quarta-feira, 21 de maio de 2014

SALAZAR... NEM TUDO FOI MAU!!! - 21 de Maio de 2014

«O que se está a passar em Portugal é uma desgraça» - Mário Soares



Mário Soares (foto de arquivo) (foto LUSA)
«O que se está a passar em Portugal é uma desgraça» - Mário Soares
Por Redação

O antigo chefe de Estado, Mário Soares, teceu críticas, esta terça-feira, à atual situação do País.

No âmbito da conferência «Os exilados políticos portugueses em França face à Revolução do 25 de Abril», organizada pela embaixada gaulesesa e pelo Institut Français du Portugal, Mário Soares afirmou:

«Eu acho que o que se está a passar em Portugal, neste momento, é uma desgraça de todos os pontos de vista.»

O ex-presidente da República salientou que «as pessoas empobreceram, têm que exilar, muitos delas dormem no chão, outros tem que dar de comer aos filhos e para isso vão buscar aos sítios piores».

Além disso, Mário Soares evidenciou ainda a esperança de que «a Europa não caia no abismo».
23:08 - 20-05-2014
Imprimir esta notícia

Plenamente de acordo, desta vez. Mas a desgraça a que chegamos não é de agora, como V. Exa. bem sabe. V. Exa. com a sua célebre "Descolonização exemplar", que causou a desgraça de muitos milhares de Portugueses; que provocou as Guerras Civis em Angola e Moçambique, com muitos milhares de mortos e estropiados; que provocou a invasão de Timor, pela Indonésia, com todos os males que infligiram aos Timorenses, deve sentir-se orgulhoso por ser o principal autor de todos esses lamentáveis processos!?!?
Não está pois V. Exa. em muita boa posição para fazer críticas à situação em que Portugal se encontra. Isto, sem de forma alguma aligeirar as responsabilidades dos que se lhe seguiram, muito particularmente nos últimos 30 anos. A única desculpa que encontro para todos os disparates que V. Exa. vem proferindo, devem atribuir-se à sua idade e ao seu narcisismo. O relógio da vida é irreversível. E ninguém, nem V. Exa. disso podem ser culpados! Mas é lamentável, assistir à triste e progressiva degradação, que a idade acaba por nos provocar, fazendo-nos cair cada vez mais no ridículo!

__________________________________________

ANTÓNIO FONSECA

7 fabulosos truques com água para fazer em casa ou na feira de ciências [vídeo] - 21 de Maio de 2014

7 fabulosos truques com água para fazer em casa ou na feira de ciências [vídeo]


Publicado em 20.05.2014
Se você está cansado dos truques de mágica tradicionais e daquela história de sempre de descobrir qual é a carta, você está no lugar certo. Confira uma série de truques que podem ser feitos com uma matéria-prima muito simples e fácil de encontrar: água!

7. Ilusão de ótica aquática

1
Primeiro pegue seu laptop e coloque na tela a imagem de duas setas apontando para qualquer direção. Depois, coloque um copo de água vazio na frente da tela, e chame a atenção da sua audiência para a direção em que as setas apontam, quando as vemos através do copo.

Fale para todos que estiverem assistindo para não tirarem os olhos da imagem que aparece atrás do copo vazio e, então, comece a enchê-lo de água. Quando o copo ficar completamente cheio, as setas estarão na direção oposta, como você pode acompanhar nas imagens.
Para deixar o truque ainda mais legal, movimente o copo cheio em frente à imagem, para mostrar que a água realmente muda a direção das setas.

6. Truque da Pimenta

2
Pegue uma tigela de vidro de boca larga e com uma altura média – mais ou menos parecida com a que aparece na imagem de exemplo. Depois, encha ela com água, mas não até transbordar. Em seguida, jogue uma camada de pimenta do reino até preencher toda a superfície.
Agora chegou a hora de fazer o truque! Coloque seu dedo indicador na tigela, como se você fosse fazer um furo na camada de pimenta. Mostra para o público que não acontece nada demais, como todos provavelmente previam. Então, pegue uma gota de detergente, passe no seu dedo e repita o movimento de “furar” a camada de pimenta.
Você e todas as pessoas que estiverem assistindo ao seu show de mágica verão que dessa maneira não é possível “furar” a camada, simplesmente porque os grãos de pimenta do reino fogem do dedo com detergente, praticamente correndo para as laterais da tigela.

5. Truque da água com Jack Daniels

3
Esse é bem legal e é de deixar qualquer um de boca aberta!
Pegue dois copinhos daqueles de servir doses. Depois encha um com whisky e outro com água. Então, pegue um cartão de crédito e o use para tampar o copo que estiver com água. Muita calma nessa hora: vire o copinho da água em cima do cartão de crédito – sem deixar o conteúdo vazar, obviamente – e coloque-o sobre o copo com whisky, exatamente como na imagem.
Depois que os copos estiverem devidamente encaixados, puxe o cartão de crédito ligeiramente para algum dos lados, criando um pequeno intervalo entre um copo e outro.
Dixe seu sistema descansar por cerca de 10 minutos. Dica: você inclusive pode usar esse espaço de tempo para fazer um outro truque, enquanto este fica pronto!
Mas o que de tanto pode acontecer? Bom, lembra que o whisky estava embaixo e a água estava em cima? Depois dos 10 minutos, os líquidos trocarão de lugar, sem que ninguém faça força para que isso aconteça. Simples assim.

4. Balão à prova de fogo

4
Se você já foi a alguma festa de criança, sabe que balões não são as coisas mais resistentes do mundo. Mas quando alguém usa o fogo de um isqueiro para estourá-los, eles são ainda mais sensíveis. Então como é possível um balão ser à prova de fogo? A gente explica: é só colocar um pouco de água dentro dele. Para o seu truque ficar legal, faça assim:
  • Acenda uma vela;
  • Mostre o que acontece quando um balão sem água fica perto da chama;
  • Depois coloque um pouco de água em outro balão, e coloque-o na chama novamente;
  • E então é só reparar nos olhares arregalados da sua audiência, porque o balão não irá estourar.

3. Truque do Laser

5
Assim como todos os truques que mostramos até agora, esse é uma excelente pedida para fazer em uma feira de ciências.
Para montar o truque, pegue uma garrafa pet e faça um pequeno furo nela. A encha até depois do furo, de forma que a água fique vazando pelo orifício. Então, mire um laser (daqueles que usamos para fazer apresentações) no buraco e observe como a luz acompanha a água.

2. Truque da suspensão de água

6
Pegue uma garrafa e coloque uma tela de borracha no gargalo, como no exemplo da imagem. Depois encha a garrafa com água, jogando o líquido por cima da tela de borracha.
Então coloque a palma da mão sobre o bico da garrafa para tampá-la e vire-a de ponta cabeça. E quando você tirar sua mão, verá que, surpreendentemente, a água não irá vazar.
Você pode até colocar palitos de dente, enfiando-os através dos buraquinhos da tela, que mesmo assim a água não irá sair da garrafa. E esse truque tem mais uma coisa muito interessante: quando você coloca os palitos de dente na garrafa, ao invés de ficarem ali próximos da tela, eles são empurrados para cima, onde está o fundo da garrafa! É como se você criasse uma garrafa anti-gravidade!

1. Truque do congelamento instantâneo

7
Você quer deixar sua platéia de boca aberta? Então encerre o show com esse truque! Para fazer a mágica do congelamento instantâneo, basta pegar uma garrafa de plástico, enchê-la com água purificada e colocá-la em seguida no congelador. Agora você precisa ficar de olho, porque deve tirar a garrafa do congelador cuidadosamente, quando a água atingir a temperatura de 0°C.
Agora, vem o passe de mágica: segure a garrafa com firmeza e a bata sobre a mesa, com bastante força. O congelamento começa a acontecer, instantaneamente, como você pode comprovar pelas imagens.
Mais legal que tirar um pássaro da cartola, não?
Você pode ver todos os truques citados acima nesse vídeo, em sequência: [BuzzFeed]
http://youtu.be/1qQu1JbScc8
_____________________
ANTÓNIO FONSECA


Tudo o que precisa saber sobre as eleições europeias - NOTÍCIAS AO MINUTO - 21 de Maio de 2014


Sufrágio Tudo o que precisa saber sobre as eleições europeias

No próximo dia 25 realizam-se as eleições para o Parlamento Europeu, o órgão que representa na União Europeia, a voz dos 500 milhões de cidadãos europeus. Os portugueses vão eleger 21 deputados que farão parte do universo de 751 parlamentares eleitos pelos 28 Estados-membros da União Europeia. Mas estas eleições trazem novidades, saiba quais.
POLÍTICA
Tudo o que precisa saber sobre as eleições europeias
DR
Parlamento EuropeuÉ eleito de cinco em cinco anos, sendo que a primeira eleição ocorreu em 1979. Atualmente é composto por 766 eurodeputados, um número que vai diminuir para 751 nas eleições do próximo dia 25 devido a alterações impostas pelo Tratado de Lisboa.
PUB
Alterações impostas pelo Tratado de Lisboa: A entrada em vigor do Tratado de Lisboa, em 2009, veio trazer a estas eleições uma importância suplementar. Pela primeira vez o Parlamento Europeu elegerá o presidente da Comissão Europeia, sob proposta do Conselho Europeu. Terá por isso um papel decisivo na escolha da personalidade que irá suceder a Durão Barroso.
Importância destas eleiçõesSão as primeiras eleições depois da crise e dos programas de resgate. É também o primeiro sufrágio europeu depois de vários partidos da extrema-direita terem conquistado espaço parlamentar em países como a França ou a Suécia. A Aurora Dourada, partido grego, foi inclusive autorizada a concorrer às eleições.
Quantos eurodeputados são então eleitosEste ano serão eleitos 751 eurodeputados, um limite imposto pelo Tratado de Lisboa. Devido à entrada da Croácia na União Europeia, 12 países, entre os quais Portugal, perdem um assento parlamentar. No caso português serão eleitos 21 eurodeputados, quando até aqui eram 22.
São elegíveis para o Parlamento EuropeuOs cidadãos portugueses recenseados no território nacional e que não optem por votar em outro estado membro da União Europeia
Distribuição de lugares: É feita com base no príncipio da proporcionalidade degressiva, isto é, os países com maior dimensão populacional são os que podem eleger um maior número de eurodeputados. A título de exemplo, o Luxemburgo tem direito a seis assentos parlamentares, enquanto a Alemanha dispoe de 96.
Salários dos eurodeputados: Desde 2009, ano em que entrou em vigor o Estatuto Único dos Deputados, o salário mensal é igual para todos os eurodeputados e fixa-se nos 7.956 euros. Devido ao imposto comunitário, os representates do Parlamento Europeu levam para casa 'apenas' 6.200 euros.
Pensões dos eurodeputados: Os eurodeputados aposentam-se aos 63 anos. O montante da pensão ascende, por cada ano completo de exercício de mandato, a 3,5% do montante do salário, sendo que não pode exceder 70% no total.
Quem suporta os custos dos salários e pensões: Estes custos são suportados pelo orçamento do Parlamento Europeu.
Subsídios atribuídos: Os eurodeputados têm direito ao reembolso das despesas de viagemcom o valor máximo de 4.243 euros. É-lhes ainda atribuído um subsídio de estadia de 304 euros para despesas de alojamento por cada dia que os eurodeputados compareçam em reuniões oficiais. Existe ainda o subsídio para despesas gerais (4.299 euros), subsídio de fim de mandato, sendo que também são incluidas as despesas de saúde (reembolso de dois terços do valor gasto).
Partidos políticos europeus: Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos), Partido dos Socialistas Europeus, Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, Aliança dos Conservadores e Reformistas Europeus, Verdes, Aliança Livre Europeia, Partido da Esquerda Europeia, Movimento para a Europa da Liberdade e da Democracia, Partido Democrático Europeu, Aliança Livre Europeia, Aliança Europeia para a Liberdade, Aliança dos Movimentos Nacionais Europeus, Movimento Político Cristão da Europa e Aliança para uma Europa de Democracias.
Candidatos à presidência da Comissão Europeia: Jean-Claude Juncker (PPE), antigo primeiro-ministro do Luxemburgo e antigo presidente do Eurogrupo; Martin Schulz (PES), atual presidente do Parlamento Europeu; Guy Verhofstadt (ALDE PARTY), antigo primeiro-ministro da Bélgica e atual líder do grupo liberal no Parlamento Europeu; José Bové e Ska Keller (Verdes), atuais eurodeputados pela França e Alemanha; e Alexis Tsipras (Esquerda), líder do partido grego SYRIZA
Nos próximos cinco anos quais são os principais desafios que se colocam à União Europeia?
Desde logo, a estabilização dos sistemas financeiros, em particular na zona euro, a necessidade de impulsionar a competitividade da Europa na economia global e as medidas para estimular a criação de emprego. Uma maior ou menor restrição da livre circulação dos cidadãos e a abertura ou não das fronteiras a imigrantes serão outros dos problemas que estarão em cima da mesa. Assim como a proteção da saúde pública, os direitos dos 500 milhões de consumidores no mercado interno e dos seus dados pessoais. Mas também a luta contra as alterações climáticas e poluição. Uma agricultura e pescas mais justas e ecológicas irão merecer também a atenção do Parlamento Europeu. A independência energética da Europa, o acordo de comércio e de investimento com os Estados Unidos serão outros dos desafios que serão colocados aos novos parlamentares. Também o orçamento da UE irá estar novamente no centro do debate político, na medida em que os novos eurodeputados terão de fazer uma revisão intercalar do orçamento da União para o período 2014-2020.


-   VEJAM ACIMA, PARA QUE SERVEM AS ELEIÇÕES

 DO PRÓXIMO DOMINGO, 25 DE MAIO DE 2014
-____________________

ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue