quinta-feira, 5 de julho de 2018

Os Mais Belos Campos Floridos

Há poucas coisas tão agradáveis quanto a visão e o aroma de um campo repleto de radiantes flores. Quando apreciamos essas maravilhas naturais de perto, podemos encontrar pequenos - mas complexos - detalhes e características que tornam cada espécie única. No entanto, se paramos para observar um campo de flores, descobrimos um mar de cores deslumbrantes que infundem o ar com fragrância e beleza. Se você procura uma fonte de inspiração para a semana, pare por alguns minutos para admirar esses campos de majestosas flores.
 
 
1. Um mar de lindos girassóis.
2. O espetacular Vale das Flores, na Índia.
3. Em cada primavera, a região de Provença, na França, veste-se de roxo.
 
4. O contraste das papoulas com o céu nublado ao fundo.
5. Os campos de tulipas, famosos por suas cores.
6. A primavera em Carlsbad, na Califórnia.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
7. Margaridas em uma pradaria, na Inglaterra.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
 
8. As radiantes cores da plantação de Colza, a planta que dá origem ao óleo de canola.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
9. Uma explosão de flores em frente ao Monte Fuji.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
10. O deslumbrante Parque Nacional de Hitachi, no Japão, é coberto por cores diferentes em cada época do ano.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
11. Os fascinantes campos multicoloridos, em Hokkaido.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
12. Mais uma vez, os belos campos de lavanda, na França.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
13. Os campos de colza nas montanhas de Luoping, na China.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
14. Os narcisos formando um campo dourado, no País de Gales.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
15. As papoulas invadem os campos da França.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
16. As coloridas linhas de Furano, no Japão.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
17. Os campos de tulipas: um deleite para os olhos.
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
18. Há melhor maneira de começar o dia do que admirando a beleza das flores?
Pare Para Admirar a Beleza Destes Campos De Flores!
Qual é a sua foto favorita? Compartilhe com amigos e familiares!

OBSERVADOR

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a polícia metropolitana inglesa confirmou que o agente neurotóxico usado para envenenar o espião russo Sergei Skripall e a sua filha é o mesmo encontrado no casal britânico que está em estado crítico depois de sábado ter sido encontrado inconsciente na sua casa no Wiltshire (a pouco mais de 12 km do local onde aconteceu o caso que levou à crise diplomática com a Rússia). O Novichok afeta a comunicação nos neurónios e o caso já está a ser analisado pelo gabinete de crise do governo britânico.

Em Espanha, o PP começa hoje a escolher o sucessor o de Mariano Rajoy. O João de Almeida Dias traça o perfil às duas grandes favoritas, mulheres, fiéis, trabalhadoras e rivais de sempre: Soraya Sáenz de Santamaría e María Dolores de Cospedal.
Há outra notícia que pode abalar hoje Espanha: a saída de Ronaldo do Real MadridO presidente do clube chamou Jorge Mendes, o agente do avançado, para um reunião urgente para definir o futuro do jogador.

Tudo aponta para uma transferência para a Juventus, porque o namoro é antigo, o dinheiro não é problema e CR7 não gostou de saber que vale apenas 100 milhões para o clube. Cristiano até já fez uma declaração de amor à 'Juve' e os jornais italianos já só falam da contratação.

A nova diretiva dos direitos de autor é esta quinta-feira discutida no Parlamento EuropeuPode pôr fim aos memes, impôr uma uma Internet menos livre, mas também ser a solução para as injustiças das discográficas.

A erupção de vulcão do Fogo na Guatemala fez 2.900 mortos, segundo um grupo de voluntários que resgata vítimas. As autoridades só admitem oficialmente 113.

 
Outra informação relevante Como sobrevivem os 12 rapazes e o seu treinador presos na gruta tailandesa a mil metros de profundidade? O facto de serem crianças e terem menos consciência do perigo, do treinador e do capitão funcionarem como líderes, de já serem uma equipa e terem laços de união, de haver água potável e do corpo aguentar até 25 dias sem comida ajudou a suportar o tempo até serem encontrados. Agora falta o mais difícil, tirá-los de lá. As explicações são dadas à Marta Leite Ferreira por um fuzileiro, uma psicóloga, um geólogo e um espeleólogo.
A situação voltou a complicar-se esta madrugada. Voluntários que não faziam parte da equipa de resgate bombearam, involuntariamente, água de novo para dentro da gruta, voltando a inundá-la. As fotos não páram de chegar.
Por cá, há uma guerra aberta no PSD de LisboaTeresa Leal Coelho acusa a concelhia e a Assembleia Municipal de lhe fazerem oposição. Porque aprovou o mega-projecto de Fernando Medina para a zona de Entrecampos que resolve de vez o imbróglio dos terrenos da Feira Popular e diz que não pode pactuar com o caso Tuttti Frutti se se confirmarem as suspeitas da investigação. A notícia é da Rita Dinis.
Na comissão de inquérito às rendas da energiaMira Amaral, não teve dúvidas em apontar responsáveis. Disse que o "monstro elétrico” teve origem no governo de José Sócrates. O ex-ministro da energia também tem dúvidas sobre como poderiam ser devolvidos os 3.000 milhões de euros de CMECS pela EDP.
O crime aconteceu terça-feira. Durante uma discussão com uma família vizinha, um caçador acabou por atingir duas raparigas a tiro em OdivelasOs outros vizinhos descrevem-no como conflituoso: Carlos “achava que era o dono da rua”, contaram à Sónia Simões e ao João Porfírio.
Confirma-se: nunca o futebol português foi tão escrutinado como agora. A Autoridade Tributária abriu no ano passado 90 processos para investigar transferência de jogadores de e para clubes portugueses.
Vem aí mais uma greve da RyanairOs tripulantes de cabine da companhia aérea low-cost voltam a parar em Portugal devido à falta de progresso nas negociações com a empresa.

Já a TAP vai ser processada pelo Governo regional da Madeira. Miguel Albuquerque considera que a companhia causou danos à economia madeirense com os sucessivos atrasos nos voos, noticia o Público.
Os centros de detenção de menores de imigrantes nos EUA têm ligações à Administração Trump. Uma investigação do The New York Times concluiu que nos últimos anos receberam apoios públicos de mais de mil milhões de dólares.

O Sporting tem mais dois candidatos às eleições de 8 de setembro. Depois de Frederico Varandas, Fernando Tavares Pereira anunciou ontem a sua candidatura e segue-se Pedro Madeira Rodrigues. E não vai ficar por aqui.


No Mundial...

... esta quarta-feira e amanhã são dias de 
descanso. Por isso o tempo é de balanços. E o primeiro é que nunca um Mundial teve tantos penáltis como o russo. Nem nunca uns oitavos-de-final tinham tidos tantos jogos decididos nas grandes penalidades.

Mas a ideia que um penálti é garantia de golo certo está longe de ser uma ciência exacta. Neste Mundial, Ronaldo, Messi e Modric falharam. As taxas de sucesso rondam os 80%, mas se tratar de um penálti decisivo baixam para 44%. É tudo uma questão de cérebro e matemática, como explica a Marta Leite Ferreira.
Este é também um Mundial em que muitos jogadores se vão despedir das grandes competições. De Iniesta a Mascherano, veja quem vai meter os papéis para a reforma.
Já o Bruno Vieira Amaral fala desse jogador mítico que é o número 1o. Que também parece ter-se reformado.


Os nossos Especiais 
Tem sido a grande polémica dos últimos dias (além do estacionamento de Madonna): a das multas que chegaram a casa dos contribuintes a quem não aderiu à ViaCTT. Mas afinal que serviço é este, quanto custou e quantos o usam? Eis a história de um projecto criado para "10 milhões", mas que só funcionou à força de lei, contado pelo Edgar Caetano e o Nuno Vinha.


A nossa opinião
  • Helena Garrido escreve sobre os defensores da não revelação dos grandes devedores da banca: "Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for".
  • Ribeiro e Castro escreve sobre o projecto do PAN para proibir as touradas: "A Disneylândia é um parque de diversões. Já a Disneylei acontece na manhã de sexta-feira, no plenário da Assembleia da República. Aí será discutido o projecto de lei do PAN para proibir as touradas".
  • Kirsty Hayes, a embaixadora do Reino Unido em Portugal, escreve sobre o SNS britânico: "O NHS está numa posição ideal para ser um agente de mudança dos cuidados de saúde a nível mundial. Já contamos com o talento e o profissionalismo dos portugueses, esperamos contar com eles no futuro".



Notícias surpreendentes 
O filme em destaque nas estreias da semana é “Na Praia de Chesil”, escrito por Ian McEwan com base no seu livro. Mas Eurico de Barros fala de "uma tragédia de amor jovem que morre na praia" e dá-lhe só duas estrelas. Estas são as outras opções.

Já se é de ver cinema -- ou séries -- em casa, prepare-se: a Netflix está a estudar novo aumento de preços na EuropaOs aumentos podem chegar aos 20% para um serviço que, em Portugal, custa 14 euros por mês.
Mais uma notícia que não nos descansa: os emails trocados por milhões de utilizadores do Gmail estão a ser lidos por centenas de programadores de outras empresas, segundo uma investigação do Wall Street Journal.

Ricardo Camacho, fundador dos Sétima Legião, produtor musical e médico, morreu ontem aos 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade". Inês Maria Meneses fala dele em "Os Deuses (des)conhecidos".

A Basílica da Sagrada Família de Gaudí recebeu finalmente a cruz de 18 toneladas que completa mais um passo da icónica obra de Barcelona iniciada em 1882. A conclusão está prevista para 2026.


Estão entregues as principais notícias da manhã. Mas muitas mais se seguirão no Observador. Para ler algumas, não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360

EXPRESSO CURTO


Bom dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Cristina Figueiredo
CRISTINA FIGUEIREDO
EDITORA DE POLÍTICA DA SIC
 
Drama(s) de verão?
5 de Julho de 2018
FacebookTwitter
 
 

Nem sempre a "season" é "silly".O verão passado lembra-nos bem como sol e calor podem ser trágicos sinónimos de tragédia. Mas a maioria das vezes, felizmente, a época é mesmo "tola" (numa tradução livre da expressão anglófona que já vem do século XIX), que é como quem diz, parca em notícias puras e duras, o que leva a que certas histórias ganhem uma proporção mediática que nunca teriam noutra altura do ano. Escrevo isto a pensar em três exemplos em concreto (seriam quatro, se contasse com o estacionamento da Madonna, mas a polémica parece ter estancado). Mas suspendo o raciocínio. Dou por mim a perguntar-me se em qualquer outra altura do ano não daríamos exatamente o mesmo tempo de antena ao...

1) salvamento dos jovens tailandeses presos na gruta;

2) futuro de Cristiano Ronaldo;

3) equilíbrio de forças na "geringonça"?

Provavelmente, sim. O que me leva a outra interrogação, e para esta não tenho resposta: é a "season" que já não é "silly" ou há uma "sillyzação" do ano inteiro? Dramas de verão ou de inverno são, por estes dias, os temas que dominam os noticiários.

Os miúdos tailandeses. Um daqueles casos em que a realidade ultrapassa a ficção. Quando a tragédia parecia inevitável, o milagre aconteceu: dez dias depois de desaparecerem, as crianças e o seu treinador foram encontrados vivos no interior de uma gruta, retidas devido às chuvas fortes que inundaram boa parte das câmaras subterrâneas e inviabilizaram o seu regresso à superfície. Dir-se-ia que tudo está bem quando acaba bem... o problema é que o caso está longe do fim. A operação de resgate é complexíssima e ainda não se sabe bem como (nem durante quanto tempo) se irá processar. O mergulhador Pedro Ivo Arriegas, da Associação de Estudos Subaquáticos, esteve ontem na Edição da Noite da SIC Notícias a explicar as dificuldades. Há mais informação no Observador, no Público, no Diário de Notícias ou (em inglês) neste artigo do The Guardian, com gráficos bastante esclarecedores.

Adiós Madrid, Ciao Turim. A notícia começou a ser avançada na terça-feira e a SIC confirmou-aao início da noite de ontem: Cristiano Ronaldo trocou o Real pela Juventus, vai receber 30 milhões de euros anuais de salário (o clube recebe 100 milhões pela sua saída) e deverá ser apresentado aos adeptos italianos dentro de poucos dias. O diário desportivo espanhol As assegura que foi o jogador quem se ofereceu ao clube de Turim e resume a três as razões para tanto: competitividade (a Juventus permite-lhe continuar a lutar por títulos); afecto mútuo (recorde-se que o estádio inteiro aplaudiu Ronaldo após aquele golo incrível de bicicleta a dois metros de altura que ele marcou aos italianos, em casa destes, nos quartos de final da Champions); e, claro, o salário. No Expresso Diário de ontem (só para assinantes) Bruno Vieira Amaral escreve que a relação de CR7 com o Real nunca foi uma história de amor: "Cristiano não fica no coração dos madridistas porque nunca lá entrou. E nunca lá entrou porque, para começo de conversa, Madrid não tem coração. O Real, sobretudo o de Florentino, tem bolsa e palmarés. Para reforçar este abre os cordões àquela, mas nunca entrega o coração que não tem". Ainda a notícia não estava confirmada e já havia outro tipo de consequências: o valor das ações da Juventus disparava na Bolsa italiana.

Ainda e sempre, a "tensão na geringonça".Começa a ser um clássico de todas as estações. A três meses de mais um Orçamento do Estado (o último da legislatura) ser entregue no Parlamento, vai alta a tensão da "geringonça" (nome "afetuoso" - garante o pai do mesmo, o historiador Vasco Pulido Valente - com que se convencionou designar a atual solução governativa assente num acordo entre PS, PCP, BE e PEV), que é como quem diz o "esticar da corda" por parte de PCP e BE em relação a um PS que se refugia no argumento de que 'já falta pouco para a meta para deitar a perder três anos' de uma cooperação que muitos estranharam mas, verdade seja dita, quase todos entranharam. Terça-feira houve reunião entre António Costa e Jerónimo de Sousa (ah, quem me dera ser mosca!), e ontem o primeiro-ministro encontrou-se também com Heloísa Apolónia, dos Verdes (há duas semanas tinha sido com Catarina Martins). São encontros normais no âmbito da negociação política entre as forças políticas que apoiam o Governo, mas que à luz do acordo sobre as leis laborais (assinado por todos os parceiros menos pela CGTP), do braço-de-ferro entre os professores e o ministério da Educação, e dos protestos crescentes na Saúde ou nos transportes adquirem novos contornos. Marcelo continua a acreditar na concórdia, em nome do país. Rui Rio vinca o óbvio: o OE é um teste (o derradeiro) à geringonça. Eu tenho para mim que o jogo vai continuar a ser jogado até ao último momento, com eleições apenas em outubro de 2019 e não antes.
 
publicidade
Publicidade
OUTRAS NOTÍCIAS, CÁ DENTRO...


António Costa está em Maputo para uma visita de dois dias, a primeira de um"périplo" do primeiro-ministro a vários países da CPLP - algures, ainda não se sabe quando, há-de aterrar também em Luanda. Lembra o Público que há quatro anos que não havia uma cimeira bilateral Portugal/Moçambique. Nesta vão ser assinados dez acordos de cooperação.

Princípe Aga Khan chega hoje a Portugal(fica até 11 de julho) para celebrar os seus 60 anos como líder espiritual da comunidade ismaelita. Vai ser recebido pelo Presidente da República e discursar na sala do senado da Assembleia da República. A "festa" leva até Lisboa 50 mil fiéis e vai provocar condicionamentos à circulação no Parque das Nações.

O Governo Regional da Madeira vai processar a TAP por considerar que sucessivos cancelamentos de voos da companhia para o arquipélago prejudicaram seriamente o turismo na região. Desde o início do ano que mais de 70 voos foram cancelados, afetando 10 mil passageiros. Miguel Albuquerque acusa a TAP de uma estratégia deliberada e vai exigir uma indemnização nos tribunais.

Nos Açores, a notícia é outra: há meses que quase não chove (!), em particular na Terceira. E a seca pode levar a uma queda de 30 a 40% na produção do leite.

Ontem um taxista agrediu um turista, alegadamente por o ter confundido com um motorista da uber. O cidadão, natural do Koweit, apresentou queixa e o Ministério Público é assim obrigado a abrir um processo. Neste contexto, tão pouco condizente com a imagem da Lisboa cosmopolita que Madonna escolheu para viver, importa recordar que o diploma que legaliza a atividade de plataformas como a Uber , que tinha sido vetado por Marcelo Rebelo de Sousa, será reapreciado na próxima semana no Parlamento.

morte de Ricardo Camacho, dos Sétima Legião, consternou toda uma geração de portugueses e os jornais dão profuso eco disso mesmo. Na Blitz, Pedro Ayres Magalhães e Rodrigo Leão recordam o antigo companheiro.


...E LÁ FORA


Os números oficiais referem 113 mas podem ser mais, muito mais, as vítimas da erupção do vulcão do Fogo, na Guatemala. Os voluntários dos resgates estimam que o número possa subiraté aos 3000.

Um casal britânico (ele 45 anos, ela 44) foi encontrado inanimado em Amesbury, no sudoeste inglês, e as análises clínicas provaram estar intoxicado com o agente químico Novichok, o mesmo que quase vitimou o russo Sergei Skripal e a sua filha Julia (numa localidade próxima) e abriu uma grave crise diplomática entre o reino Unido e a Rússia. Os dois cidadãos estão ainda em estado crítico. A unidade de contraterrorismo da polícia britânica está a investigar a "coincidência".

Hoje é dia de primárias no PP espanhol. Quase 70 mil militantes têm até às 20h30 para escolherem nas urnas o sucessor de Mariano Rajoy (que se demitiu da presidência do partido na sequência da moção de censura que derrubou o seu Governo, em maio). Há seis candidatos ao lugar mas a disputa das preferências do eleitorado deve centrar-se em Soraya Sáenz e Maria Dolores de Cospedal. Mais noticiário aqui e aqui.

Em Espanha ainda, o chefe do Governo Pedro Sanchez conseguiu passar um primeiro teste nas Cortes, ao fazer aprovar à segunda votação a nova direcção da RTVE. Os deputados do Ciudadanos abandonaram a câmara em protesto e o PP admitiu recorrer ao Constitucional mas, para já, a lista passou.

Uma mulher escalou a base da Estátua da Liberdade (30 metros de altura), em Nova Iorque, para protestar contra as leis da imigração, num gesto ainda mais simbólico por ontem ser 4 de julho, o dia em que se celebra o dia da independência de um país que não seria nada do que é sem os imigrantes que o fizeram.


AS MANCHETES DOS JORNAIS E REVISTAS


"Mortes em praxe de Braga sem solução na justiça" (Jornal de Notícias)
"Governo da Madeira processa TAP por danos no turismo" (Público)
"Megafraude em Braga. BCP perdoou 45 milhões mas Santander não cede" (i)
"Um ano à espera de um exame para despistar cancro no figado" (Diário de Notícias)
"Saco azul paga votos no PSD" (Correio da Manhã)
"PS quer impedir uso reiterado do período experimental" (Jornal de Negócios)
"Duelo de milhões nas casas de férias" (Visão)
"As estrelas das dietas" (Sábado)
"Viagem a uma galáxia quase sempre muito distante" (A Bola)
"CR Juve" (Record)
"Bissouma negociado" (O Jogo)


O QUE ANDO A LER E A VER


Estive recentemente no Alto Douro, região que desconhecia. Voltei de lá fascinada com a paisagem, a natural e a que o homem criou. E refiro-me não só aos terraços de xisto em que crescem as vinhas históricas, como ao maravilhoso rio tornado navegável à conta das barragens e dessa formidável obra de engenharia que são as eclusas. Há todo um mundo para lá do Pinhão - onde começa ou termina a maioria dos cruzeiros turísticos -, toda uma história - pouco divulgada - para conhecer. E meia dúzia de dias no local sabe a pouco. Daí que mal cheguei a casa tenha ido à estante buscar "Vindima", o primeiro romance de Miguel Torga, publicado em 1945, e durante muitos anos considerado - "injustamente", ajuizou Urbano Tavares Rodrigues - uma "obra menor" do consagrado autor que nos habituámos a conhecer (e estudar) através de "Bichos" ou "Contos da Montanha". É um retrato de um Douro marcadamente dividido ao meio entre senhores e empregados, ricos e pobres, que já não é o de hoje mas que o explica. E muito. Como o próprio Torga reconhece, num prefácio escrito para a edição inglesa do livro (43 anos depois da edição original): "Conhecer o passado ajuda às vezes a entender o presente".

Por coincidência, alguns dias depois, o zapping levou-me ao Porto Canal e ao programa "Caminhos da história", apresentado pelo historiador portuense Joel Cleto. Já tinha visto um ou outro episódio desta série que conta histórias menos conhecidas da nossa História. O de 23 de junho foi precisamente sobre "os rabelos e o barão de Forrester", um inglês que se perdeu de amores pelo Douro, gastou boa parte da sua fortuna a cartografar o percurso do rio e acabou, cruel ironia do destino, por morrer (em 1861) nas águas tumultuosas do cachão da Valeira, que ele assinalara precisamente como um dos pontos mais perigosos do percurso fluvial (e que só desapareceu com a construção da barragem da Valeira, em 1976).

E o Curto fica por aqui. Entre o passado e, sobretudo, o presente, os sites do Expresso, da SIC Notícias, da Tribuna e do Blitz dão-lhe as orientações de que precisa para não se perder no caudal noticioso de todos os dias. Tenha um dia bom e, se for o caso, boas férias (as temperaturas começam hoje a subir e há francas possibilidades de o verão se tornar mais... estival).
 
Gostou do Expresso Curto de hoje?

VIAGEM E CULTURA
Caroline Becker

8 magníficos santuários em que a fé católica refulge há séculos na França

ESPIRITUALIDADE
Redação da Aleteia

Por que Jesus nasceu e ressuscitou durante a noite e não de dia?

ESPIRITUALIDADE
Redação da Aleteia

Oração para oferecermos o nosso coração a Nossa Senhora

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
Redação da Aleteia

Pier Giorgio Frassati: jovem, rico, esportista, solidário e… rumo aos altares

ESPIRITUALIDADE
Vatican News

São Nicolau: amor pela verdade e amor por aqueles que pensam de forma diferente em questões de fé

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
Revista Pazes

Vídeo: vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor

ESTILO DE VIDA
Theresa Noble

10 dicas de uma freira para você usar as redes sociais de forma mais saudável

VIAGEM E CULTURA
Redação da Aleteia

EM IMAGENS: a beleza da “Infiorata” de Roma

ESTILO DE VIDA
Javier Fiz Pérez

O segredo para transformar a sua vida e a dos outros

Oração do dia

FESTIVIDADE DO DIA

Santo Atanásio do Monte Athos

Oração para esta manhã
Meditação do dia
Oração para esta tarde
Evangelho do dia
FRASE INSPIRADORA

“A medida do amor é amar sem medida”

São Francisco de Sales
Compartilhe esta frase
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...
Compartilhe est

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue