Dulce Neto
editora executivaSegunda-feira, 27 janeiro 2020
editora executivaSegunda-feira, 27 janeiro 2020
Enquanto dormia…
… os advogados de Rui Pinto confirmavam que o hacker é a fonte do Luanda Leaks, o mundo chorava a morte de uma das maiores estrelas de sempre da NBA e o CDS ia para a cama com a expectativa de nova vida sob a direção de Francisco Rodrigues dos Santos. O coronavírus continuava a espalhar-se: só na China já morreram 80 pessoas e há mais de 2700 infetados. A má notícia é que o vírus se propaga ainda antes de haver sintomas. Portugal continua fora da cartografia desta pneumonia viral depois de um caso não ter sido confirmado. No futebol, o Benfica consolidou a liderança ao vencer o Paços de Ferreira com Rafa a imperar, enquanto o FC Porto vive dias sombrios. Depois da derrota com o Braga, Pinto da Costa segurou o treinador que se dispôs a sair do clube. Mas, afinal, o que é que mudou para Sérgio Conceição? O editor de desporto Bruno Roseiro explica neste texto em que fala de Madureira, do “estou a cagar-me”, lenços, uma flash de 80 segundos e a falta de apoio. E, esta madrugada houve Grammys com a vitória esmagadora de Billie Eilish. Prepare-se, vem aí uma semana chuvosa.
A morte de Kobe Bryant num helicóptero que se despenhou
A notícia trágica chegou quase à hora de jantar. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu num desastre de helicóptero que matou também a filha de 13 anos do atleta e mais sete pessoas. Naturalmente, as reações de pesar não se fizeram esperar, desde Donald Trump a Cristiano Ronaldo ou Michael Jordan passando por atores de Hollywood. Aliás, a noite dos Grammys, que foi na casa dos Lakers, ficou marcada por várias homenagens, com a anfitriã Alicia Keys a chamar-lhe herói.
- Lenda do basquetebol, Kobe era mais do que um jogador, escreve Bruno Roseiro: “Saltou do liceu para a NBA, fez do basquetebol a universidade, tornou-se mestre dos recordes, deixou como legado um doutoramento de vida que resumiu num poema”.
- Kobe, que vestiu sempre a camisola dos Lakers, retirara-se há quatro anos das competições. Nunca mais ninguém usou os seus números. O seu último jogo foi memorável, recorde-o aqui. E vale a pena ler também a sua carta de despedida bem como ver cinco compilações de vídeos dos melhores momentos da sua carreira.
- Kobe não brilhou só no desporto. Também escreveu, produziu e narrou “Dear Basketball”, que em 2018 lhe deu o Óscar de Melhor Curta Metragem de Animação (embora polémico, em tempos de #MeToo.) E andou pelo mundo dos negócios, foi um investidor do Fortnite, como nos conta Paulo Ferreira no Zoom da Rádio Observador.
- Semanas antes de morrer, Kobe Bryant ajudou vítimas de um acidente de carro — o vídeo está a ser partilhado nas redes sociais.
CDS: o “rato” do Colégio Militar que diz saber como tornar o partido “sexy”
A eleição de Francisco Rodrigues dos Santos durante o fim de semana em Aveiro fecha um ciclo no CDS (como, aliás, referiu Passos Coelho, numa raríssima aparição pública, aludindo não apenas aos democratas-cristãos mas também ao PSD e pedindo uma aliança à direita). No primeiro discurso que fez como líder, explicou como é que o partido pode ser “sexy” e avisou que “à direita lidera o CDS” — o jornalista Rui Pedro Antunes analisou as entrelinhas e as pistas do que ele disse. Mas,
- quem é o “rato” do Colégio Militar que sucedeu a Assunção Cristas? Perfil.
- o que se pode esperar de Francisco Rodrigues dos Santos para a renovação do CDS? Sete opiniões rápidas.
- quem são os vencedores, os derrotados e o ausente? A posição de oito figuras-chave do partido.
- e quem faz parte da direção? Poucas mulheres. E há um vice acusado de homofobia. As polémicas da nova equipa.
- “Mais importante do que lançar temas novos é a ideia de fogo novo”. O comentário de Rui Ramos e Miguel Pinheiro sobre o CDS que sai do congresso.
- As frases mais insólitas em 85 segundos. Sim, alguém disse que com “esta letargia Portugal falece”. Mas há mais. Pode também voltar a ouvir aqui os sons mais importantes do congresso — “Falhei”. “Fascistas”. “É mentira!” — e os comentários transmitidos na emissão especial da Rádio Observador.
- As estrelas. No primeiro congresso partidário em que a Rádio Observador esteve presente, decidimos dar prémios a personalidades do CDS de acordo com alguns programas. Se o “Vichyssoise” é fácil, convenhamos, o que dizer de “Contra-Corrente”, “Jet-Lag”, ” E o Resto é História”, “Isto não Passa na Rádio”, “Pop Up”, por exemplo?
MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES
OS NOSSOS ESPECIAIS
A NOSSA OPINIÃO
O dinheiro dava e deu jeito e todos fecharam os olhos. Até que “princesa” angolana caiu. Em Portugal parece aguardar-se a nova “princesa”. Esta também é uma lição sobre os limites do poder do dinheiro
A verdade, é que aquilo que os nossos pais são e a forma como nos amam interferem mais nas nossas relações amorosas do que, muitas vezes, imaginamos. E interfere, até, na forma como somos pais.
As linhas de comboio que terminavam em Auschwitz, retornavam às cidades, vilas e lugares da Europa. O grotesco acabava ali, mas a origem do horror, a sua possibilidade, começava em casas vulgares
‘A democracia está sob assalto, mas os democratas espalhados pelo mundo têm hoje um entendimento mais claro da necessidade de batalhar em sua defesa.’
A luta contra a discriminação racial é das mais difíceis porque, como dizia há 200 anos Tocqueville, a discriminação e o preconceito ainda são a “corrente geral” do pensamento da maioria das pessoas.
José Luis Ábalos, o número três do PSOE e ministro dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, resolveu ir ao aeroporto de Barajas para se encontrar com a segunda figura do Governo de Maduro.
NOTÍCIAS SURPREENDENTES
LIFESTYLE
Grammys: belezas clássicas e bons rebeldes
Em noite de Grammys, os vestidos de baile posaram ao lado de fatos de treino estilizados, minissaias e cabedal. Escolhas que denunciaram personalidade, sobretudo do lado masculino. Veja as imagens.
LIFESTYLE
A política na passadeira vermelha dos Grammys
A passadeira vermelha dos Grammys voltou a ser usada para manifestar posições políticas, no último domingo. Trump, o "impeachment" e o Irão estiveram na ordem do dia. Veja as imagens.
CULTURA
Grammys: da homenagem a Kobe à festa espanhola
Alicia Keys recordou Kobe Bryant, Tyler the Creator levou a mãe para o palco, Demi Lovato regressou aos palcos e a gana de Rosalía conquistou Los Angeles. Veja os momentos altos dos Grammys.
CULTURA
Portugueses vencem nos "Óscares" da animação
"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" de Regina Pessoa, venceu o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem por "Klaus" nos prémios Annie.
CULTURA
Júri dos Óscares "devia provar que viu filmes"
A atriz britânica Carey Mulligan, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz em 2010 por "Uma Outra Educação", disse que devia haver "um teste" para o júri da Academia provar que viu os filmes.
LIFESTYLE
"Se criamos aversão a mudar, apenas sobrevivemos"
Nem sempre sabemos que precisamos de mudar, mesmo que o corpo dê sinais. Tomar decisões é reclamar controlo da própria vida, diz a psicóloga Filipa Jardim da Silva. A felicidade pode ser uma escolha.
LIFESTYLE
Não há Rival para as peças de madeira de Ricardo
Colheres, taças e utensílios em madeira saem diariamente das mãos de Ricardo Jerónimo, um marceneiro moderno e autodidata que criou a marca Rival. Os melhores chefs não o largam.
CULTURA
João Tordo e o romance preso numa encruzilhada
Em "A Noite em Que o Verão Acabou", o escritor sabe que o que nos prende a um thriller é a capacidade de criar a ilusão de que a história aconteceu de facto às personagens que inventa.
AUTO
Sabe qual é uma das peças mais produzidas pela VW?
A Volkswagen é o maior fabricante europeu, folgadamente, e o segundo maior do mundo. Curiosamente, uma das peças que mais produz não é o pistão, a biela e muito menos a junta da cabeça. Mas come-se…
RÁDIO OBSERVADOR
Leia as últimas