quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ARES I-X - LANÇADA PELA NASA EM 2009 - 28 DE OUTUBRO DE 2020

 


Ares I-X

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Ares I-X
Insígnia da missão
Informações da missão
Lançamento28 de outubro de 2009 (15h30 UTC)
Centro Espacial Kennedy
Aterrissagem28 de outubro2009
Duração2 minutos
Navegação
-
Ares I-Y (Cancelado)
Foguete Ares I na Plataforma 39B

Ares I-X foi o único voo de teste no programa Ares, que seria o novo sistema de lançamento para voos espaciais tripulados, que estava em desenvolvimento pela agência espacial dos Estados Unidos, a NASA. Junto com o sistema de lançamento do Ares V e do módulo lunar AltairAres I e Orion eram partes do programa Constellation, que estava desenvolvendo veículos espaciais para voos tripulados dos EUA depois que a frota de ônibus espaciais fossem aposentados em 2010.[1]

Os veículos Ares I tinham como proposta lançar veículos de exploração Orion tripulados. Os veículos utilizados para o teste de voo experimental Ares I-X seriam similares em forma, peso e tamanho à configuração planejada de Ares. Ares I-X foi programado para ter seu lançamento no dia 27 de outubro de 2009, sendo este o 48 º aniversário do primeiro lançamento do foguete Saturno. No entanto, o lançamento do protótipo acabou sendo adiado por questões climáticas (incluindo ventos muito fortes) e outras condições de última hora. Um segundo atraso aconteceu quando a contagem regressiva estava em 39, devido ao fato de que um navio de carga entrou na área restrita reservada para o foguete em alto-mar. O lançamento acabou ocorrendo no dia 28 de outubro às 15h30 UTC.[2]

Objetivos

Ares I-X foi o único voo de teste do veículo de lançamento Ares I. Os objetivos do voo de teste incluíam:

  • Demonstração do controle de um veículo similar dinamicamente usando o controle de algoritmos semelhantes aos utilizados para Ares I;
  • Realização de uma separação, em voo / encenação de eventos entre uma Ares I-similar Primeira Etapa e um representante Estágio Superior;
  • Demonstração da montagem e recuperação de uma Ares I como o primeiro estágio no Centro Espacial Kennedy;
  • Demonstração da Primeira Fase de sequenciamento de separação, e medição da Primeira Etapa na entrada dinâmica atmosférica, além do desempenho de pára-quedas;
  • Caracterização da magnitude do torque integrado no veículo todo.

O voo também tem vários objetivos secundários, incluindo:

  • Quantificação da eficácia da primeira fase de desaceleração dos motores de reforço;
  • Caracterização de ambientes induzido e de cargas no veículo durante a subida;
  • Demonstração de um procedimento para determinar a posição do veículo para orientar o sistema de controle de voo;
  • Caracterização das cargas induzidas sobre o teste de voo do veículo, enquanto estiver na plataforma de lançamento;
  • Avaliação das potenciais localizações de acesso no voo;
  • Avaliação do desempenho elétrico do cordão umbilical.

Principais fatos

O lançamento do foguete Ares I para a missão de teste Ares I-X, ocorreu com sucesso no dia 28 de outubro de 2009, às 15h30 UTC. O voo com motor ligado durou dois minutos e a separação do primeiro estágio aconteceu quando o foguete chegou a uma altura de aproximadamente 40 km. A parte que se separou caiu no Oceano Atlântico, em um local seguro, enquanto o outro estágio seguiu seu curso onde tinha condições de chegar à altitude máxima de 50 km antes de, também, mergulhar de volta rumo ao oceano.[3]

Futuro

Em 1º de fevereiro de 2010, a administração Obama apresentou a proposta de orçamento para o ano de 2011, no qual desistia do programa Constellation, cancelando os fundos para este programa e defendendo a participação da iniciativa privada na criação de naves espaciais para o transporte de astronautas para a órbita terrestre baixa.[4]

Ver também

Commons
Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ares I-X

Referências

  1.  Jornal Público. «Mega-foguetão Ares 1-X, da NASA, partiu do Centro Espacial Kennedy». Consultado em 26 de novembro de 2009. Arquivado do original em 15 de dezembro de 2009
  2.  Jornal O Globo. «Nasa testa com sucesso novo foguete que levará naves ao espaço». Consultado em 26 de novembro de 2009
  3.  Globo.com. «Nasa realiza teste "bem-sucedido" de protótipo de foguete». Consultado em 26 de novembro de 2009
  4.  Folha Online. «Obama inicia redução do deficit e sepulta ida à Lua em 2020». Consultado em 4 de fevereiro de 2010

Ligações externas

Precedido por

RODOVIA DOS BANDEIRANTES - INAUGURADA EM 1978 - 28 DE OUTUBRO DE 2020

 


Rodovia dos Bandeirantes

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Disambig grey.svg Nota: Para outras acepções de Bandeirantes, veja Bandeirantes (desambiguação).
Rodovia dos Bandeirantes
Identificador SP-348 
Nomes anterioresVia Norte
Inauguração1978 (São Paulo-Campinas)
2001 (Campinas-Cordeirópolis)
Legislaçãodecreto estadual nº 11.555
Extensão173 km (107 mi)
Extremos
 • sul:
 • norte:

Ponte Ulysses Guimarães em PiritubaSão PauloSP
Rodovia Anhanguera em CordeirópolisSP
Trecho daSP-348.png SP-348
InterseçõesSP-015.svg Marginal Tietê
SP-021.png Rodoanel
SP-330.png Anhanguera
SP-300.png Dom Gabriel
SP-.png Joaquim B. Neto
SP-083.svg Anel Viário Magalhães Teixeira
SP-075.svg Santos Dumont
SP-.png Adalberto Panzan (apenas no sentido norte)
SP-101.svg Francisco Aguirra Proença
SP-.png Sumaré-Monte Mor
SP-304.pngLuiz de Queiroz
SP-147.svg Laércio Corte
SP-310.svg Washington Luís
SP-330.png Anhanguera
ConcessionáriaCCR AutoBan
sul
Marginal Tietê
SP-348.png
SP-348
norte
Rodovia Anhanguera >
Rodovias Estaduais de São Paulo
Parte do Sistema Anhangüera-Bandeirantes

Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) é uma rodovia do estado de São PauloBrasil. Ela é considerada uma das mais bem conservadas rodovias do país, classificando-se na primeira posição do ranking elaborado através de pesquisa rodoviária de 2013, realizada pela Confederação Nacional do Transporte.[1]

Possui grande importância comercial pois, em conjunto com o Rodoanel Mário Covas e a Rodovia Anchieta, atua como elo entre dois dos maiores polos de importação e exportação do país: o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos. É também junto com a Rodovia Anhanguera o maior corredor financeiro do país, pois liga as duas regiões metropolitanas mais ricas do estado, e do Brasil. Além disso, possui importância turística, pois às suas margens estão instalados dois dos maiores parques temáticos do Brasil: O Hopi-Hari e o Wet'n Wild.

A Rodovia dos Bandeirantes faz a ligação entre importantes municípios paulistas como São PauloCaieirasCajamarFranco da Rocha JundiaíItupevaValinhosCampinasHortolândiaSumaréSanta Bárbara d'OesteLimeira e Cordeirópolis. Apresenta ainda, vários postos de Serviços, como o Lago Azul, Frango Assado e da Rede Graal.

Histórico

A Rodovia dos Bandeirantes foi inaugurada em 28 de outubro de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel e pelo governador Paulo Egídio Martins. O seu nome é uma homenagem aos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil a partir do litoral no Estado de São Paulo, justamente na mesma rota em que hoje encontra-se a via.

Quando a capacidade máxima de tráfego da Via Anhanguera foi atingida, por volta de 1960, o governo do estado decidiu construir outra rodovia com capacidade muito maior. Construída a partir de um projeto moderno (sendo uma das primeiras rodovias do país com três faixas em cada sentido; atualmente são cinco de São Paulo até Jundiaí). A rodovia liga o município de São Paulo ao município de Cordeirópolis.

Em maio de 1998, o então governador do estado de São PauloMário Covas, em uma série de privatizações, transferiu a administração da rodovia para a empresa AutoBAn, da CCR. Na administração dessa empresa, a rodovia foi modernizada e estendida até o município de Cordeirópolis, num trecho adicional de 78 km, com acesso no km 168 a Rodovia Washington Luís para São Carlos e São José do Rio Preto, e com acesso no km 173 a Via Anhanguera para Araras e Ribeirão Preto.

Ampliação da capacidade: implantação da quinta faixa

Painel rodoviário instalado na pista norte, em Jundiaí.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, anunciou em março de 2013 um novo investimento na rodovia, a execução obras com início previsto para o mês de maio do mesmo ano. Segundo o informe, seria implantada a quinta faixa de rolamento do km 16 ao km 47 — trecho entre a capital São Paulo e a cidade de Jundiaí, no interior paulista — em um total de 62 quilômetros (sendo 31 em cada sentido).

O investimento aumentou a capacidade de tráfego na Rodovia dos Bandeirantes em 25%, em um trecho onde circulam por dia até 126 mil veículos. A conclusão das obras foi prevista para abril de 2014, com um custo orçado em 87 milhões de reais.[2]

Sistema Anhanguera-Bandeirantes

Em conjunto com a Rodovia Anhanguera, que possui traçado semelhante à Rod. dos Bandeirantes, forma-se o chamado Sistema Anhanguera-Bandeirantes, hoje administrado pela concessionária AutoBAn. Assim, por quaisquer das duas rodovias, o usuário paga as mesmas tarifas de pedágio, tem direito aos mesmos serviços de apoio e acessos intercalados à rodovia congruente. Assim, a pessoa que fará uma viagem de São Paulo à Limeira, pode optar seguir o trajeto integral na Rodovia dos Bandeirantes, na Rodovia Anhanguera ou parte em cada uma.

A concessionária AutoBan tem o hábito de restringir a circulação de caminhões entre os km 47 ao 11 (trecho de serra) da Rodovia dos Bandeirantes em domingos e feriados, das 14h00 às 22h00, obrigando tais veículos a seguir viagem pela Via Anhanguera.

O acesso à Rodovia Anhanguera pode ser feito nos seguintes trevos:

Trajeto

O trajeto da Rodovia dos Bandeirantes cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo:

KmMunicípioRegião
13São PauloRegião Metropolitana de São Paulo
23Caieiras
-Cajamar
-Franco da Rocha
59JundiaíAglomeração Urbana de Jundiaí
-Louveira
72Itupeva
87CampinasRegião Metropolitana de Campinas
103Hortolândia
114Sumaré
134Santa Bárbara D'Oeste
155LimeiraAglomeração Urbana de Piracicaba
-Cordeirópolis

Os municípios em itálico, embora sejam pontos de passagem, não possuem acesso direto para a rodovia.

Traçado

Rodovia próxima à São Paulo.
Trecho da Rodovia dos Bandeirantes em Santa Bárbara d'Oeste.
Trecho da Rodovia dos Bandeirantes em Campinas/Itupeva.
Rodovia dos Bandeirantes, sentido Capital-Interior do Estado de São Paulo, na altura do trecho de Campinas.

Localização das praças de pedágios

Uma das praças de pedágio da rodovia.


PedágiokmSentidoMunicípioGeocoordenadas
1A (Praça Caieiras)36SulCaieiras23°20'50.03"S 46°48'47.66"W
1B (Praça Campo Limpo)39NorteFranco da Rocha23°19'22.49"S 46°49'23.62"W
2 (Praça Itupeva)77Norte/SulItupeva23°03'28.53"S 47°02'40.73"W
3 (Praça Sumaré)115Norte/SulSumaré22°51'27.13"S 47°18'02.17"W
4 (Praça Limeira)159Norte/SulLimeira22°33'20.71"S 47°27'37.89"W

Ver também

Referências

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