sábado, 23 de novembro de 2019

OBSERVDOR - 23 DE NOVEMBRO DE 2019

Bom dia!
ECONOMIA
Reuniões setoriais com partidos para aprovar Orçamento já começaram. Governo não vai mexer já nos escalões do IRS (só em 2021) e também não avança já com englobamento obrigatório de rendimentos.
CULTURA
Tinha 80 anos e a notícia foi avançada por Rob Zombie, o realizador com quem trabalhou em "A Casa dos 1000 Cadáveres". Michael saltou para o estrelato com "Bonnie e Clyde", em 1967.
ECONOMIA
Bloco já se reuniu com ministro das Finanças, nas negociações orçamentais, e volta a insistir na baixa do IVA da energia. No IRS quer avançar já com englobamento obrigatório e alterar escalões.
MUNDO
Apresentador lusodescendente estava internado desde quarta-feira num hospital na cidade de Orlando, depois de sofrer uma queda em casa e bater com a cabeça.
DESPORTO
Começa este sábado uma nova era para a equipa e o treinador. Pedir aos Spurs que ganhem a Premier League pode ser de mais. Mas se Mourinho reencontrar o futebol de ataque já será uma grande vitória.
MUNDO
Intenção de venda já tinha sido anunciada pela empresa de Tomaz Metello no ano passado, mas a operação só agora foi concretizada. Trabalhadores foram informados no final da semana passada.
CULTURA
Morreu Eduardo Nascimento, o cantor do grupo "Os Rocks" que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção com a música "O Vento Mudou". Tinha 76 anos.

Opinião

Alberto Gonçalves
Talvez JMB seja um dos nomes maiores da música popular portuguesa, mas tirando Amália e talvez Carlos Paredes, a relevância da música popular portuguesa a leste de Badajoz é comparável à da Web Summit
Ruth Manus
Não, não é fácil trocar o chapéu de sol pelo chapéu de chuva (ou, como se diz no Brasil, trocar o guarda sol pelo guarda chuva). Também não é agradável trocar a cerveja gelada por um chá de camomila.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Recomenda-se aos media “evitem, na construção de notícias, a referência a nacionalidade, etnia, religião ou situação documental, sempre que esta não seja um eixo explicativo do essencial da notícia.”
André Pinção Lucas
Após governações recentes de má memória e um presente atribulado, a direita só regressará ao poder se for suficientemente abrangente e aglutinadora, mas convergindo numa clara oposição ao socialismo.
Maria d'Oliveira Martins
Ao não se comprometer com prazos e objetivos concretos em relação aos sem abrigo, o Governo deixa bem patente que continua a encarar esse investimento como uma esmola.

POLÍGRAFO - 23 DE NOVEMBRO DE 2019

Olá, como está desde a última Pinóquio?

 

Espero que esteja tão impecável como ficaram as escadarias da Assembleia da República na sequência daquela que terá sido a maior manifestação de sempre de agentes da autoridade em Portugal. Contrariando as piores expectativas, o protesto decorreu de forma ordeira. O Polígrafo acompanhou tudo e deu a conhecer as caras e as histórias de 13 participantes que lutam por mais e melhores condições laborais. Sobre este tema fizemos vários fact-checks durante a semana, mas como Portugal não se resume a polícias e a manifestações, tivemos muito mais para lhe apresentar. Espreite, partilhe e faça-nos chegar as suas sugestões pelos canais do costume. 

 

Até para a semana!
#emnomedaverdade

1
A jornalista Maria Leonor Gaspar esteve no centro da manifestação dos polícias, falou com eles e trouxe a resposta a questões básicas: Quem são estas pessoas? O que as move? Que histórias têm para contar? Aqui.
2
As imagens da manifestação dos agentes da autoridade mostram vários manifestantes a erguer a mão direita com um gesto de "OK", ou circunscrevendo um zero com o indicador e o polegar. Confirma-se que os gestos têm um significado ou simbologia racista? O Gustavo Sampaio dá-lhe a resposta.
3
Nas redes sociais, as reacções foram enérgicas: o IPO de Lisboa terá adiado uma consulta de dermatologia a um idoso para daí a um ano. Tendo em conta que, dada a natureza do hospital, se trataria de um doente oncológico, tratar-se-ia de um caso grave. Mas a verdade é outra.
4
"É um dever de todos os portugueses de origem europeia se misturarem com imigrantes africanos e brasileiros de forma a provarem que não são racistas", terá escrito Joacine Katar Moreira, deputada eleita pelo partido Livre, segundo a citação que lhe é atribuída numa publicação que está a propagar-se nas redes sociais. Será?
5
A indignação percorreu as redes sociais na sequência da difusão viral da imagem de uma reformada com 40 anos de descontos que alegadamente recebe uma pensão de velhice de apenas 250 euros mensais? Mas será mesmo assim?
1
Sabia que há apenas 25 anos não havia certezas sobre a existência de planetas a orbitar outras estrelas, fora do sistema solar?
2
No dia 6 de fevereiro de 2019, Marta Temido, ministra da Saúde, terá garantido que encerrar a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, estava "fora de questão". Garantia que foi quebrada na segunda-feira, dia 18 de novembro de 2019. Verdade ou falsidade? Aqui.
O nosso music-checker, João Paulo Vieira, aborda um tema premente: Britney Spears foi "arma secreta" contra piratas na Somália?
Leu, viu ou ouviu uma informação duvidosa? Envie-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp (968213823) ou pelo Telegram (968213936) e nós fazemos o fact-check. Encontre o fact-checker que há em si e junte-se a nós. Consigo na equipa, será muito mais difícil sermos enganados.
#emnomedaverdade

EFEMÉRIDES - "WIKIPÉDIA" - 23 DE NOVEMBRO DE 2019

23 de novembro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Novembro
DomSegTerQuaQuiSexSáb
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Ano:2019
Década:2010
Século:XXI
Milênio:3.º
23 de novembro é o 327.º dia do ano no calendário gregoriano (328.º em anos bissextos). Faltam 38 para acabar o ano.

Eventos históricos

2015: O veículo espacial New Shepard

Nascimentos

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

1901–1950

1951–2000

Mortes

Anterior ao século XIX

Século XIX

Século XX

Século XXI

Feriados e eventos cíclicos

Portugal

Brasil

Cristianismo

Outros calendários

Idade da Lua

Para saber a Idade da Lua neste dia procure em cada ano a letra correspondente (minúscula ou maiúscula), por exemplo, em 2019, para a Epacta e Idade da lua é a letra E:
Letraabcdefghiklmnpqrstu
Idade3456789101112131415161718192021
LetraABCDEFFGHMNP
Idade2223242526272728293012
Assim, em 23 de novembro de 2019 a idade da Lua é 26.

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue