Caros Amigos:
Conforme compromisso que tomei há algum tempo atrás, enquanto me encontrar no uso pleno das minhas faculdades, todas as datas que eu considero importantes, relativas à génese e implantação dos SAMS-Serviços de Assistência Médico-Social dos Bancários, em que tomei parte a partir de 15 de Setembro de 1975 (conforme tenho relatado amiudadamente).
Assim, e como hoje passa mais um ano ( 47º ) sobre a realização da 1ª reunião de trabalho dos 3 Sindicatos "SBC, SBN e SBSI" (por mim proposta...) em Coimbra, "nas instalações da sede da UGT" naquela cidade.
Embora eu tenha estado presente nesta e nas reuniões seguintes, foi na qualidade apenas de funcionário em serviço de apoio, já que as decisões foram sempre tomadas pelos Dirigentes e pelos seus Staffs técnicos. Eu apenas tomava notas do que era decidido para depois com os meus colegas do sector clínico, dar andamento às respectivas deliberações. O mesmo sucedia relativamente aos colegas que representavam os serviços do SBC e do SBSI.
Eventualmente no entanto, era-me permitido sugerir qualquer acrescento ou alteração aos Estatutos e Regulamento, que podiam ou não ser aceites.
Algumas das propostas por mim efetuadas, foram aprovadas, por UNANIMIDADE
além do nome dado à Instituição (13-12-75);
do valor das comparticipações em todos os serviços médicos, que não devia exceder 80 %;
sobre o início de actividade em Janeiro de 1976 por parte do SBN (e não só em Fevereiro, como foi resolvido pelos SBC e SBSI);
e, ainda o direito concedido a todos os funcionários dos 3 Sindicatos de usufruir dos Serviços Médicos (a fundar), em plena igualdade com os Bancários e pagando a respectiva quotização.
Faço este esclarecimento, que acho deveras importante, porquanto, parece que alguns Colegas da Classe Bancária, terão estabelecido alguma confusão com o papel que porventura eu tenha efetuado com as negociações sobre o Estatuto e Regulamento da instituição SAMS. A responsabilidade destes trabalhos (E DE TUDO O RESTO) nas reuniões efetuadas entre os Sindicatos é apenas dos seus Dirigentes e Staffs técnicos que os acompanhavam.
NÃO SE CONFUNDA A OBRA PRIMA DO MESTRE
COM A PRIMA DO MESTRE DE OBRAS ...
"A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR"
Espero que todos fiquem devidamente esclarecidos.
*************
https://lh3.googleusercontent.com/a/ALm5wu3v8O1o0gQlf2EwYLURX9TKOADHLMMuhT5fXK_vohs=s288-p-rw-no
ANTÓNIO FONSECA
Ex-Funcionário do SBN (1962-2002)
Co-fundador dos SAMS-NORTE (1975)
Ex-funcionário dos SAMS-NORTE (1975-2002)