sexta-feira, 11 de outubro de 2019

OBSERVADOR - 11 DE OUTUBRO DE 2019

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Marcelo Rebelo de Sousa revelou ontem ter um problema cardíaco. E anunciou que daqui a umas semanas vai fazer um cateterismo. A novidade foi dada numa entrevista ao programa "Alta Definição", de Daniel Oliveira, na SIC.

A notícia tem especial relevância política porque Marcelo faz depender uma recandidatura à Presidência do resultado desse exame: "Se for candidato, se for eleito, não vou fechar-me no palácio, deixar de ir para me preservar, para não me expor".

Em que consiste o problema cardíaco do Presidente? Um cardiologista explicou ao Observador o processo e detalhou os riscos que comporta.
 

Mais informação importante

O PS decidiu que não vai fazer acordos escritos com ninguém. Ou seja: vai governar sozinho e negociar com todos por igual. Detalhe importante: vai negociar com todos, mas à esquerda.

Convém por isso, saber quem é quem nas diferentes mesas de negociação. Nós mostramos as fotos e fazemos a legenda.

António Costa está com pressa — quer entregar o Orçamento "ainda este ano", mesmo que o processo só fique totalmente concluído no início de 2020.

À esquerda, continuam as análises aos resultados das eleições. Na reunião do Comité Central, o PCP juntou mais um item à lista dos culpados pela má votação e condenou membros do próprio partido por “operações provocatórias”, escreve a RR.

À direita, o PSD tem tempo: a comissão política só vai reunir-se na próxima quarta-feira para avaliar os resultados de domingo.

Aqui no Observador já olhámos para os números. De onde vieram os votos do PS? Quais os pontos fortes e fracos do PSD? E do BE? O que aconteceu ao CDS e à CDU? Como é que os pequenos partidos conseguiram eleger? O professor de ciência política José Santana Pereira dá os pormenores.

Outros números: quanto dinheiro ganham e perdem os partidos por causa dos resultados eleitorais? O JN fez as contas.

E ainda mais números, mas agora na economia (com implicações políticas, claro): O excedente orçamental é uma boa notícia, mas o Conselho das Finanças Públicas alerta para três ameaças dos próximos anos: as incertezas geopolíticas, as necessidades do Novo Banco e a despesa rígida no Estado.

Já são conhecidos os resultados da 3.ª fase de acesso ao ensino superior — pode ver aqui se entrou. O número de colocados aumentou, especialmente fora de Lisboa e do Porto.

Em Castelo Branco, há apenas um aluno no curso de Engenharia Civil — e teve a segunda média mais alta desta fase, 18,66.

As crianças portuguesas consomem quatro vezes mais proteína do que deviam. Por isso, começa hoje uma campanha nas redes sociais a alertar para os riscos da obesidade infantil.

Frederico Varandas foi apupado e exaltou-se no fim da Assembleia Geral do Sporting, ontem à noite. Sousa Cintra não conseguiu falar e criticou fortemente o atual líder. No final, o Relatório e Contas foi aprovado por 52,95% (o resultado mais baixo das últimas décadas).

Ao fim de 40 anos, as mulheres iranianas puderam assistir a um jogo de futebol. No Irão-Camboja, as fotos que interessam foram das bancadas.

No Brasil, o Flamengo venceu e é cada vez mais líder. Mas também aqui se olhou para fora de campo: Jorge Jesus foi ovacionado no Maracanã ainda antes do jogo.


Os nossos Especiais
A Direção-Geral de Saúde admite contratar engenheiros químicos para ajudarem a perceber os possíveis riscos dos novos cigarros. Em entrevista ao Observador, Graça Freitas fala também sobre a polémica das novas vacinas e diz que o Parlamento devia ter confiado nos especialistas.

As mortes de Chirac, Mugabe e Ben Ali são o tema de debate do Conversas à Quinta desta semana, com José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.


A Rádio Observador
Já passou muita coisa pela Rádio Observador, que pode agora ouvir aqui:
  • No Contra-Corrente, José Manuel Fernandes diz que não podemos ignorar o que se passa na Venezuela;
  • Eu falo sobre os críticos anónimos que assustam o PCP e escolho Lucília Gago, Azeredo Lopes e Jerónimo de Sousa  como o Bom, o Mau e o Vilão
  • No Jet Lag, Filomena Martins pergunta: "E se o FBI matou um gangster falso?";
  • Paulo Ferreira vai do optimismo ao pessimismo na política
    no Ainda Bem que me Faz Essa Pergunta;
  • Pedro Sousa comenta os bons resultados de Jorge Jesus no Brasil, no Vamos à Bola;

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "A direita de que a democracia portuguesa precisa": "Estar à direita hoje é, em primeiro lugar, querer ser alternativa ao PS enquanto partido de governo da esquerda e eixo de uma política confusa e imobilista que já pôs metade dos eleitores a abster-se".

Marta Mucznik escreve "Joacine, Beatriz, Romualda e as mulheres afrodescendentes no Parlamento": "Se considero importante colocar na agenda o tema do racismo estrutural, rejeito absolutamente as tentativas sistemáticas de tornar esta questão numa arma de combate contra o adversário político".

José Milhazes escreve "Será que a culpa é sempre dos outros?": "De facto o PEV não é uma ficção, pois há muito que é evidente que esse partido é na realidade, simplesmente uma melancia: verde por fora e vermelha por dentro e, neste caso, com dois pevides intactos".

Sebastião Bugalho escreve "E se ficar tudo na mesma?": "A vantagem estratégica do PS está aqui: a direita não tem a menor ideia do que António Costa fará amanhã, mas toda a gente sabe que o que a direita gostaria de fazer depois de amanhã".


Notícias surpreendentes

O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído à polaca Olga Tokarczuk e ao austríaco Peter Handke — depois de um ano de pausa por causa de vários escândalos, o prémio veio agora em versão dupla, para 2018 e 2019. Peter Handke, autor controverso devido às suas posições pró-sérvia, tendo chegado a participar do funeral de Milosevic, disse ter ficado surpreendido com a decisão "muito corajosa" da Academia Sueca.

"O Apelo da Tribo" é o livro em que Mario Vargas Llosa assina um conjunto de ensaios biográficos sobre autores que o ajudaram a traçar uma visão liberal do mundo. O Observador faz a pré-publicação do capítulo dedicado a Adam Smith. Vale a pena ler.

É inaugurado hoje oficialmente o renovado Teatro do Bairro Alto. Até domingo há dois espectáculos e uma conferência.

Coleen Rooney, mulher do futebolista Wayne Rooney, montou um plano para descobrir quem estava a divulgar a sua vida privada à imprensa. Fez o seguinte: todos os seus seguidores foram bloqueados de ver os instastories falsos que publicava, menos Rebekah Vardy, mulher do futebolista Jamie Vardy. Foi apanhada.

Seis jovens designers deram o pontapé de saída de mais uma ModaLisboa, entre ecologia, registos teatrais e emancipação feminina. Veja as fotos.

No fim de semana vamos ter chuva e uma descida acentuada da temperatura. Confira os detalhes aqui.

 
Continue com toda a informação do dia no Observador e na Rádio Observador e saiba também como funciona o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium, agora disponível via Google

Até já!
 
Mais pessoas vão gostar da 

ALETEIA - 11 DE OUTUBRO DE 2019

CULTURA E VIAGEM
J-P Mauro

As 11 fontes mais requintadas de Roma

ESTILO DE VIDA
María Verónica Degwitz

5 maneiras de ajudar nossos filhos a resolver conflitos

CURIOSIDADES
Daniel R. Esparza

O significado das abelhas e colmeias na arte cristã

ESTILO DE VIDA
Edifa

Não, a velhice não é um naufrágio!  

ESTILO DE VIDA
Edifa

Espelho, espelho meu, eu pareço com o Senhor?

RELIGIÃO
Redação da Aleteia

Como será a cerimônia de canonização de Irmã Dulce

ATUALIDADE
Zelda Caldwell

Harley-Davidson do Papa vai a leilão

CULTURA E VIAGEM
Jim Graves

4 belas igrejas católicas nos arredores de New Orleans (EUA)

RELIGIÃO
Padre Paulo Ricardo

Por que os psicanalistas não acreditam em castidade?

Oração do dia

FESTIVIDADE DO DIA

São João XXIII

Oração para esta manhã
Meditação do dia
Oração para esta tarde
Evangelho do dia
FRASE INSPIRADORA

“ O trabalho é amor visível ”

Kahlil Gibran
Compartilhe esta frase
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...
Compartilhe esta mensa

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue