CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Shakhtar Donetsk, Sérgio Conceição foi confrontado com as palavras de Stepanenko, que festejou o facto de ter calhado no mesmo grupo do FC Porto e depois ter desmentido tais comentários, culpando erros de tradução.
"Nós estamos habituados que o Shakhtar seja a equipa número 1 da Ucrânia e que esteja na Champions. Às vezes as dificuldades superam-se e é um momento difícil para o povo ucraniano, com quem estamos solidários, mas eles vão tentar honrar essa luta em campo e, nesse sentido, vamos ter uma equipa super motivada. Tem sempre qualidade, agora não tem tantos estrangeiros, mas tem jogadores formados no clube e com experiência. Nestes jogos da Champions, com equipas de grande gabarito, isso é importante. Este jogo tem tudo para ser um grande espetáculo e acreditamos que podemos ganhar não pela fraqueza do Shakhtar, mas pela nossa qualidade. Quanto ao Stepanenko, estou mais preocupado com o que faz em campo do que com as palavras que disse no sorteio", afirmou.
Conceição pronunciou-se também sobre a lesão grave que Iván Marcano contraiu no jogo com o Estrela da Amadora e o facto de ter de, mais uma vez, construir uma equipa nova.
"Os nossos melhores anos aqui foi a recomeçar, estamos habituados. Dou o exemplo da última Champions, com castigos e lesões que tivemos do Marcano, Otávio, Evanilson, Pepê… 50 por cento da equipa. Disse no fim do Estrela que não foi uma vitória brilhante pela qualidade do adversário e pelo nosso processo. Nós olhamos para esta conferência e entendo a curiosidade de como é que o Pepe sente o frio na barriga aos 40 anos, mas de futebol… vocês [jornalistas] acompanham-nos e de certeza que gostam de falar da dinâmica do Shakhtar, da expressão tática, isso é que era bom, temas desportivos. Em todas as profissões em que falam para milhares de pessoas, as pessoas precisam de qualificações para que se entenda o nome da poda. Nós não falamos muito disto e eu era capaz de estar aqui três ou quatro horas para falar de bola. Falar do Marcano… fico muito triste por sentir que é um jogador que nos acompanha há muito tempo e pela forma como nos acompanha em campo… poderá ser que se mude alguma coisa em relação ao Estrela", concluiu.
O município é atravessado pela Estrada Nacional N2, a maior estrada de Portugal, e desfruta também das águas do rio Zêzere, mais precisamente da Albufeira de Castelo de Bode para captação de água e atividades balneares.
A cerca de 2 km da sede do município encontra-se o Centro Geodésico de Portugal Continental, na Serra da Melriça. No alto desta serra, encontra-se construído um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto", marcando assim o Centro a nível de coordenadas geodésicas do país.
Obs.: Número de habitantes "residentes", ou seja, que tinham a residência oficial neste município à data em que os censos se realizaram.
De acordo com os dados do INE o distrito de Castelo Branco registou em 2021 um decréscimo populacional na ordem dos 9.3% relativamente aos resultados do censo de 2011. No concelho de Vila de Rei esse decréscimo rondou os 5.0%.
(Obs: De 1900 a 1950 os dados referem-se à população "de facto", ou seja, que estava presente no município à data em que os censos se realizaram. Daí que se registem algumas diferenças relativamente à designada população residente
Espaço de Cultura e Lazer da Fundada - Biblioteca / Espaço de acesso à Internet
Eventos culturais
A Câmara Municipal de Vila de Rei organiza anualmente a Feira de Enchidos, Queijo e Mel.
Esta feira realiza-se normalmente entre o último fim-de-semana do mês Julho e o primeiro de Agosto. Além de dar a conhecer as especialidades gastronómicas da região e apresentar também o artesanato local, é organizada uma feira do livro.
Também organizado pela câmara é o festival "Rock na Vila". Um festival de música que se realiza na sede do município. Geralmente acontece no mês de Junho.
Desporto
A Câmara Municipal de Vila de Rei organiza anualmente as Jornadas Desportivas do município - conjunto de actividades desportivas com finalidades formativas e recreativas. O clube de Vilarregense Futebol Clube participa em diversos escalões de competição da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Em 2007 o Vilarregense Futebol Clube tornou-se membro da federação nacional de orientação e organizou a sua primeira prova de orientação.
Espaços desportivos
Campo de Futebol de 11 - Vilarregense Futebol Clube - Vila de Rei
Piscina Municipal Coberta - Vila de Rei
Piscina Municipal Descoberta - Vila de Rei
Pavilhão Desportivo Multiusos - Vila de Rei
Ginásio Municipal - Vila de Rei
Campo de Mini-Golfe - Vila de Rei
Skate Park - Vila de Rei
Mini-campo de jogos - Parque das Feiras - Vila de Rei
Campo Multiusos - Clube Cultural Desportivo e Recreativo da Fundada - Fundada
Cable Park - Praia Fluvial das Fernandaires
Eventos desportivos
Passeio TT - Esganados TT Vila de Rei
Passeio das Bonitas - Bombeiros Voluntários de Vila de Rei
O Centro Geodésico de Portugal continental encontra-se em Vila de Rei. Este ponto, assinalado por um marco geodésico, encontra-se no cume da Serra da Melriça e tem o nome de Picoto da Melriça. Uma visita a este local impõe-se não só pelo simbolismo do local como pela vista que se alcança a 360º, podendo vislumbrar-se em dias limpos a Serra da Estrela a cerca de 100 km de distância.
Cascata do Penedo Furado - Conjunto de Piscinas naturais, cascatas e trilhos. No ano de 2019 foram inaugurados os passadiços do Penedo Furado[12] com uma extensão de 532 metros e que permitem um acesso mais fácil às cascatas deste local. Existem planos para aumentar a extensão total destes passadiços criando um circuito com 2 km.
Água Formosa - Aldeia de xisto. Esta pequena aldeia escondida num vale mantém o traço original bem vísivel nas paredes das casas. Conta atualmente com meia-dúzia de habitantes permanentes, no entanto, este cultivam ainda hortas junto à ribeira que circunda a aldeia, cuidando também das flores espalhadas ao longo das ruas que apenas podem ser percorridas a pé e que embelezam este local.
Fernandaires - Albufeira de Castelo de Bode, Aldeia, Praia Fluvial. Este local de beleza natural imensa é visitado especialmente no período do verão, permitindo a realização de atividades como canoagem, stand-up padel, passeios de barco e campismo. É também um dos locais pertencentes à primeira estância de Wakeboard em Portugal[13] na albufeira de Castelo de Bode, dispondo de um Cable Park. É ainda um local propício à pesca tanto nas margens da albufeira como através de barco, realizando-se anualmente uma competição de apanha da Achigã neste local.
Zaboeira - Albufeira de Castelo de Bode, Aldeia, Praia Fluvial. Zona balnear muito calma com uma envolvente montanhosa fascinante e com a ponte em arco como plano de fundo. Esta ponte liga os municípios de Vila de Rei e Ferreira do Zêzere.
Bostelim - Ribeira do Bostelim, Praia Fluvial - Situada entre as freguesias de São João do Peso e Fundada, esta praia está totalmente rodeada por floresta oferecendo ao visitante um experiência imersiva na natureza. É a única praia fluvial distinguida com a Bandeira Azul no distrito de Castelo Branco[14], distinção que recebeu pelo 4º ano consecutivo em 2019, está ainda classificada como Praia Acessível. Este local dispõe de instalações para campismo e caravanismo.
Pego das Cancelas - Ribeira da Isna, Praia Fluvial - Local afastado de qualquer povoação e em comunhão perfeita com a natureza. Muito próximo desta praia fluvial fica a Ponte dos 3 Concelhos, local onde convergem os municípios de Vila de Rei, Sertã e Mação.
↑INE (2012). «Quadros de apuramento por freguesia»(XLSX-ZIP). Censos 2011 (resultados definitivos). Tabelas anexas à publicação oficial; informação no separador "Q101_CENTRO". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 27 de julho de 2013