Os Carros de Corrida Mais Icônicos de Todos os Tempos
1. Lancia Stratos
Projetado pela empresa italiana de design Bertone, o Stratos contava com o motor traseiro Ferrari V6. Obteve três vitórias no Campeonato Mundial de Rali entre 1974 e 1976, e venceu seu último troféu em 1981.
2. Porsche 917
Este foi o carro que deu à Porsche sua primeira vitória na corrida 24 Horas de Le Mans. Pelo menos 11 variantes diferentes do carro foram produzidas ao longo de sua vida de corrida ativa. Foi tão bem-sucedido na Can-Am que levou a culpa por acabar com a popularidade da série.
3. McLaren-Honda MP4/4
O MP4/4 foi conduzido pela dubla mais emblemática da história da Fórmula 1 - Alain Prost e Ayrton Senna. Também ganhou 15 dos 16 Grands Prix durante a temporada de 1988.
4. Audi Quattro
Um ‘monstruoso’ carro do Grupo B de meados da década de 1980, o Quattro é considerado o melhor carro de ralis da história automobilística. Também definiu o padrão para todos os carros 4x4 do Campeonato Mundial de Rali, pois, até então, esses modelos eram conhecidos por sempre dar problemas. Suas iterações posteriores apresentaram uma aerodinâmica espetacular e níveis insanos de potência (cerca de 600 cavalos).
5. Ferrari F2004
Este carro ainda possui muitos recordes do Grand Prix de Fórmula 1 até hoje. Foi também o carro que o lendário Michael Schumacher conquistou o seu último Mundial de Pilotos. Ele e seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, tiveram 15 vitórias durante a temporada de Fórmula 1 de 2004.
6. Lancia Delta Integrale
Entre 1987 e 1992, seus pilotos levaram o automóvel a nada menos que 46 vitórias, tornando-se o carro de Campeonato Mundial de Rali mais bem-sucedido na história.
7. Porsche 956
Projetado em 1982 para competir no Grupo C, o 956 obteve quatro vitórias consecutivas entre 1982 e 1986 na corrida 24 Horas de Le Mans. Talvez seja mais conhecido por ter o recorde de volta total no Nurburgring, o circuito de corrida mais difícil do mundo. O registro se mantém há mais de 30 anos.
8. Maserati 250F
Um carro completamente belo, o 250F tornou-se rapidamente um ícone das corridas de Fórmula 1 dos anos 1950. Venceu sua corrida de estreia em 1954, com Juan Manuel Fangio ao volante. O carro também deu a Fangio a última das suas cinco vitórias no Campeonato Mundial de Piolotos.
9. Lotus 79
O Lotus 79 foi o primeiro carro de Fórmula 1 a tirar proveito do fenômeno do efeito do solo, dando aos carros muito mais aderência do que era possível até aquele momento. O americano Mario Andretti levou o carro ao sucesso do Campeonato Mundial, e era extremamente popular em 1978.
10. Ford GT40
Este foi projetado depois que Henry Ford II não conseguiu comprar a Ferrari, no início da década de 1960. Enraivecido, ele ordenou um carro que pudesse competir diretamente com a Ferrari (e esmagá-la) na corrida 24 Horas de Le Mans, o que resultou em vitórias por quatro anos seguidos - de 1966 a 1969. O atual Ford GT é uma homenagem moderna ao modelo.
11. Toyota Celica GT4
O GT4 foi um marco, pois foi a primeira vez que um fabricante japonês entrou no Campeonato Mundial de Rali com um carro com quatro rodas e venceu. O carro foi conduzido a três vitórias do campeonato de pilotos do Mundial de Rali, entre 1992 e 1994.
12. Porsche 911
O 911 está em constante evolução há mais de 50 anos, e muitas equipes de corrida têm competido em diferentes modalidades, e com incríveis sucessos. Os 911 de 1970 (ilustrado na foto) venceram as corridas de carros esportivos Targa Florio, Daytona, Sebring e Nürburgring, entre muitas outras.
13. Ferrari 250 Series
Oriundo da linha mais premiada de Ferraris já feitas, o 250 Testa Rossa teve vitória geral na corrida 24 Horas de Le Mans, em 1958, 1960 e 1961. Seu parente próximo, a Ferrari 250 GTO, é o carro mais procurado do mundo por colecionadores, e também o mais caro do mundo.
14. Audi R8 LMP
O R8 LMP marcou o início do domínio da Audi nas corridas 24 Horas de Le Mans, desde o início dos anos 2000 até meados dos anos 2010. O carro obteve cinco vitórias gerais de Le Mans em seis anos, entre 2000 e 2005. Foi substituído pelo Audi R10 TDI, que continuou ganhando em Le Mans.
Fonte do conteúdo: Top Gear | Cheat Sheet | Fox Sports Australia