terça-feira, 11 de abril de 2023

VAZAMENTO DE DOCUJMENTOS SECRETOS SOBRE A GUERRA DA UCRÂNIA - 11 DE ABRIL DE 2023

 

Por BBC

 


Os documentos incluem relatos detalhados do treinamento que está sendo fornecido à Ucrânia por potências estrangeiras — Foto: REUTERS/via BBC

Os documentos incluem relatos detalhados do treinamento que está sendo fornecido à Ucrânia por potências estrangeiras — Foto: REUTERS/via BBC

O que significam as dezenas de documentos confidenciais do Departamento de Defesa americano — mapas, gráficos e fotografias — que agora circulam na internet?

Repletos de cronogramas e dezenas de acrônimos militares incompreensíveis, os documentos, alguns deles marcados como "ultrassecretos", oferecem um retrato detalhado da guerra na Ucrânia.

Eles relatam as baixas sofridas em ambos os lados, as vulnerabilidades militares de cada um e, essencialmente, quais tendem a ser seus respectivos pontos fortes quando a Ucrânia decidir lançar sua tão esperada ofensiva de primavera.

Quão reais são essas páginas impressas, desdobradas e fotografadas, possivelmente na mesa da sala de jantar de alguém? E o que elas dizem para a gente, ou para o Kremlin, que ainda não sabíamos?

Antes de mais nada, este é o maior vazamento de informações secretas americanas sobre a guerra na Ucrânia desde a invasão em grande escala da Rússia há 14 meses. Alguns dos documentos têm até seis semanas, mas as implicações são enormes.

Autoridades do Pentágono são citadas como tendo dito que os documentos são reais.

As informações em pelo menos um deles parecem ter sido grosseiramente alteradas em uma nova versão, mas em meio a uma enxurrada de até 100 documentos, parece um detalhe relativamente menor.

A BBC teve acesso a mais de 20 dos documentos. Eles incluem relatos detalhados do treinamento e dos equipamentos que estão sendo fornecidos à Ucrânia à medida que o país reúne uma dúzia de novas brigadas para uma ofensiva que pode começar em questão de semanas.

Dizem ainda quando as brigadas estarão prontas e lista todos os tanques, veículos blindados e peças de artilharia que estão sendo fornecidos pelos aliados ocidentais da Ucrânia.

Mas observa que "os prazos de entrega dos equipamentos vão afetar o treinamento e a prontidão".

Soldados ucranianos disparam um obus alemão Panzerhaubitze 2000 — Foto: REUTERS/via BBC

Soldados ucranianos disparam um obus alemão Panzerhaubitze 2000 — Foto: REUTERS/via BBC

Um mapa inclui um "cronograma da lama do solo congelado", avaliando as condições do terreno no leste da Ucrânia à medida que a primavera avança.

Depois de um inverno que testou as defesas aéreas da Ucrânia ao limite, há também uma análise preocupante da diminuição da capacidade de defesa aérea de Kiev, que busca equilibrar seus recursos limitados para proteger civis, infraestrutura crítica e tropas na linha de frente.

Quanto é novidade?

Muitos detalhes aqui são familiares. Só há muito mais, e tudo em um só lugar.

É o caso do número de vítimas, por exemplo. Não surpreende saber que os EUA estimam que entre 189,5 mil e 223 mil soldados russos foram mortos ou feridos.

As respectivas baixas na Ucrânia — entre 124,5 mil e 131 mil — também estão de acordo com os números estimados que foram divulgados aos jornalistas nas últimas semanas.

Em ambos os casos, o Pentágono diz ter "pouca confiança" nos números, devido a lacunas de informação, segurança operacional e tentativas deliberadas, provavelmente de ambos os lados, de mascarar dados.

É revelador que esta tenha sido a única área em que foram feitas tentativas de alterar os documentos para fazer parecer que a Ucrânia está sofrendo as piores baixas.

Uma versão que apareceu em um canal pró-Rússia do Telegram pegou o número de ucranianos "mortos em ação" ("16 mil -17,5 mil") e botou na contabilidade russa, enquanto inverteu os números no lado ucraniano para "61 mil - 71,5 mil".

Tudo isso nos leva à questão sobre quem vazou os documentos — e por quê?

Como os documentos foram vazados

A história de como os documentos saíram da plataforma de bate-papo Discord, para o 4Chan e o Telegram, já foi contada por Aric Toler, do grupo investigativo de inteligência de código aberto Bellingcat.

Toler diz que ainda não foi possível descobrir a fonte original dos vazamentos, mas mapeou sua aparição na plataforma popular entre jogadores de games no início de março.

Em 4 de março, após uma discussão sobre a guerra na Ucrânia em um servidor do Discord frequentado por jogadores do game Minecraft, um usuário escreveu: "aqui, tenho alguns documentos vazados", antes de postar 10 deles.

É uma forma incomum de vazamento, mas dificilmente única.

Em 2019, antes das eleições gerais do Reino Unido, documentos relacionados às relações comerciais do país com os EUA apareceram no Reddit, 4Chan e outros sites.

Na época, o Reddit disse que o vazamento dos documentos em sua versão integral teria partido da Rússia.

Em outro caso, no ano passado, jogadores do game War Thunder postaram repetidamente documentos militares confidenciais, aparentemente em um esforço para ganhar discussões entre si.

O vazamento mais recente é mais sensível e potencialmente prejudicial.

Ucrânia protege de forma zelosa sua "segurança operacional" e não pode estar feliz com o fato de um material tão sensível ter aparecido em um momento tão crítico.

A ofensiva de primavera da Ucrânia pode representar um momento decisivo para o governo do presidente Volodymyr Zelensky alterar a dinâmica no campo de batalha e estabelecer condições para negociações de paz mais adiante.

Em Kiev, as autoridades falaram sobre uma possível campanha de desinformação da Rússia.

Já blogueiros militares sugeriram o contrário: tudo isso faz parte de uma conspiração ocidental para confundir os comandantes russos.

Essencialmente, não há nada nos documentos vazados até agora que indique a direção ou a potência da contraofensiva da Ucrânia.

O Kremlin já deveria ter uma boa ideia do alcance dos preparativos da Ucrânia (embora as falhas de inteligência de Moscou tenham ficado bastante em evidência durante a guerra), mas Kiev precisa manter seu inimigo na dúvida sobre como a campanha vai se desenrolar, a fim de maximizar as chances de sucesso.

LAGOA - (AÇORES) - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA NOS AÇORES - FERIADO - 11 DE ABRIL DE 2023

 

Lagoa (Açores)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Lagoa, veja Lagoa (desambiguação).
Lagoa
Staying in Lagoa for a few Days (51673110033).jpg
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Brasão de LagoaBandeira de Lagoa
Localização de Lagoa
Gentílicolagoense
Área45,57 km²
População14 416 hab. (2011)
Densidade populacional316,3  hab./km²
N.º de freguesias5
Presidente da
câmara municipal
Cristina Calisto (PS2021-2025)
Fundação do município
(ou foral)
1522
Região (NUTS II)Região Autónoma dos Açores
IlhaIlha de São Miguel
Antigo DistritoPonta Delgada
Feriado municipal11 de abril[1]
Município de Portugal Flag of Portugal.svg

Lagoa é uma cidade situada na costa sul da ilha de São MiguelAçores, com cerca de 9 000 habitantes.

É sede do pequeno município de Lagoa com 45,57 km² de área e 14 416 habitantes (2011), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Ribeira Grande, a leste por Vila Franca do Campo, a oeste por Ponta Delgada e a sul pelo Oceano Atlântico.[2]

Lagoa foi elevada à categoria de cidade por deliberação do Parlamento dos Açores em 22 de Março de 2012.[3]

Freguesias

As freguesias do município de Lagoa são as seguintes:[2]

Património

Cultura

Espaços culturais educativos

Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira

Convento dos Franciscanos, Santa Cruz, fachada, Lagoa, ilha de São Miguel, Açores.JPG

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, inaugurada a 5 de outubro de 2011, está localizada no edílico e singular espaço do Convento dos Franciscanos. Oferecendo ao leitor cerca de 20 mil livros e documentos de valor patrimonial e histórico, este serviço desempenha um importante papel como difusora do conhecimento e impulsionadora de modernidade, reunindo, conservando e divulgando o património documental e acolhendo igualmente diversas iniciativas direcionadas aos diversos públicos.

Esta biblioteca pretendeu ser uma homenagem a um dos mais conceituados nomes do mundo das artes contemporâneas dos Açores: Tomaz Borba Vieira, artista que tem impulsionado a cultura no concelho lagoense e que contribui para o aumento da riqueza do espólio da biblioteca, com a doação de cerca de 3 mil livros que incluem temas diversos como a arte, história, literatura portuguesa e ciência.

O espaço é constituído pela receção, sala do acervo principal, sala da coleção Tomaz Borba Vieira, sala infantojuvenil, sala do conto, sala reservada, arquivo e sala de serviço educativo. Dispõe ainda de serviço wireless gratuito, informática, multimédia e acervo em braille.

Casa da Cultura Carlos César

Inaugurada em 2010, a Casa da Cultura Carlos César, assim denominada por homenagem da Câmara Municipal de Lagoa a um dos presidentes do Governo Regional dos Açores, tem um grande valor patrimonial arquitetónico, uma vez que se trata de um edifício de traça antiga que foi renovada. Constitui um espaço de excelência para a promoção de atividades culturais, colaborando simultaneamente para a dignificação do trabalho que as entidades, associações e instituições culturais lagoenses têm vindo a desenvolver. Este espaço tem acolhido diversas exposições na área das artes plásticas, fotografia, artesanato e etnografia, bem como iniciativas formativas.

Centro Cultural da Caloura

O Centro Cultural da Caloura está implementado em terrenos compartimentados por muros de pedra solta, outrora protetores de vinhedos. Este centro, criado para descentralizar as funções culturais normalmente sediadas nas zonas urbanas, tem o intuito de mostrar uma coleção particular de arte a fim de as obras que a constituem poderem desempenhar a sua função comunicadora. A coleção pertence ao pintor Tomaz Borba Vieira que durante anos reuniu obras de arte maioritariamente de artistas de referências incontornáveis da história da arte portuguesa do século XX e artistas açorianos. Com uma área coberta de 220m2 e espaços verdes envolventes, é vocacionado para uma utilização polivalente, podendo acolher exposições, palestras, colóquios, "performances" e workshops. Dispõe de material de consulta sobre os autores das obras expostas e outros artistas, bem como informação cultural e artística, secção de venda de livros e discos, um posto de acesso à internet e serviço de chá.

Mercearia Central - Casa Tradicional

A Mercearia Central - Casa Tradicional foi adquirida pela Câmara Municipal de Lagoa em 2009, tendo sido inaugurada a 5 de agosto de 2011. As coleções distribuem-se, no rés-do-chão, pela mercearia e pela taberna e, no primeiro piso, pelos espaços da habitação de Maria Angelina Conceição Reis e José Inácio Vieira Favela (antigos proprietários). Com este núcleo museológico recuperou-se a história do pequeno comércio local de modo a recriar as vivências quotidianas de um povo que se mantiveram até aos finais do século XX.

Núcleo Museológico do Cabouco

O Núcleo Museológico do Cabouco reúne um espólio de peças de grande valor histórico e cultural. O seu propósito é invocar a memória coletiva de outros tempo, revelando o ofício de cabouqueiro, que contribui para a subsistência da comunidade cabouquense. Coloca-se em evidência os costumes de uma época, apelando-se às memórias esquecidas do povo açoriano, dando a conhecer algumas tradições e profissões antigas.

População

Número de habitantes * [4]
1864187818901900191119201930194019501960197019811991200120112021
9 63410 99711 51011 96310 9839 85910 95412 52213 63813 94413 25012 84912 90014 12614 44214 189
Número de habitantes por Grupo Etário ** [5] [6]
1900191119201930194019501960197019811991200120112021
0-14 Anos4 4564 1283 5593 9364 5234 3444 7364 975S/ dados4 1043 5643 0292 345
15-24 Anos2 0781 8731 6932 0022 3382 6482 2632 000S/ dados2 4962 6402 2301 927
25-64 Anos4 6604 2733 9294 4054 9825 9396 1425 250S/ dados5 1886 6347 7428 097
= ou > 65 Anos7396916605516417078031 025S/ dados1 1121 2881 4411820

De 1900 a 1950 os dados referem-se à população "de facto", ou seja, que estava presente no concelho à data em que os censos se realizaram. Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente

Locais de interesse

Complexo Municipal de Piscinas

Piscinas naturais de Lagoa (Portugal).jpg

O Complexo Municipal de Piscinas é uma zona balnear de referência na ilha de São Miguel. Situado na freguesia do Rosário, este complexo oferece inúmeras hipóteses para quem gosta do mar, com uma preservada linha costeira e excelente qualidade das águas. Possui piscinas naturais, uma piscina artificial semiolímpica, piscinas para crianças e infraestruturas de apoio, como vestiários, sanitários, parque de estacionamento e ainda bar e esplanada.

Trilho "Rota da Água"

Este é o primeiro trilho homologado do concelho de Lagoa. Com início na freguesia de Santa Cruz (Remédios), e com configuração circular, este trilho estende-se por cerca de 7.5 km, passando por levadas de água, tubagens antigas de barro, pontes e aquedutos e toda uma variedade de recursos afetos à atividade dos agueiros que no concelho têm, desde há muito, uma forte implementação. A abundância de água na vertente sul da encosta do Fogo é motivo de desenvolvimento económico da Lagoa, sediando naquele local a captação de águas potáveis que abastecem o concelho lagoense e parte de Ponta Delgada.

Ver também

Imagens

Piscinas naturais de Caloura.

Geminações

A cidade de Lagoa é geminada com as seguintes cidades:[7]

Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Lagoa (Açores)

Notas

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue