Uma tosse apresenta uma secreção clara, o que é normal, mas quantidades maiores de catarro podem indicar uma infecção subjacente. Isso ocorre porque o trato respiratório está inflamado, o que leva à tosse. Por sua vez, essa tosse acelera a taxa de infecção.
Assim, desde que nós começamos com o catarro claro, vamos analisar também o que outras cores significam para a nossa saúde.
Também pode lhe interessar:
Secreção branca ou cinzenta
Se você está tossindo muito e apresenta um catarro branco ou cinzento, este poderia ser um sinal de uma infecção do trato respiratório superior ou uma congestão nasal. O Dr. Steve Okhravi, um médico de emergência e fundador do DocChat e cuidados médicos de emergência, afirma que este tipo de secreção drena do peito - "Normalmente, seu peito não goteja, mas quando há inflamação, viral ou bacteriana, pode causar um gotejamento e ir parar em sua garganta. "
Você pode ter ouvido falar que produtos lácteos aumentam a produção de muco, mas isso simplesmente não é verdade. Na verdade, esses alimentos lácteos podem torná-los mais espessos, e dessa forma o organismo tem mais dificuldade de soltá-lo. Isso faz com que o muco seque, levando a uma secreção branca. Enquanto isso, a tosse que gera um catarro cinzento pode ser um sinal de que seu corpo está tentando livrar-se de resina ou alcatrão que se acumularam pelo fumo ou inalação excessiva de poluentes do ar, como poluição atmosférica ou poeira.
Secreção verde ou amarela escura
Tosse com catarro espesso e amarelo escura pode ser um sinal de infecções virais ou bacterianas, ou uma infecção do trato respiratório inferior. Normalmente, isso ocorre quando o sistema imunológico do corpo envia glóbulos brancos, conhecidos como neutrófilos, para a área de infecção. Estas células contêm uma proteína verde, que, quando presente em grande número, dão ao muco uma tonalidade esverdeada.
No entanto, um estudo publicado em 2011 no European Respiratory Journal mostrou que a secreção verde ou amarela nem sempre é uma indicação de infecção. Depois de alguns testes realizados, os pesquisadores descobriram que apenas 59% de cada 100 amostras de secreção verde continha bactérias, enquanto apenas 46% de cada 100 amostras de catarro amarelo continha bactérias. Portanto, ter muco verde não significa necessariamente que você tem uma infecção bacteriana.
Secreção marrom
Fumantes tendem a produzir mais secreção marrom, que muitas vezes sai misturado com saliva em uma textura granulada. Fumar pode fazer com que seu catarro possa ficar marrom por causa de resina, alcatrão e outras partículas em cigarros, que o corpo está tentando expulsar.
Se você não fuma e está tossindo com essa mesma cor de secreção, poderia estar relacionado à comida e bebida que você está consumindo, como: chocolate, café e vinho tinto, dentre outros.
Secreção rosada
Tosse com secreção rosa pode ser um sinal de um edema pulmonar, também conhecido como fluido nos pulmões. Quando visto em pequenas quantidades, também pode ser um sinal de sangramento. Este tipo de fleuma pode às vezes ter uma textura espumosa - isso é especialmente comum naqueles que têm problemas cardíacos pré-existentes.
Secreção sangrenta
Sangue no catarro é conhecido como hemoptise, enquanto listras de sangue na sua secreção é um sinal benigno de bronquite. Se for uma quantidade muito grande de catarro sangrento pode ser um sinal de tuberculose, pneumonia, câncer ou embolia pulmonar. Se houver excesso de sangramento, mais sangue do que catarro, ou nenhum sinal de parar, você deve procurar aconselhamento médico imediatamente porque você poderia estar lidando com um problema de saúde muito grave.