Acontecia sempre à terça-feira. Porquê? Porque sim, porque calhou que fosse esse o dia escolhido. Ou então era porque à terça-feira saía da escola mais cedo (e já não usava o passe ao pescoço, se é que estão a pensar nisso). Enfim, adiante: à terça-feira era dia de pizza. A minha mãe guardava aquelas bases manhosas e eu divertia-me à brava a espalhar ingredientes vários por cima.
Fiz muitas experiências, incluindo colocar primeiro o queijo e só depois tudo o resto (não comentem). E não me lembro de uma ocasião que seja em que a pizza tenha ficado realmente boa ou que alguém tenha comido mais que uma fatia a não ser eu. Mas lá que aquilo fava um gozo danado, epá, é que dava mesmo.
Mais tarde vim a descobrir que cometia uma série de erros na confeção do dito prato. Que as bases disponíveis no supermercado eram das piores coisas do mundo (apesar de, na altura, me parecerem um portal mágico para uma nova dimensão culinária que, para sorte da humanidade, se ficou por ali). Que nem tudo se pode pôr numa pizza — a sério, para mim tudo era possível. E que, em algumas ocasiões, nomeadamente no caso das pizzas, mais é muito menos e menos é que é realmente mais.
Pegando nesta última frase, que pode ser utilizada em contexto de autoajuda ou transformada numa linha de T-shirts que promete fazer movimentar algum dinheiro (porque não?), o Diogo Lopes fez aquilo que costumamos chamar de “jornalismo de investigação”. Foi à procura da melhor pizza margherita de Lisboa. Pizza essa que leva tomate, mozzarella e manjericão. Simples, muito simples, e não precisa de mais nada para ser um clássico sempre recomendável. Se quer descobrir qual a #pizzavencedora, é passar por este link.
Se isto da barriga cheia não lhe diz muito, nada tema. Esta semana há outros assuntos de interesse (aliás, como sempre, como dantes). Exposições para o tornar mais feliz, filmes portugueses que chegam às salas de cinema, sugestões de compras mas também de viagens (e neste campeonato há até um conjunto de dicas específicas para as Filipinas). Há produtos de beleza para usar na primavera e tecnologias futuristas para ir às compras. Há até o novo melhor pastel de nata de Lisboa e uma empresa que lhe leva o pequeno almoço a casa. Raios, até lhe contamos a história de um novo barão.
Caramba, o mundo mudou muito desde que à terça-feira era dia de fazer pizza em casa. Ou então não mudou assim tanto e fui só eu que descobri que há pizzas bem melhores que aquelas tristezas domésticas que eu fazia.
Santa margherita…
Até para a semana.
PARA FAZER
EXPOSIÇÕES
No MAAT há uma exposição que o quer fazer feliz
Stefan Sagmeister decidiu procurar a felicidade e criou um "show" sobre o tema. Pelo meio, fez um filme e experimentou terapia, meditação e antidepressivos. Para descobrir a partir desta sexta-feira.
CINEMA
O transmontano que foi herói na I Guerra Mundial
Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa realizam a primeira longa-metragem portuguesa passada na Grande Guerra, sobre o soldado que se distinguiu em La Lys. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
ESCAPADINHAS
Guia do que não pode perder nas Filipinas
São mais de 7 mil ilhas, muitas delas paradisíacas e ainda inexploradas. Areia branca, palmeiras, o mar de um azul único. São assim as Filipinas, o destino ideal para uns dias ao sol.
CHOCOLATE
Um hotel Alentejano que é uma fábrica de chocolate
Um palácio que se transformou em hotel e, depois, em fábrica de chocolates - esta é a história do Royal Cocoa Chocolatier & Palace, a empresa familiar que agora quer apostar na internacionalização.
PARA COMPRAR
BELEZA E BEM ESTAR
15 produtos para acompanhar a chegada da primavera
Embora a primavera já tenha chegado, São Pedro parece não estar com vontade de abdicar do seu posto. Para infundir o corpo e a mente de bom humor primaveril, renda-se aos cosméticos florais.
PEQUENO-ALMOÇO
Breadfast. O pequeno almoço já toca à campainha
A Breadfast leva-lhe o pequeno almoço a casa, é só escolher o menu. Entre continental, light e vegetariano, esta startup portuguesa já entrega em todo o concelho de Lisboa, mas quer ir mais longe.
ZARA
A realidade aumentada chegou à Zara
Colombo e NorteShopping são as lojas Zara que, durante 15 dias, vão disponibilizar a experiência de realidade aumentada. Para ver a nova coleção a desfilar pela loja só precisa do seu smartphone.
PASTEL DE NATA
Marisqueira tem melhor pastel de nata de Lisboa
O restaurante "Mercado do Peixe", na zona da Ajuda, é o grande vencedor deste concurso anual que se realiza sempre no âmbito do Peixe em Lisboa.
VIMOS E GOSTÁMOS
Jenners e unicórnios, as criaturas encantadas
Na semana em que a coleção Kendall + Kylie chega à Forever 21, os unicórnios tomam de assalto o estojo de maquilhagem. A arte urbana deixou os murais, agora também dá cor a lenços e a óculos.
PARA SABER
VINHO
O Casal Santa Maria tem um novo barão
Começou por desconfiar da ambição do avô, que aos 96 anos tornou-se produtor de vinho. Depois da sua morte, Nicholas rumou a Colares para dar continuidade ao sonho que é o Casal Santa Maria.
COMIDA
Azeite português considerado o melhor do mundo
É em Portugal que se faz o melhor azeite ligeiro do mundo. Trata-se do azeite verde ligeiro produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo, segundo noticia o jornal Expresso.
VIAGENS
14 lugares de que nunca ouviu falar, mas devia
À margem dos guias turísticos, o planeta está repleto de pérolas e longe das multidões. Nas profundezas do oceano, nas cavernas em florestas ou aldeias, estes são os sítios que deve conhecer.
OBJETO DA SEMANA
Mais pessoas vão gostar da newslett