Veja fantásticas imagens microscópicas premiadas
A competição Olympus BioScapes premia as melhores imagens microscópicas desde 2004. Os vencedores da competição deste ano foram anunciados nesta semana, e não há dúvidas de que eles capricharam nos temas. São fotos de animais microscópicos, garras de minúsculos crustáceos e outras pequenas coisas que passam despercebidas ao olho nu.
O maior prêmio foi para o professor Ralph Grimm, que produziu o vídeo acima. Ele mostra rotíferos, que são animais microscópicos, em uma folha que estava em um lago. A filmagem mostra o movimento dessas pequenas criaturas e também revela órgãos internos e olhos (que se parecem com pontos vermelhos), através de uma técnica de contraste e iluminação.
Arlene Wechezak levou o segundo lugar com sua foto que mostra uma ramificação de algas vermelhas
O bronze foi para o fotógrafo Igor Siwanowicz, que produziu essa imagem colorida de esporos de uma samambaia
O quarto lugar foi para essa belíssima imagem de uma garra translúcida pertencente a um crustáceo minúsculo
Essa imagem é composta por 22 fotos empilhadas da alga unicelular Micrasterias. Ela ficou com o quinto lugar
Mais de 2 mil fotos foram enviadas para a competição. Ralph Grimm, que ficou com a primeira colocação, receberá cerca de R$10 mil, além de uma câmera Olympus e um microscópio. Confira as fotos de todos os ganhadores aqui. [LiveScience 1 e 2]
Autor: Stephanie D’Ornelas
É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.
___________________________
Transcrição de ANTÓNIO FONSECA
8-2-14