sábado, 24 de fevereiro de 2018

INIMIGO PÚBLICO

nimigo Público


Posted: 23 Feb 2018 04:55 AM PST
A guerra civil no PSD fez hoje trinta feridos ligeiros e foi necessário usar aventais da maçonaria para estancar sangrias desatadas. Negrão, que há dias pedia uma maioria de 50%+1, deu-se por satisfeito com 39,7% dos votos na sua eleição para líder parlamentar e inovou a democracia ao contabilizar como seus os votos em branco. […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 23 Feb 2018 04:54 AM PST
O governo decidiu descongelar as carreiras de seis mil elementos das forças de segurança e aumentar o orçamento de biscoitos de limpeza dentária do cão Max da PJ/TVI. Os seis mil polícias em causa vão ser promovidos já em Março e passarão a depender hierarquicamente de Sandra Felgueiras, a superagente que deitou a unha a […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 23 Feb 2018 04:49 AM PST
Fernando Negrão considerou que os votos em branco da bancada parlamentar do PSD contam como votos nele em termos de “benefício da dúvida” e foi hoje mais longe, decidindo que todos os votos dos sportinguistas em Bruno de Carvalho também, de certa maneira, se olhados quando o sol atravessa a sede do PSD no solstício […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 23 Feb 2018 04:47 AM PST
Francisco J. Marques foi proibido pelos tribunais de divulgar mais e-mails do Benfica e cartas de amor do presidente do Belenenses ao antigo mentor José Sócrates, tendo a deliberação sido alargada a Bruno Maçães que ficou proibido de divulgar mais o pirilau, quer seja através da internet ou de uma gabardine cinzenta aberta na estação […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
PSD 
Era do CDS, mas acabou no PSD. Diz que este Governo a "repugna" por ser de esquerda, mas é defendida por pessoas de esquerda. Atacou Passos, mas subiu ao topo do partido. Como é que chegou aqui?
PSD 
Numa semana, Rui Rio sofreu derrota humilhante na bancada parlamentar, irritou os funcionários do PSD e atirou-se à imprensa, que acusou de lançar uma campanha contra Elina Fraga e Salvador Malheiro.
PSD 
Os líderes de PS e PSD esperam acertar acordos sobre fundos comunitários até ao verão. Seguem-se temas como a descentralização, que podem até vir a ser discutidos fora da AR.
CDS-PP 
Cristas diz que CDS é que é “a alternativa ao Governo". Na moção que leva ao congresso, diz que o voto é cada vez mais livre, por isso o CDS vai sozinho a eleições. Rio não entra na equação. Para já.
QUESTÕES DO FORNO INTERNO 
Jogador de andebol, adjunto de Goethals, campeão nacional de juniores pelo Vitória SC e seis qualificações para a UEFA, eis Manuel Machado ao vivo e a cores no histórico Café Vianna, em Braga.
OPERAÇÃO LEX 
Luís Filipe Vieira, arguido na Operação Lex, garantiu que "nunca misturou a vida privada com qualquer função no clube" e, portanto, não ofereceu um cargo a Rui Rangel em troca da influência do juiz.
SEGURANÇA 
Governo pediu avaliação de risco de estabelecimentos noturnos, na sequência do caso da Urban Beach. Ministro quer criar grupo de trabalho para reforçar segurança e pondera medidas específicas.
PROTEÇÃO DE DADOS 
Especialistas ouvidos pelo Observador levantam dúvidas sobre legitimidade do Fisco para fazer avisos em nome de ministérios. CNPD admite existirem "motivos de interesse público".
CALIFÓRNIA 
O casal foi acusado de mais três crimes de abuso de menores. A mãe foi ainda acusada de um crime adicional de agressão. Uma nova audiência preliminar foi marcada para dia 14 de maio.
TECNOLOGIA 
Chama-se Buddy, tem a cruz de Cristo nas jantes e foi desenhado em Portugal, em 2009. Agora, o carro elétrico criado pelo CEiiA está nas mãos de Matt Damon, no filme "Pequena Grande Vida".
LITERATURA 
Burocracia? Fotografia? Visualizar? Ou "twitter", que é como quem diz "gorjear"? Estas palavras tornaram-se comuns, mas têm uma história e um inventor.

Comer/Ver/Fazer

COMER/VER/FAZER 
"Fe" é o primeiro jogo a ser publicado pela chancela da EA Originals e mostra-nos uma forma interessante de contar uma fábula sem recorrer a texto, apenas com arte e música.

COMIDA 
Rita Santos, a proprietária desta novidade, passou um ano à procura dos produtos (e produtores) que melhor representam o património gastronómico nacional. Porquê? Para que todos os possamos provar.

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO 
A Companhia Nacional de Bailado estreia esta quinta-feira a nova coreografia de Tânia Carvalho. "S", a nova peça, faz parte de um ciclo sobre os vinte anos de carreira da coreógrafa.

CINEMA 
Alexander Payne assina uma fita de FC onde as pessoas pagam para viver vidas em miniatura, mas a história devia ser mais satírica e menos bem-comportada. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

VINHO DO PORTO 
De pés assentes na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, com todo o Douro e a sua envolvência como pano de fundo, vai poder provar as novas criações que pretendem mostrar a versatilidade desta bebida.

EXERCÍCIO FÍSICO 
Para quem não gosta de estar a treinar a olhar para a parede ou de aulas de grupo lotadas numa sala fechada, os treinos ao ar livre com grupos e professor estão a crescer e a ganhar mais adeptos.

FERNANDO PESSOA 
O nome completo é "Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações" e pretende dar a conhecer a obra publicada em vida pelo poeta português. Projeto é apresentado esta terça-feira, na BNP.

CINEMA 
Eastwood recria com mão de mestre o atentado falhado do comboio Thalis em 2015, em "15:17 Destino Paris", usando os três heróis do mesmo como actores. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.

FESTIVAIS DE MÚSICA 
A pianista Joana Gama vai atuar no Panteão Nacional e o festival lisboeta, que começa esta sexta-feira, propõe mais dez concertos em quatro noites. Esta deverá ser a última edição na Culturgest.



Opinião

Rui Ramos
O destino de Rui Rio não é ser oposição ao governo, mas ao próprio PSD. Foi sempre assim quando, no passado, o PSD foi posto na situação em que Rio o colocou, de subordinação ao PS.

Maria João Avillez
Um mínimo de seriedade face ao PSD reclama um mínimo de benefício da dúvida. Não se sabe é onde ir buscar o empolgamento. O das manhãs do início de uma nova aventura política.

Miguel Pinheiro
Sá Carneiro tentou várias vezes fazer acordos de regime com o PS: em 1976, em 1977, em 1978 e em 1979. Ao perceber que o PS nunca aceitaria negociar, virou-se para o CDS e ganhou com maioria absoluta.

Luís Aguiar-Conraria
Declarações como as de Ferraz da Costa, do Fórum para a Competitividade, dão a entender que uma parte dos empresários continua viciada em baixos salários. Estava na altura de serem mais competitivos.

Maria João Marques
Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem
Mais pessoas vão gostar da 360º. P
Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Martim Silva
MARTIM SILVA
DIRETOR-EXECUTIVO
 
Há 25 mil famílias em barracas. Governo sombra no PSD. Vem aí novo Alqueva (Os meus destaques do Expresso)
24 de Fevereiro de 2018
FacebookTwitter
 
 
expresso_2365_v2-1 (3).jpg
Rio prepara ‘governo-sombra’
A reorganização do PSD não terminou com a escolha dos novos rostos da direção de Rui Rio. O líder social-democrata tenciona organizar uma equipa de porta-vozes sectoriais, que darão a cara pelas propostas do partido nas várias áreas de políticas públicas e farão a marcação à atividade do Governo nesses sectores. Será uma espécie de “governo-sombra”, embora Rio goste pouco dessa designação.

Fernando Negrão, novo líder da bancada do PSD: “Devemos louvar a atuação do Ministério Público”
Fernando Negrão recebeu o Expresso na quinta-feira, depois de reagir ao resultado da eleição que fez dele presidente da bancada do PSD... com 39%. A entrevista fez-se na sala de reuniões onde tinha decorrido a votação. Duas urnas sobre a mesa, móveis arrastados para um lado e muita desarrumação compunham o cenário para falar sobre um início de mandato em clima de guerra civil.

Sentiu-se traído?
De maneira nenhuma. O PSD está a atravessar uma mudança profunda, estes processos causam perturbações, o que está a acontecer é a reação a isso.
Pareceu-lhe uma reação espontânea ou organizada?
O meu desejo é que seja espontânea, mas tenho a impressão de que houve alguma organização nesta votação. Se havia um grupo organizado no sentido de diminuir o número de votos favoráveis a quem se candidatasse, não percebo porque é que essas pessoas não apresentaram uma candidatura.



Agricultores querem ‘Alqueva’ 
no Ribatejo
Para já chama-se Projeto Tejo — Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Tejo e Oeste. Qualquer semelhança com a EDIA, empresa que gere Alqueva, não será apenas coincidência. É mesmo intencional.
Só que o Projeto Tejo, que poderá custar €4,5 mil milhões — a 30 anos —, vai levar água a 300 mil hectares do Ribatejo, Península de Setúbal e região Oeste. Ou seja, uma área que é quase o dobro da que Alqueva irá regar quando a obra estiver finalmente concluída.
Há cerca de um ano, o empresário Manuel Campilho, a braços com graves problemas de falta de água na sua exploração agrícola (Quinta da Lagoalva, em Alpiarça), começou a equacionar recorrer ao Tejo para solucionar a situação. Pensou duas vezes e perguntou ao especialista em planeamento hidráulico e seu amigo, Jorge Froes, se, em vez de acudir apenas à situação da Lagoalva, não se deveria pensar em grande e olhar mais para a frente, ao contrário do que é costume em Portugal: “Jorge, é possível fazermos Alqueva no Ribatejo?”

Cancro do pulmão já é visto antes de ser letal
Portugal está a experimentar o primeiro método para detetar lesões pulmonares quando ainda não são malignas. Rastreio é feito com TAC nos hospitais de Coimbra a grupo de alto risco
Por pressão da Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) tem sido assegurado acompanhamento dedicado e regular no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aos antigos mineiros, desde 2007, e às suas famílias, desde 2010. Foi nesse âmbito, do Programa de Intervenção em Saúde, que um grupo de alto risco — antigos mineiros, fumadores e ex-fumadores — iniciou o rastreio experimental. “Estamos contaminados. Em todas as assembleias tínhamos de fazer um minuto de silêncio por mais um camarada que tinha morrido e entendemos que a bateria de exames devia ser revista”, explica o presidente da ATMU, António Minhoto.

Têm teto mas não tem casa. 26 mil famílias ainda vivem em barracas ou casas a cair
"No quarto de Vera nunca entrou a luz do sol. Lá dentro, não cabe mais do que uma cama enfiada entre quatro paredes sem janelas, pintadas a humidade e bolor. Quando se levanta, Vera fica quase à altura do teto forrado a madeiras apodrecidas pela chuva que entra pelo telhado e lhe cai em cima, molhando os cobertores que não chegam para a proteger do frio. (...)".
A Vera mora em Marvila com o irmão e a mãe. Como a família dela, há 26 mil no nosso país.
"Ao contrário do que aconteceu nos anos 80 e 90, não serão construídos de raiz novos bairros sociais para alojar estas famílias. A aposta do Governo passará sobretudo pela reabilitação e pelo aproveitamento de casas devolutas."
 
Expresso economia_2365_v2-1.jpg
publicidade
Publicidade
Pão Nosso
O pão artesanal está na moda e isso deve-se a um grupo de padeiros, chefes e moleiros que fazem frente aos supermercados e às grandes multinacionais dos cereais. A arma secreta é um conjunto de bactérias e leveduras, a massa-mãe, o velho isco usado no pão de antigamente.
A reportagem é do Ricardo Dias Felner, com fotografias do Tiago Miranda. Eis um texto sobre algo com que a maioria de nós lida todos os dias e que está carregado de informação e curiosidades.

Um amor maior do que a própria vida
Às vezes, quando se procura uma história, outra maior se revela. Foi assim com “Filhos da Quimio”, uma reportagem sobre mulheres que enfrentaram o cancro durante a gravidez. Das páginas do Expresso saltou para a antena da SIC e inspirou um livro, que é apresentado ao público na próxima quarta-feira. O seu autor, Nelson Marques, abre a janela para os bastidores da obra

Entrevista a Isabel Mota: "Uma sociedade culta não pode ser uma sociedade desigual”
Duas semanas depois de a Fundação Calouste Gulbenkian ter anunciado a negociação para vender a sua empresa de petróleos, falámos com a presidente, há um ano no cargo, para saber que futuro quer para a casa. Na sua primeira entrevista como líder da Fundação, Isabel Mota diz acreditar que vai conseguir maior retorno financeiro com as novas aplicações resultantes da venda da Partex. E aposta na inovação e integração social, na reflexão e debate dos temas-chave do mundo global e no conhecimento científico. A arte e a cultura, essas, vão entrar em itinerância pelo país fora.

Entrevista a Nuno Artur Silva: “Fui instrumento de uma campanha para desacreditar a RTP”
De saída da administração da RTP, depois da polémica associada às Produções Fictícias (PF) e ao Canal Q, Nuno Artur Silva diz-se surpreendido com a decisão que ditou o seu afastamento. Garante que só no início deste ano lhe foi exigido que vendesse as participações nas empresas, acha que o Conselho Geral Independente (CGI) e o presidente da RTP foram “permeáveis” a uma campanha mediática e acredita que a continuidade da estratégia da estação pública dependerá da pessoa escolhida para diretor da RTP1.

A decisão do CGI de não o reconduzir na administração da RTP foi uma surpresa para si?
Foi. Sinceramente, não estava à espera que a decisão fosse esta.

 
Revista E_2365_v3-1.jpg
Finalmente, e antes de lhe desejar bom fim de semana, deixo-lhe os links dos podcasts do Expresso "Comissão Política" e "A beleza das pequenas coisas" desta semana.

No primeiro, convidámos José Eduardo Martins para vir dizer o que não conseguiu dizer no congresso do PSD.
No segundo, o Bernardo Mendonça entrevista Maria Elisa.

Bom fim de semana.
 
Gostou do Expresso Curto de hoje?
SUGERIR SUBSCRIÇÃO

Louçã, o Chairman de Portugal

A ascensão de Francisco Louçã, proeminente comentador político, ex-líder partidário, a um alto lugar do poder caseiro já merece um ensaio jornalístico. A seu tempo será feito mas, por agora, vale uma análise rápida sobre o que conseguiu o político que abdicou do poder de liderar uma minoria para ter poder sobre a grande maioria de esquerda.
Se o poder executivo está entregue a António Costa, tal só é possível porque em determinado momento da nossa vida coletiva Louçã o ajudou a conquistar. A geringonça teve o ex-líder do Bloco como intermediário. Sem que o PCP percebesse muito bem como tudo estava a ser construído, à nascença Louçã terá determinado que, neste novo poder, se Costa seria o CEO ele teria de ser o chairman.
O grande comentador, sem o mínimo de espaço para a isenção, vai decretando que o PSD já se dá por derrotado e que em Rui Rio há uma "pastelice ideológica". Não é como dirigente partidário que faz comentário mas é o Bloco, em primeiro lugar, e a geringonça, por acréscimo, que procura defender. Está na SIC e na TSF e estará no Expresso. A política feita através de órgãos de comunicação social com grande capacidade de influência. Muito mais poder e muito menos escrutínio numa atividade política em que tem muito mais poder do que alguma vez teve.
O Chairman de Portugal é também professor catedrático no ISEG, conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa e membro do Conselho Consultivo do Banco de Portugal. O poder de Louçã é a maior garantia que o Bloco de Esquerda pode ter para se manter na crista da onda. Mariana Mortágua, Jorge Costa, Catarina Martins, Pedro Filipe Soares e muitas outras figuras do BE representam a capacidade do partido em se renovar, mas é a Louçã que devem a capacidade de gerir parte do poder que entregaram a António Costa. Esta é a grande mais-valia que o BE tem sobre o PCP. Os bloquistas interessaram-se genuinamente pelo exercício do poder e, pela calada, ganharam o lugar de presidente do Conselho de Administração de Portugal.
ATUALIDADE
Francisco Vêneto

Papa recebe refém que engravidou de jihadista estuprador e fugiu salvando os filhos

ESTILO DE VIDA
Revista Pazes

Não antecipe o sofrimento

ESPIRITUALIDADE
Rumo à Santidade

Senhor, há momentos em que o fardo da vida é tão pesado!

ESPIRITUALIDADE
Arautos do Evangelho

Viver na presença de Deus

RELIGIÃO
Redação da Aleteia

Coliseu é “tingido de sangue” em apelo pelos cristãos perseguidos hoje

ATUALIDADE
Daniel R. Esparza

Os monges que só se alimentavam de cerveja na Quaresma

ATUALIDADE
Carmen Neira

Tenho um filho com síndrome de Down, não uma bomba nuclear

RELIGIÃO
Redação da Aleteia

Papa recebe filha e marido da católica paquistanesa condenada ao enforcamento

ESTILO DE VIDA
Prosa e Poesia

Quer se livrar do peso do passado?

Oração do dia

FESTIVIDADE DO DIA

São Sérgio

Oração para esta manhã
Meditação do dia
Oração para esta tarde
Evangelho do dia
IMAGEM DO DIA
Clique aqui para ampliar a foto
FRASE INSPIRADORA
Compartilhe esta frase
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue