sábado, 5 de março de 2016

OBSERVADOR - 5 DE MARÇO DE 2016

Outlook.com - antoniofonseca1940@hotmail.com



Para: antoniofonseca1940@hotmail.com


newsletters@observador.pt

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
MÚSICA 
Uma nova produção da ópera "Iphigénie en Tauride", de Christoph Willibald Gluck, estreia dia 5 de março no Teatro Nacional de São Carlos. Fomos acompanhar os últimos preparativos.
GOVERNO 
Porque até na política pode haver crises conjugais, eis um guia, também em vídeo, com conselhos de especialistas para tornar a sua relação mais longa. À atenção de Costa, Jerónimo e Catarina Martins.
O FIM DO CAVAQUISMO 
Pedro Lomba analisa, num ensaio em 6 pontos, a presidência de Cavaco Silva. Da ambição da cooperação estratégica, passando pela relação com Sócrates e o resgate financeiro até ao Governo das esquerdas
FUTEBOL 
O International Board aprovou este sábado a medida que será colocada em andamento o mais tardar em 2017/18. A ideia não é acertar todos os lances, mas haver clareza em momentos-chave.
PRIMEIRA LIGA 
Em dia de dérbi, veja se acerta: quem ganha, quantos golos vai ter o jogo e quem terá mais hipóteses de ser campeão face ao resultado que sair de Alvalade?
PRIMEIRA LIGA 
Demorou até o lume de Jesus fazer saltar a tampa a Vitória e os dois começarem a trocar bocas. A coisa chegou a aquecer, mas antes do Sporting-Benfica deste sábado (20h45), nenhum quis ferver.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa promete ajudar "a recriar a democracia" no exercício do cargo, num artigo publicado este sábado no Expresso.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Crime teria caído ao longo da investigação, segundo o Diário de Notícias, mas em janeiro voltou a integrar a lista de crimes imputados, além de corrupção, fraude e branqueamento de capitais.
ANTÓNIO COSTA 
Nos 100 dias de Governo, António Costa falou em valorização do território referindo-se ao interior do País. E disse que a pedra angular da reforma do Estado era a descentralização.
CRIANÇAS 
Meninos e meninas são diferentes desde a altura em que estão na barriga das mães. Será então que faz sentido torná-los todos iguais? Fomos ouvir pediatras, cientistas e psicólogos.
PAÍS 
Faralhão e Gâmbia, estuário do rio Sado. Por estas margens já reinou a ostra portuguesa. Hoje, os tempos são outros e agora são as ostras bebé japonesas que aqui são criadas. Chegam de avião.
Opinião

Rui Ramos
É tentador para os políticos alegar que a maioria dos cidadãos só poderá obter rendimentos e serviços através do Estado, e que bastará votarem nos partidos certos para terem tudo garantido.

Paulo Ferreira
A porta giratória entre altos cargos públicos e interesses privados é um assunto que tem que ser resolvido. A questão é definir quanto é que estamos dispostos a pagar para termos um país mais decente.

Miguel Tamen
Existe a ideia de que há uma preparação necessária para se ser mãe ou pai. Mas estamos sempre mais preparados do que imaginamos; somos animais com recursos, e mais robustos que as nossas emoções.

Luis Carvalho Rodrigues
A questão é que não serão, nem o doente nem aqueles que o amam, a decidir sobre o pedido e oportunidade da eutanásia. Serão funcionários, em gabinetes, às voltas com os seus formulários. Burocratas.

Maria de Fátima Bonifácio
O PCP não dispõe de ferramentas para entender o novo mundo globalizado em que se atreveu a meter o pé com esta experiência de colaboração condicional com um PS subordinado à lógica populista do Bloco.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

OBVIOUS MAGAZINE - 5 DE MARÇO DE 2016


OBVIOUS - Em destaque

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
obvious newsletter | veja o email no browser
Marque as suas fotos e ajude a criar a maior comunidade cultural de língua portuguesa.

florbela: a expressividade poética de um caso humano

por Anderson Guerreiro em 05/03/16  


"E se um dia hei de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder...pra me encontrar..." 

Ler o artigo completo

não existe ética num país sem ética

por Pedro Henrique Alves em 05/03/16  


Ensinam-se nas escolas que a moral é relativa e que a ética é coisa de aristocratas, e depois, sentados em seus suntuosos gabinetes, nossos governantes esperam que surja, de forma miraculosa, uma sociedade de homens de caracteres límpidos e intocáveis. O governo planta cenoura esperando colher maçãs. 

Ler o artigo completo

velozes, furiosos e cheios de cultura

por Tico Menezes em 05/03/16  


É só ação boba, filme daqueles que a gente esquece tudo logo depois de assistir, não tem mensagem nenhuma e não serve para nada. Será mesmo? Velozes e Furiosos tem um peso muito mais significativo na história do cinema do que imaginamos. Vamos falar de cultura sem preconceitos? 

Ler o artigo completo

escuridão total sem estrelas (stephen king) - crítica e análise

por Pedro Zuccolotto em 05/03/16  


Uma obra prima de Stephen King sobre a escuridão dentro de cada um de nós. 

Ler o artigo completo

a beleza de joicy pelos caminhos da garota dinamarquesa

por Luádia Mabel em 05/03/16  


Aconteceu de uma cirurgia separar Joicy do que a dizem ser, e do que realmente é. Mas e esse realmente, o que é? É homem, mulher, ou a nossa vontade de definir e encaixar pra tentar engolir com mais facilidade, colocando em um padrão com que estamos acostumados a lidar? 

Ler o artigo completo

quando ouvimos aquela música...

por Daniela Monteiro Torres em 05/03/16  


Hoje tocou na rádio aquela música; a que um dia foi nossa. Com pele de galinha, aumento o volume e deixo as lembranças tomarem conta de mim, tremem-me as pernas e eu canto baixinho… 

Ler o artigo completo

rita: quem a conhece, se encanta!

por Hamilton Toledo em 05/03/16  


Essa mineira, filha de escritores e conhecida escritora do Vale do Paraíba. Seu livro mais famoso, a biografia da poetisa Cora Coralina, virou filme. Teve ainda o privilégio de ter um livro seu lido pelo Papa Francisco. 

Ler o artigo completo

o medo do amor e a necessidade de ser o mais brilhante do par

por Sílvia Marques em 05/03/16  


Muitas vezes, precisamos ficar com quem depende de nós. Com quem nos enxerga como um rei, como um sabe tudo, um fodão ou fodona para escamotearmos as nossas próprias fragilidades. Em suma: quantas vezes não imaginamos nos apaixonar por uma pessoa ou até mesmo decidimos racionalmente ficar com alguém intelectualmente inferior a nós. Ou pouco atraente para evitar o risco da perda, da rejeição? Quantas vezes não escolhemos pessoas com personalidades menos marcantes para sermos nós a parte forte do casal? 

Ler o artigo completo

as vantagens de ser o ringo

por Lola Carvalho em 05/03/16  


Ringo Starr é considerado, por muitos, o Beatle menos querido entre os fãs. Uma personalidade que todos gostam, mas ninguém prefere. Essa injustiça, basicamente, se deve à falta de informação sobre este músico tão talentoso. A lista a seguir mostra quem é o homem e o baterista por trás dos óculos coloridos.

Ler o artigo completo

dualidade

por Ana Gabriela Oliveira em 05/03/16  


"Beasts of No Nation " é um convite à reflexão sobre a guerra e os nossos inimigos 

Ler o artigo completo

permanências e provisoriedades

por ronaldo coelho teixeira em 05/03/16  


Eis a dicotomia cruciante que se apresenta para o homem contemporâneo: a partir da segunda metade do século passado, ele acabou trocando o impermanente pelo novo, assim como o permanente pelo velho. Como consolo, eis-nos diante da telinha bigbrotherana, vendo passar esses objetos de desejo chamados de permanências, mas ainda loucos pelos quinze minutos de fama preditos por Warhol. Mas esta, longe de nos revelar (principalmente para nós mesmos), faz com que cada vez mais percamos o sentido do permanente, de tão provisórios que nós mesmos nos tornamos. 

Ler o artigo completo

as bichas vão ganhar

por Beatriz Braga em 05/03/16  


"Pode atirar, mas vai ter bicha em todo lugar". Foi assim que um dos amigos do estudante de publicidade Marlon Parente respondeu a uma agressão homofóbica no Recife. Na ocasião, os meninos andavam de mãos dadas pela rua e um motorista incomodado lhes apontou uma arma. Marlon teve uma epifania. Já está na hora do mundo saber que 'ser bicha' não é uma ofensa. E a melhor arma é 

Ler o artigo completo

se vivesse 10 vidas, seria mulher em 11

por Camila Bandeira em 05/03/16  


Sim, temos motivos de sobra para querer ser mulher de novo e de novo. Aqui estão alguns deles. Não se assuste. 

Ler o artigo completo

malala yousafzai: uma voz pela educação de mulheres

por Paulo Ávila em 05/03/16  


“Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo." Cada um de nós tem uma responsabilidade em seu entorno social. Quer seja para o homem, quer seja para a mulher, ou criança, o início de todas as mudanças se dá por meio do ato de semear a educação. É uma pena que o plantio dessas sementes seja tão desvalorizado! 

Ler o artigo completo

subscreva gratuitamente as escolhas do editor
Para alterar a periodicidade ou selecionar as newsletters que quer receber, edite o seu perfil.
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Twitter
Twitter
Pinterest
Pinterest
Copyright © 2016 obvious magazine, All rights reserved.
Você está a receber este email porque assinou a newsletter da obvious magazine.

Our mailing address is:
obvious magazine
Tuam Rd, Lisboan park
IrelandGalway GY0234
Ireland

Add us to your address book


unsubscribe from this list    atualizar as suas preferências 
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Entrada nueva en El Ventano

Un Parlamento domesticado y sin conflictos: el mejor camino hacia una dictadura

by cesar
La privatización del Parlamento como recinto doméstico sin antagonismos dramáticos ha generalizado un orden de valores más ajustado a un régimen autoritario que a una democracia. Pensamos y juzgamos y sentimos como si estuviésemos preparándonos ya para aceptar una dictadura (Santiago Alba Rico)   La representación parlamentaria no nace como un instrumento de las clases […]
cesar | marzo 5, 201

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue