sábado, 4 de fevereiro de 2017

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
COMISSÃO EUROPEIA 
Comissária europeia para a Justiça, Consumidores e - importante para o caso - Igualdade de Género considera que nos países do sul o assédio de mulheres é visto como um elogio.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
Presidente da República defende necessidade de instituições europeias reconhecerem que "Portugal está a dar passos" na redução do défice orçamental. E anuncia que Fitch vai manter 'rating' do país.
UTAO 
O défice, sem contar medidas extraordinárias, terá ficado nos 2,6% previstos, explica a UTAO. Investimento ficou quase mil milhões abaixo do anunciado há um ano, a maior fatia do corte na despesa.
ESPANHA 
Um barco de pesca galego naufragou, esta sexta-feira à tarde, nas Astúrias, norte de Espanha. Na embarcação seguiam 12 tripulantes, alguns portugueses, que já estão a salvo.
CASO MONTE BRANCO 
O empresário luso-angolano Hélder Bataglia foi constituído arguido no caso Monte Branco. A notícia surge depois ter sido interrogado no Processo Marquês, o tal em que terá envolvido Ricardo Salgado.
PRESIDENTE TRUMP 
Tal como o programa de humor holandês, o programa "5 Para a Meia Noite" também já fez um vídeo para responder ao "América primeiro" de Donald Trump. Veja aqui o vídeo.
DONALD TRUMP 
Todos queriam condenar as políticas de Trump mas foi preciso uma manta de retalhos para aprovar termos concretos. PS fragmentado viabilizou textos da direita, contra vontade dos parceiros da esquerda.
PRESIDENTE TRUMP 
Kellyanne Conway, uma das assessoras de Donald Trump, vive momentos de forte contestação depois de ter defendido as medidas anti-imigração com o caso do massacre 'Bowling Green' - que nunca aconteceu.
NATUREZA 
Sismos iminentes, vulcões ameaçadores, montanhas monstruosas e cobras venenosas. Não se deixe enganar pelas vistas: atrás de toda a beleza esconde-se um mundo mortífero. Conheça-o aqui.
EXERCÍCIO FÍSICO 
Esqueça a zumba, a hidroginástica e o crossfit porque chegaram novas aulas aos ginásios do país que prometem queimar até mil calorias por treino. A motivação extra para o próximo verão.
ALIMENTAÇÃO 
O frio que assolou as principais zonas de abastecimento de Portugal e da Europa fez com que as curgetes estejam, agora, mais caras. O aumento parece ser significativo.
Opinião

Rui Ramos
Ou Trump ou o radicalismo, eis os termos a que os partidários de um e outro gostariam de reduzir a política. A pressão sobre a direita para que se submeta a esse tratado de Tordesilhas vai ser enorme.

Helena Garrido
A desigualdade no rendimento e nas oportunidades é a explicação mais provável para a vitória dos populismos e para a disponibilidade em acreditar em mentiras.

José Manuel Fernandes
Não se iludam: Trump está a explorar a cegueira de quem o critica sem compreender as inseguranças que levaram tantos americanos a elegê-lo. O nativismo não se combate com um cosmopolitismo histriónico

Miguel Tamen
Aqueles que exprimem reservas acerca da ideia de vínculos permanentes entre pessoas, são também quem defende com denodo mais particular a ideia de emprego monogâmico e para sempre.

José Crespo de Carvalho
“Recalls” e pedidos de desculpa parecem andar de mãos dadas na gestão das crises e na gestão dos desastres de marcas grandes. Foi assim na Samsung e na VW, foi assim na Toyota, quase assim na Perrier.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a mulher que foi arrastada por uma onda numa praia da Costa Nova, Aveiro, continua desaparecida. Foi o caso mais grave da passagem (ainda em curso, mas já sem alertas de maior) do temporal Dóris por Portugal. Um grupo de dez pessoas estaria a praticar um ritual religioso junto à praia, apesar dos avisos, tendo quatro sido apanhadas pela forte ondulação e só três conseguido sair da água. As autoridades continuam as buscas.

O mau tempocom ondas de 14 m e vento de 120 km, também afetou a costa da Póvoa de VarzimFigueira da Foz e Costa da Caparica num total de mais de 500 ocorrências. Não faltaram imagens e vídeos do temporal.

O PS vai votar contra as propostas do Bloco e do PCP para a nacionalização do Novo Banco. O debate é hoje no Parlamento e o Público antecipa os argumentos socialistas: chumbam os projetos de resolução dos seus parceiros de maioria porque estes excluem qualquer processo negocial.

Ontem o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou o arresto da Casa da Saudade, de José Manuel Espírito Santo, primo de Ricardo Salgado. No total, os mais de 500 imóveis pertencentes a entidades e pessoas do Grupo Espírito Santos apreendidos após o escândalo de 2015 valem 175 milhões, escreve o JN.

Os líderes da UE debatem hoje em Malta o futuro da Europa na era Trump e Theresa May leva-lhes uma garantia que saiu da reunião a dois em Washington. A de que o presidente americano vai continuar a apoiar a NATO. Mas a primeira-ministra britânica leva também com ela o relatório com os detalhes da negociação para o Brexit, que se podem resumir nestes seis pontos.

Em Espanha, o jogador do Atlético Madrid Lucas Hernández foi detido por agressões à sua namorada.



E o que fez Donald Trump?... 
(a CNN chama-lhe a mais 'indiplomática' e inesperada diplomacia, o NYT fala numa viragem em direção às políticas de Obama, e o Washington Post numa aproximação a aliados e vizinhos). 


Outra informação relevanteA Fitch pronuncia-se esta tarde sobre o rating português mas deve deixar tudo na mesma: no lixo. A agência que parecia prestes a tirar Portugal dessa categoria recuou meses após a mudança de governo e diz  agora que a notação pode não subir neste ano, nem em 2018. Roubo por isso o título ao Edgar Caetano: Portugal está ainda longe de estar "Fitch".
Na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, uma avalancha de novidadesA  Esquerda uniu-se para chumbar, uma a uma, as audições que ela própria tinha pedido em julho (entre elas a de Armando Vara que também pedira para falar). António Domingues entregou as mensagens que trocou com Mário Centeno e as Finanças, mas a Comissão ainda vai analisar se as usa ou se ficam em segredo. E houve ainda polémica com a entrega da informação sobre créditos, com o Banco de Portugal e a CMVM a questionarem a quebra de sigilo.

A Sata foi a entidade que mais apoios do Estado recebeu em 2015. Foram quase 50 mil os beneficiários (menos que no ano anterior). Quanto a benefícios fiscais, a maior fatia do bolo foi para o Novo Banco.

Este é mais um caso de polícia. O Fisco lançou ontem o alerta sobre uma nova tentativa de fraude com emails falsos. Cuidado que para ser enganado basta clicar.

O Governo aprovou o diploma que permitirá vincular mais de 3.000 professores no próximo ano letivo. A norma-travão também foi aligeirada. Os sindicatos queixam-se de não ter sido ouvidos.

Outro caso envolvendo sindicatos aconteceu na reunião do PCP com a Carris. Os representantes dos trabalhadores da transportadora não gostaram de encontrar na sala sindicatos afetos à CGTP. E abandonaram o encontro.

No Brasil, morreu a ex-primeira dama, Marisa Letícia. A mulher de Lula da Silva não resistiu a um AVC.



A nossa opinião


Os nossos EspeciaisNo Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre se estamos a entrar num mundo pós-americano e cada vez mais chinês. Afinal, quais são mesmo as ambições desta China grande potência?, é a pergunta motor da conversa.

No Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar entrevistou Norton de Matos. Falaram de futebol e de música, as suas duas paixões. Do “Je t'aime moi non plus” nas festas em Coimbra, aos Genesis em Cascais, incluindo as razões porque falhou um concerto dos Queen, entre fintas, golos e outras recordações.



Notícias surpreendentes
"Como Fernando Pessoa pode mudar a sua vida" é uma nova coleção de textos (alguns inéditos) do escritor para dar resposta a questões do dia a dia. A Rita Cipriano escolheu 5 das 49 preciosas lições do poeta: desrespeitar o acordo ortográfico; interpretar narizes; reinventar o futebol; ser livre; e insultar.

Não há má publicidade e essa é uma máxima de que as estrelas tiram todo o partido. Que o diga Beyoncé, que partilhou a sua sessão fotográfica, nua e grávida, e rapidamente bateu recordes no Instagramou a nova namorada de Ronaldo, Georgina Rodríguez, que reabriu as suas contas nas redes sociais e mostrou o que andava a esconder.

Dos murais aos vidrões, a street art continua a pintar Lisboa. Agora há um novo livro-roteiro que reúne obras de arte urbana de artistas nacionais e internacionais feitas em Lisboa nos últimos três anos.

Os Jogos Olímpicos do Rio foram no verão, mas os recintos olímpicos já estão ao abandono. O caso mais flagrante é o do Estádio do Maracanã, com erva seca e alta em vez de relvado, bancadas e balneários destruídos e envolto num cenário de destruição generalizado. Mas não é caso único de recintos olímpicos ao abandono, como a Marta Leite Ferreira foi recordar.


Com o mau tempo lá fora, se quiser ficar por casa tem sempre a boa companhia do Observador. Terá aqui toda a informação sempre atualizada

Tenha um bom fim de semana (com as nossas melhores sugestões para o seu tempo livre, se apesar da chuva arriscar sair, e um escaldante FC Porto-Sporting)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto
Nicolau Santos
POR NICOLAU SANTOS
Diretor-Adjunto
 
3 de Fevereiro de 2017
 
“Portugueses, só vos faltam as qualidades”
 
Bom dia, este é o seu Expresso Curto, servido depois de um enorme temporal que assolou todo o país e que promete continuar pelo dia de hoje. E há pelo menos uma pessoa desaparecida no mar.

Felizmente que hoje em dia temos o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que decreta avisos azuis, vermelhos, laranjas, amarelos e verdes para nos alertar para tudo o que de mau a Natureza nos pode dar, ao mesmo tempo que nos faz recomendações como as nossas avós: evite circular com o mau tempo, use roupa quente, luvas e gorros com o frio, vista camisas leves e beba muita água no Verão. Sentimo-nos sempre um bocadinho infantilizados quando ouvimos os avisos do IPMA. Já os avisos da Marinha são mais pertinentes: evite os passeios à beira-mar e as fotografias radicais. Pois, neste caso houve dez pessoas que não escutaram o conselho e foram até à linha da água para fazer um ritual a Yemanjá em Ílhavo. Correu mal porque não estamos no verão brasileiro. Quatro foram arrastadas por uma onda e uma senhora de cerca de 40 anos encontra-se desaparecida.

Talvez por isso, mas também porque ontem ao fim da tarde foi inaugurada uma das maiores retrospetivas da sua obra na Fundação Gulbenkian (que hoje abre ao público) não pude deixar de me lembrar da forma como José de Almada Negreiros, “Poeta d’Orpheu, futurista e tudo”, termina o seu “Ultimatum futurista às gerações portuguesas do séc. XX”: “O povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem, Portugueses: só vos faltam as qualidades”.

E noutro texto, “Manha e falso prestígio, os dois males de que sofre a vida portuguesa”, Almada zurze sem dó nem piedade: “Entretanto, a nossa querida terra está cheia de manhosos, de manhosos e de manhosos, e de mais manhosos. E numa terra de manhosos não se pode chegar senão a uma terra de falsos prestígios. É o que há mais agora por aí em Portugal: os falsos prestígios”. O texto foi publicado no Diário de Notícias em 3 de Novembro de 1933. E sim, não vou escrever o óbvio.

Almada era assim. Abrasivo, implacável, polemista (o muito glosado Manifesto Anti-Dantas é talvez o melhor exemplo), cujo talento extravasou para múltiplas atividades. Há 24 anos que não havia uma mostra antológica da sua obra visual. São mais de 400 peças, que percorrem os 50 anos de trabalho da figura de proa do modernismo português. Pelo olhar das netas, Rita e Catarina de Almada Negreiros, o Expresso visitou “José de Almada Negreiros: Uma maneira de ser moderno”, e propõe uma viagem pela Lisboa do artista.

O(s) mundo(s) de Almada são o tema de capa da revista E deste sábado. Mas não pode deixar de ir à Gulbenkian.

E se quiser conhecer melhor o seu pensamento, então é indispensável que leia “Almada Os Painéis A Geometria E tudo”, um conjunto de entrevistas que o jornalista António Valdemar fez a Almada, com epicentro nos Painéis de São Vicente de Fora, “um dos temas fundamentais, polémicos e mais absorventes da cultura portuguesa”.

Já agora também não pode deixar de ir visitar a exposição de um grande amigo de Almada e um artista genial, infelizmente desaparecido aos 30 anos: Amadeo de Souza Cardozo. Está no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e invoca a exposição individual que Amadeo realizou de 4 a 18 de dezembro de 1916 na Liga Naval Portuguesa. Almada, aliás, não faz a coisa por menos: “Amadeo de Souza Cardozo é a primeira descoberta de Portugal na Europa no século XX. O limite da descoberta é infinito porque o sentido da descoberta muda de substância e cresce em interesse – por isso que a descoberta do caminho marítimo prá Índia é menos importante que a exposição de Amadeo de Souza Cardozo na Liga Naval de Lisboa”.

E como estamos com a mão na massa fica já com outro encargo para o fim de semana: ir também visitar a exposição de Moita Macedo que se encontra exposta no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva. Dos quadros aos objetos pessoais e à poesia vamos de surpresa em surpresa na descoberta de um grande pintor e poeta, pai de cinco filhos, um dos quais, Paulo Macedo, é o atual presidente da Caixa Geral de Depósitos. Só é pena a exposição ser pequena. No andar de cima pode ver várias obras de Vieira da Silva e Arpad Szenes, bem como outros quadros da coleção de Jorge de Brito. Numa parede está um alerta: para preservar a coleção de Vieira da Silva, o Estado português tem de atuar, comprando-as, porque pouco a pouco tem sido retiradas várias obras do museu pelos herdeiros de Jorge de Brito e presumivelmente vendidas para o estrangeiro.
 
OUTRAS NOTÍCIAS
Um facto histórico
: pela primeira vez na história de Angola após o restabelecimento definitivo da paz, em 2002, e a instauração de eleições multipartidárias, o Presidente José Eduardo dos Santos não será o cabeça da lista do MPLA às próximas eleições legislativasmarcadas para agosto. João Lourenço é o cabeça de lista, seguido de Bornito de Sousa, José Eduardo dos Santos e Fernando Dias dos Santos. Entre as surpresas contam-se a entrada na lista de Vicente Pinto de Andrade, um histórico nacionalista crítico do MPLA e a exclusão do filho do presidente Filomeno dos Santos.

Uma notícia verdadeiramente surpreendente: François Hollande, o ainda Presidente da França, arrisca-se a ser o mais forte candidato à substituição de Donald Tusk à frente do Conselho EuropeuA questão vai ser debatida hoje em La Valetta, onde se reúnem informalmente os líderes europeus para preparar o Conselho Europeu de 25 de Março, em Roma, que celebrará os 60 anos da integração. E o que recomenda Hollande para tal cargo? Pois, o perfil elevado que manteve em matéria de política externa e de apoio aos Estado Unidos no combate ao Estado Islâmico. Ele há cada uma…

Um Expresso Curto sem Donald Trump já não sabe ao mesmo.
Depois de ontem se ter desentendido fortemente com o primeiro-ministro australiano durante “o pior telefonema do dia”, agora é Ted Malloch, o provável nomeado por Trump para embaixador junto da União Europeia, que é contestado por “ter apostado no colapso da moeda única dentro de meses”, além de outras declarações pouco simpáticas para a União Europeia. Os eurodeputados Manfred Weber, líder do Partido Popular Europeu, e Guy Verhofstadt, presidente da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, escreveram a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, e a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, pedindo-lhes para rejeitarem Malloch.

Mas há mais Trump, claro. O homem ameaça cortar os fundos a uma universidade que retirou o convite para intervir a um orador de extrema-direita; oferece ajuda militar ao México para combater os “bad hombres” (esperemos que sejam os traficantes de droga); e resolveu lançar umas farpas a Arnod Schwarzenegger, que agora apresenta o programa televisivo que Trump liderou durante dez anos, dizendo que as audiências foram um desastre. Schwarzenegger é que não se ficou e num vídeo publicado no Twitter replicou: “Ei Donald. Tenho uma ideia fantástica. Porque não trocamos de empregos? Tu tomas conta da tv, porque és um perito em audiências. E eu tomo conta do teu trabalho, para as pessoas poderem dormir descansadas outra vez.”

E ainda mais Trump. O presidente norte-americano vai suspender a regra fiduciária que obrigaria os gestores de activos a trabalharem para o melhor interesse dos clientes e ordenar uma revisão da lei Dodd-Frank para o sector financeiro. Promete!

Na Holanda, os votos das eleições legislativas de 15 de março vão ser contados à mão, uma medida do governo para prevenir a fraude eleitoral, numa altura em que há “indícios do interesse da Rússia” no processo eleitoral. O governo quer manter a confiança do público no sistema eleitoral e acredita que uma votação eletrónica está sujeita a ataques informáticos que descredibilizam o processo. Ainda chegamos à votação por braço no ar…

Em Inglaterra, no afã de justificar o Brexit, o Governo de Theresa May encomendou um livro branco para comparar os direitos dos cidadãos da ilha com os da União Europeia. A dado passo o documento indica que os britânicos têm direito a 14 semanas anuais de férias pagas! É um erro ou uma gralha pois na realidade, os britânicos que trabalham cinco dias por semana têm direito a 5,6 semanas (28 dias úteis) de férias pagas. Na redes sociais já circulam piadas de quem diz estar desejoso de vir a poder solicitar todas as férias que a saída da União Europeia supostamente lhes vai conceder.

Boa notícia! A Tanzânia escolheu o consórcio constituído pela portuguesa Mota-Engil e pela turca Yapi Merkezi para construírem cerca de 400 quilómetros de linha férrea que vai ligar o país ao Burundi e ao Ruanda. O contrato vale mil milhões de euros. Mais uma lança em África!

Outra boa notícia (mas pode ser só ficção): Scott Ross, produtor de filmes como “Titanic” ou “Apollo 13”, tem um projecto de 100 milhões de dólares para criar de raiz um estúdio de animação em Portugal: o PlaygroundE já apresentou ao Governo aquela que será a “Pixar do século XXI”. Grande cena!

Ah, não é só por cá que os bancos são uma dor de cabeça. Em Espanha, o Banco Popular terminou o exercício de 2016 com um resultado negativo de 3.485 milhões de euros devido ao registo de provisões, depois de um prejuízo de 3.580 milhões registado no último trimestre do ano passado.

Em matéria futebolística, o Benfica teve uma semana aziaga. Depois de ter perdido com o Vitória de Setúbal por 1-0 e ter agora o FC Porto apenas a um ponto de distância, também não conseguiu contratar o central do Sporting, Sebastián Coates, que o jornal desportivo mais bem informado sobre o Benfica dava como garantido no clube da Luz. Afinal, Sebastián Coates vai continuar a representar o Sporting. O defesa central assinou contrato até 2022 ficando com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. E o extremo Gelson Martins renovou até 2022, tendo uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Desta vez Bruno de Carvalho não deixou fugir as pérolas.

Quanto ao árbitro do importante FC Porto-Sporting, sábado às 20H30 no Dragão, será Hugo Miguel que, segundo a Tribuna do Expresso Diário, é “filho de árbitro, futebolista fraquinho, bom guarda-redes e homem caridoso”. Nada o recomenda para a função mas como se diz às senhoras grávidas, que tenha uma boa hora (e meia, no caso)…


FRASES
“Houve uma campanha negra dirigida contra mim”. Maria de Belém, jornal i. Pois foi. Quando uma pessoa perde é sempre por causa dessas campanhas. E desta vez, a avaliar pelos resultados das presidenciais, deve ter metido vudu a sério.

“A expressão ‘terrorismo islamita’ causa-nos uma profunda mágoa. Semelhante expressão não pode ser utilizada, não é justo. Porque Islão e terrorismo não podem ser associados”. Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, dando uma “chazada” à chanceler alemã Angela Merkel, que utilizou a expressão numa conferência de imprensa conjunta. Compreende-se: um democrata como Erdogan fica sempre magoado com estas injustiças.

“O nosso entendimento não é o de nacionalizar o Novo Banco, é de o manter na esfera pública, se não existir nenhuma proposta de compra que seja vantajosa e proporcional ao valor que o Governo atribui à instituição bancária em causa”. Carlos César, líder parlamentar do PS. Hummm, se for assim, o Novo Banco vai manter-se durante bastante tempo na esfera pública…

“Portugal é um país estranho. Um país onde as políticas económicas são decididas, e implementadas, sem ligação à realidade. A concertação social, coisa que muita gente elogia como se fosse a última Coca-Cola do deserto, é uma delas”. Camilo Lourenço, colunista, Jornal de Negócios, que sofre de fortes problemas de azia desde há um ano e que não bebe Coca-Cola para apaziguar as dores.


O QUE ANDO A LER. E A OUVIR.
O que ando a ler já sabe: a biografia de Estaline que o Expresso está a publicar. Ainda só vou no segundo volume, após o suicídio da mulher do ditador soviético, cuja paranoia securitária vai subir em flecha a partir desse facto. Também vou no segundo volume da saga de Elena Ferrante. Estou naquele ponto em que Lila se prende de amores por Nino, apesar de ser casada, quer-me parecer que a coisa vai acabar mal, ou não se passasse a história em Nápoles, terra de grandes mafiosos. E também estou a meio de “A Gorda”, de Isabela Figueiredo. Confesso que estou a ficar desiludido. Por isso, recomendo o primeiro livro dela “Caderno de memórias coloniais”. É um murro no estômago e não se consegue parar de ler.

Quanto a ouvir, estou verdadeiramente apaixonado pela Nina Simone, que só agora descobri. Já comprei pelo menos quatro CD’s (sou daqueles que ainda compra CD’s). E entretanto vi no Netflix “What happened Miss Simone?”, que explica o trajeto da cantora e aquilo que a leva a passar dos blues de amor e do jazz para as canções de intervenção, numa altura em que o movimento negro nos Estados Unidos se batia pelos seus direitos cívicos. Um belo retrato.

E pronto, sai mais um Expresso Curto para a mesa do canto. Agora, o cafezinho servido aqui só regressa na segunda-feira. Até lá, seguindo as indicações do IPMA, agasalhe-se e não saia de casa. Se sair, leve gabardine e guarda-chuva, que deve abrir quando estiver fora do carro. Use galochas de plástico mas se por acaso estiver de sapatos e estes se molharem, corra para casa e troque as meias encharcadas por umas secas e de lã. Vai ver que se fizer tudo direitinho ainda vai trabalhar para o IPMA. Haja Deus!
Não consegue ver a newsletter? Clique aqui
 Publicidade
DESPERTAR
03/02/2017
 
Nacional     Local     Justiça     Mundo     Desporto     Pessoas     JN Direto
 
 
JN
 
 Mau tempo 
 Onda leva mulher na praia da Costa Nova durante ritual religioso 
 
 
 
 
Animais
Um reencontro de tartarugas no Sea Life do Porto
 
 
 
Itália
Matou homem que causou a morte da sua mulher
 
 
 
Património
175 milhões em imóveis arrestados a ex-administradores do GES
 
 
 
EUA
Portugal também fez vídeo arrasador para Trump
 
 
 
Nacionalidade
Quase 600 mil passaram a ser portugueses
 
 
 
I Liga
Veja os principais lances da vitória do Rio Ave sobre o Braga
 
 
PUB
 
 
A não perder
 
Onda leva mulher na praia da Costa Nova durante ritual religioso
 
 
 
 
JN
 
 
David Pontes
 
Mapa do descontentamento
 
Os mapas são objetos fabulosos. Não tanto estes que agora temos em qualquer telemóvel (a utilidade digital não é grande amiga da ilusão), mas aqueles de papel que folheamos num atlas ou aqueles grandes, das estradas, que nos obrigam a uma ginástica de geometria para tentar dobrar. Ali à nossa frente está um mundo traduzido em pequenos sinais gráficos que podemos percorrer com a ponta do dedo. Pontos para cidades, que correspondem a milhares de pessoas, curvas para montanhas, que escondem maravilhas da Natureza, traços para estradas que nos podem levar para novos destinos...
 
 
 
JN
 
"Forbes"
 
Cristiano Ronaldo foi o desportista mais bem pago do mundo em 2016
 
 
Futebol
 
Rio Ave derrota Braga
 
 
I Liga
 
Veja os principais lances da vitória do Rio Ave sobre o Braga
 
 
 
JN de Hoje
 ;
 
ASSINAR JORNAL DIGITAL
 
 
Apple App Store Google Play
 
 
 
PUB
 
 
 
Partilhe estas notícias com os seus amigos
 
Facebook    Twitter    Email
Ver este email em seu navegador
Sexta-feira 03 Fevereiro 2017

GASPARD

A Deus, pequeno grande Gaspard!

O colunista mais jovem da Aleteia faleceu neste 1º de fevereiro. Ele tinha três anos e meio.

DICAS DE AMOR

Uma irmã é mais que uma amiga, é a metade do nosso coração

Ainda que possamos ter épocas com uma relação mais distante, a verdade é que nossas irmãs sempre estarão prontas quando precisarmos delas, e serão aquelas amigas a quem poderemos contar tudo, em qualquer momento

CANÇÃO NOVA

A verdadeira devoção a Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é a Estrela que nos conduz no mar da história da salvação. E você vai se apaixonar por Ela!

FRANCISCANOS.ORG

Onde e quando morreu Maria ?

Tanto os que falam em morte natural de Maria quanto os que falam em sono profundo da Mãe de Deus têm seus bons argumentos

OLEADA JOVEN

Oração para os momentos de cansaço

Peça que Jesus revigore sua alma e sua disposição para …

THERESA BONOPARTIS

“Como é que você foi capaz de abortar o meu irmão?”

O sofrimento secreto das crianças que perderam um irmão por causa do aborto

ALETEIA BRASIL

O que fazer quando você quer crescer profissionalmente e seu chefe não ajuda?

Uma parábola moderna com vários finais. Escolha o seu!

LAFAMILIA.INFO

A reunião anual que todos os casais deveriam ter

E não é um encontro romântico!

O VÍDEO DO PAPA

Papa promove “anti-desafio do manequim” para combater a indiferença

A edição de fevereiro do O Vídeo do Papa soma-se à tendência do "desafio do manequim" para convidar o mundo a …

DENA DYER

Os benefícios inesperados do voluntariado – para você, voluntário

Fazer trabalho de caridade pode nos tornar mais felizes

CECILIA MUSIC

Monges cistercienses cantam Nunc dimittis

Música sacra em Cecília Music
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue