do “Público” de domingo, mas as reações mantiveram-na a pular de noticiário em noticiário até esta segunda-feira: o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve vinte menores em 2017no CIT (Centro de Instalação Temporária) no aeroporto de Lisboa; a jornalista descreve uma “bebé de três anos” que está “detida há mês e meio”, o que representa uma clara “violação da convenção dos direitos da criança”. A primeira reação foi do SEF: as crianças não estão “detidas” e sim “retidas” - uma questão semântica - alertando para um aumento de “indocumentados e fortes indícios de tráfico de menores”. Depois, o PSD, por Duarte Marques, que disse que “Portugal tem uma tradição e prática política” de acolher bem. E em terceiro, o BE, por José Manuel Pureza, afirmou “o Estado português é estado parte na Convenção dos Direitos da Criança e portanto ou leva a sério essa circunstância ou, se não leva, a situação é grave”. Acho que todos concordamos com isto.

O que também é grave para a generalidade do planeta, mas na singular cabeça de Donald Trump nem por isso, são as constantes informações que o vão colando a um grande esquema de conluio com a Rússia de Putin durante a campanha para as presidenciais. No domingo, a Administração Trump revelou documentos e transcrições de gravações confidenciais da investigação do FBI a um dos antigos conselheiros de Trump, Carter Page, com o objetivo de mostrar que o processo está inquinado desde o início. “É cada vez mais claro que a campanha de Trump foi ilegalmente espiada para ganhos políticos da Crooked Hillary Clinton e dos democratas”, lançou The Donald no Twitter. O New York Times escreveque o presidente deixou convenientemente de fora dos 280 carateres as suspeitas do FBI sobre Page, pois nos documentos está especificado isto: “O bureau acredita que Page foi um dos alvos de recrutamento da Rússia e que estava a colaborar e conspirar com os russos”. Adiante, que as miudezas não lhe interessam, apenas as capitulares do Twitter com ameaças musculadas ao Irão para criar cortinas de fumo – é que, na quarta-feira, Paul Manafort, outro antigo conselheiro sinistro, irá a julgamento.
 
 
Farto de julgamentos públicos, Mesut Özil deixou a seleção da Alemanha. Num longo comunicado, o internacional acusou de racismo o presidente da federação alemã de futebol e também alguns media e figurões da sociedade germânica. “Chamaram-me porco turco e violador de cabras e mandaram-me para Anatólia. Quando a Alemanha ganha, sou alemão,quando perde, sou turco”, escreveu Özilno comunicado. As críticas ao talentoso médio ofensivo aceleraram quando tirou uma fotografia com o presidente Erdogan.

Por fim, o pacífico, evoluído e democrata Canadá de Trudeau volta a não ficar bem na foto: um tiroteio em Toronto resultou em duas mortes (uma delas, a do atirador) e 13 feridos, sendo que, no meio destes, há uma menor ainda em estado crítico. Há relatos de 25 tiros um país em que, escreve o Expresso, as mortes por violência armada na cidade canadiana aumentaram 53% até ao momento, em relação a igual período do ano passado. Ainda de acordo com informações da polícia, divulgadas na semana passada, o número de tiroteios subiu 13.

Manchetes dos jornais:
“Jornal de Notícias”: “Rendas em atraso nos bairros sociais somam 48 milhões”
“Correio da Manhã”: “Centeno trava carreiras na função pública”
“Público”: “Professores? ‘O OE é para todos os portugueses’”
“I”: “Festivais obrigam os agentes a trabalhar em dias de folga”
“Jornal de Negócios”: “Idade média da reforma no privado sobre para 64 anos”

FRASES
Nos anos 90 os árbitros eram compravam-se árbitros como se compram tremoços. Trios de arbitragem, não era só o árbitro” Manuel-decano-dos-decanos-José, em entrevista à Tribuna Expresso

Atenção, este não é um movimento de apoio à minha candidatura, mas sim para garantir que todos os sócios poderão concorrer livremente às eleições de 8 de setembro” Bruno de Carvalho, no sítio do costume, a propósito de uma recolha de assinaturas que decorre esta segunda-feira

Deputados nunca deviam ter feito acordo. Se Manuel Pinho não queria falar sobre isto, não ia. Tem algo a esconder” Marques Mendes, na SIC, sobre as não-respostas de Manuel Pinho, um clássico à portuguesa

Não há nada pior para a estabilidade política do que ter políticos que, de repente, se tornam impacientes” Manuel-zen- Centeno, em entrevista ao “Público”

“Ronaldo é um pouco narcisista e infantil” John Carlin, fã assumido e irredutível de Messi e do Barcelona, entrevistado pelo “DN”

O QUE ANDO A LER
É impossível ignorar as premissas: hoje, é mais provável morrer por comer em demasia do que por fome, há mais gente a morrer por suicídio do que em guerras ou crimes violentos. Em “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã”, a sequela de “Homo Sapiens”, o autor Yuval Noah Harari traça-nos cinicamente um futuro dominado pela tecnologia e pelo Homem que quer assumir o papel de Deus que matou, transformando o meio em que vive, transformando-se a si na busca pela perfeição.

Harari diz-nos que teremos bébés feitos por encomenda, sem dispensar a consulta prévia num catálogo; que seremos dominados pela fixação criada em torno das métricas e da análise obsessiva dos dados, a que ele chama “dataísmo”; que criaremos uma classe social saudável e com uma esperança média de vida longuíssima, mas perigosamente inútil, porque as máquinas vão substituir o trabalho humano e a isso se chama redundância e exclusão.

O autor traça-nos um cenário apocalíptico de seres supersaudáveis e indistinguíveis uns dos outros que irão querer viver para sempre – e eu não sei muito bem o que achar disto tudo enquanto escrevo este Expresso Curto com um portátil ao colo, um olho nas métricas do Google Analytics, e como aveia integral com fruta dita biológica, por causa das coisas.
 
Gostou do Expresso Curto de hoje?
SUGERIR SUBSCRIÇÃO

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue