sábado, 24 de março de 2018

EXPRESSO

As Escolhas do Editor
Bom dia,

Um dos temas de que se falou muito – de que voltou a falar-se muito – esta semana foi o dos trágicos incêndios do ano passado. O relatório da comissão independente sobre os fogos de outubro foi divulgado na terça-feira ao fim do dia. Na edição de quarta-feira, o Hugo Franco, o Rui Gustavo e a Raquel Albuquerque contavam que o Ministério Público vai usar o relatório para acusar responsáveis pelos incêndios. Pode ver quais as principais conclusões clicando na primeira entrada das escolhas do editor deste sábado.

Peritos da comissão técnica independente que entregaram o relatório na terça-feira já tinham sido claros: era possível “prevenir o que era esperado”, como dizia a Carla Tomás na edição de terça-feira, a que tem acesso AQUIOutro artigo que vale a pena (re)ler é o da história de Bruno, que perdeu toda a família e é agora um homem sozinho no mundo, como a Christiana Martins conta AQUI.

Outro assunto que esteve em destaque foi o do novo escândalo do Facebook. Aconselho a (re)leitura da primeira parte do Expresso Longo de quarta-feira, no qual o Henrique Monteiro perguntava se quem ameaça a democracia é o facebook ou os seus utilizadores. Tem o link ao fundo desta newsletter. Mas, sobre o assunto, (re)leia tambémAQUIque lições podemos tirar deste novo escândalo, bem como ISTOISTO e mais ISTO.

Se está à procura de casa para arrendar, leia o artigo da Liliana Coelho que publicámos na edição de quarta-feira., dia em que o O INE divulgou estatísticas sobre os novos contratos de arrendamento em 2017. Além dos números, alguns dos quais surpreendentes, o artigo tem um mapa interativo que permite comparar os preços em todo o país. Ainda sobre rendas de casa, espreite AQUI o artigo que publicámos na edição desta sexta-feira.

Igualmente do Expresso Diário de ontem é outras das sugestões de (re)leitura que faço para este fim de semana: a primeira liga do futebol nacional deu lucro pela primeira vez. Este e outros dados estão no Primeiro Anuário do Futebol Português, que a Isabel Paulo analisou. E, se se interessa por futebol, além desse artigo clique também AQUI, não vá ter-lhe passado ao lado a informação que lá damos.

Entre os principais artigos que fomos publicando ao longo da semana destaco o trabalho de investigação sobre os esquemas usados por marcas de luxo como a Gucci e o grupo Kering para não pagar 2.500 milhões de euros em impostos. É do consórcio europeu de jornais (do qual o Expresso é associado) que investiga fugas ao fisco e publicámo-lo na terça-feira.

No domingo, Vladimir Putin ganhou de novo as eleições na Rússia. No Expresso Diário de segunda-feira, Ana França e a Iryna escreviam sobre isso. E, na de terça, o Luís M. Faria escreveu um texto no qual dizia que ingredientes são necessários para nunca perder eleições – seja onde for. Pode relê-loAQUI.

A sétima chamada de atenção para alguns dos principais temas que fomos publicando ao longo da semana vai para mais uma dica de poupança do Pedro Andersson. Desta vez, na altura em que está a começar o período de entrega das declarações de IRS, ele explica como uma simples cruzinha no ato de entregar a declaração pode representar mais umas centenas ou milhares de euros no seu bolso.

Por último, deixo-o com poesia, em duas doses e dois formatos: seis poemas, escolhidos por seis poetas para quem não gosta de poesia, que publicámos no Dia Mundial da dita, esta terça-feira; e o 2:59 Para Explicar o Mundo desta quarta-feira, que não tinha números, mas um – um só - poema. Reveja-o AQUI.

Boas leituras e um excelente fim de semana, com as poupanças possíveis e com muita poesia
LER O EXPRESSO DIÁRIO
IncêndiosIncapacidade para atacar em 15 minutos os fogos de outubro causou os piores incêndios de sempre na Europa
TEXTO Carla Tomás
Redes sociaisQuem ameaça a democracia? O Facebook ou os seus utilizadores?
TEXTO Henrique Monteiro
HabitaçãoOito lições a tirar sobre o mercado de arrendamento (e um mapa com os preços em todo o país)
TEXTO Liliana Coelho
DesportoPrimeira liga do futebol português deixa de perder dinheiro pela primeira vez
TEXTO Isabel Paulo
InvestigaçãoComo a Gucci e o grupo Kering evitaram pagar 2.500 milhões de euros em impostos
TEXTO Yann Philippin e Vittorio Malagutti, EIC
PresidenciaisO saudosismo na Rússia de Putin 4.0
TEXTO Ana França e Iryna Shev
FiscoComo aumentar o reembolso do IRS em centenas ou milhares de euros
TEXTO Pedro Andersson
Dia Mundial da PoesiaSeis poetas escolhem seis poemas para quem não gosta de poesia (mas também para quem a ama)
DEPOIMENTOS RECOLHIDOS POR Helena Bento, Marta Gonçalves e Soraia Pires

Linda Arte de Papel de Eugina Zoloto

Eugina Zoloto levou a arte de corte de papel a um outro nível! Os detalhes conectados são absolutamente impressionantes - um ofício que ela começou há apenas 5 anos. Eugina afirma que o tema principal de sua obra de arte é o mundo interior das pessoas e da natureza. Suas peças concentram-se principalmente em flores, insetos e laços delicados. Todo o seu trabalho é feito à mão e inspirado pela natureza, sonhos, pessoas, formas, imaginação, entre outros. Dê uma olhada em algumas de suas belas obras de arte abaixo:
 
Fonte: Marcela L.

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
TERRORISMO 
Quatro pessoas morreram e pelo menos 12 ficaram feridas depois de um homem de 25 anos ter atacado um regimento militar e um supermercado no sul de França. O atentado foi reivindicado pelo EI.
TERRORISMO 
Renato Silva estava a caminho de uma pastelaria com um colega quando foi alvejado por Radouane Lakdim. Tem 27 anos e estava fazer um estágio em hotelaria em Carcassonne. Está em estado muito grave.
POLÍCIA 
PSP diz que foram usadas facas, paus, martelos e que cinco pessoas ficaram feridas com gravidade. Quando a polícia chegou ao local, agressores tinham fugido.
TAP 
Um copiloto português, de 40 anos, foi detido na noite de sexta-feira, em Estugarda, na Alemanha, quando se preparava para embarcar num voo da TAP. Voo foi cancelado
COMER/VER/FAZER 
Ioga, representação, jardinagem, pintura, experiências científicas. Estas são só algumas das formas de entreter as crianças nestas férias da Páscoa.
MUNDIAL 2014 
Os titulares na vitória da seleção portuguesa de futebol no jogo particular frente ao Egito (2-1), na sexta-feira, foram hoje poupados do treino, no Estádio Letzigrund, em Zurique.
FÓRMULA 1 
Lewis Hamilton conquistou este sábado a primeira posição na grelha da partida para o Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Mundial de Fórmula 1, que decorre no domingo.
LIVROS 
Um livro com documentos, maioritariamente inéditos, de Natália Correia, que testemunham a relação cúmplice, de partilha de lutas e ideais, com o pensador António Sérgio.
CRÍTICA DE LIVROS 
Mais do que um ensaio sobre a literatura e o processo de escrita, o novo livro do argentino Alberto Manguel é uma declaração de amor aos livros e à sua biblioteca, agora perdida no tempo.
MÚSICA 
Vimos os 10000 Russos tocar numa versão sorumbática de um wallpaper do Windows, passeámos pela Ribeira Grande, comovemo-nos com O Gringo Sou Eu e descobrimos que o Tremor somos todos.
PORTUGAL FASHION 
A ventania bem tentou ser protagonista no terceiro capítulo do 42º Portugal Fashion, mas a moda viria a falar mais alto. Punk, rock & roll e Blade Runner estiveram na origem das coleções do dia.
Opinião

Alberto Gonçalves
Dado que Marielle Franco partilhava uma religião que se limita a considerar a vida dos fiéis e a desprezar as vidas restantes, o barulho selectivo e sonso em volta da sua morte é inteiramente adequado

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A boa nova de Jesus é a caridade, um amor que não é lírico, mas tão exigente que requer uma abnegação total, até à entrega da própria vida.

Matilde Sousa Franco
Há quase quatro décadas que defendo a criação deste museu no nosso país que foi autor não só da primeira Globalização como, no séc. XXI, continua a destacar-se como “pioneiro” no diálogo intercultural

Manuel Villaverde Cabral
O europeísmo e o anti-europeísmo de cada tribo não coincide com a clivagem clássica esquerda/direita, pelo que é difícil garantir as alianças necessárias em torno de um único eixo pró ou contra a UE.

Rui Ramos
O governo não pode usar a teoria da "limpeza da floresta" para esconder a sua responsabilidade na protecção das populações rurais. Porque foi essa protecção que falhou o ano passado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de f

EFEMÉRIDES EM 24 DE MARÇO NA WIKIPÉDIA

Eventos históricos[editar | editar código-fonte]

1941: Carmen Miranda se eterniza na Calçada da Fama
1989: O Exxon Valdez
2004: O furacão Catarina próximo da costa sul do Brasil



ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue