sábado, 7 de maio de 2022

OBSERVADOR - DESPORTO - 7 DE MAIO DE 2022

 

Ver no browser
Observador

Desporto

Fotografia de Bruno Roseiro
Bruno Roseiro
Editor de Desporto
Foto da Newsletter

“Giro é ver o João ganhar”. Um outdoor do Eurosport aqui, outro ali, mais um acolá, uma mensagem que fica para além do que se pode passar em termos desportivos na Volta a Itália: à semelhança do que aconteceu no MotoGP com Miguel Oliveira, na canoagem com Fernando Pimenta ou noutras tantas modalidades onde há um português capaz de lutar com os melhores, o ciclismo, que no plano histórico sempre foi um daqueles desportos de eleição do público nacional, encontrou a sua âncora para voltar a recuperar toda uma legião de seguidores que se foi perdendo com o tempo. O percurso de João Almeida pela Deceuninck Quick-Step teve também esse mérito. Agora, liderando a UAE Emirates, as ambições crescem. O interesse também, claro.

“Estou confiante nos meus colegas, estamos todos focados no mesmo objetivo. O líder sou eu. Há equipas com mais do que um líder mas nós só temos uma carta para jogar, sou eu. Temos um bom ambiente, somos todos amigos e estamos muito felizes. A responsabilidade junta-se a alguma pressão mas não muita. Estou com uma condição física melhor, no geral, para ser mais forte do que antes e andar melhor na montanha, este ano não há muitos quilómetros de contrarrelógio. Temos uma nova bicicleta, que tem registado bons números e é melhor do que a antiga. Isso já é uma vantagem e estou muito ansioso por correr com ela pela primeira vez e testá-la em competição. Todos os dias vão contar, todos os segundos vão contar e é preciso ser mentalmente forte. Se não cair, se não adoecer, continuar bem de saúde e acabar na frente, é um bom Giro. Gostava um dia de vencer uma etapa mas é muito difícil. Quero estar nos primeiros lugares”, disse no lançamento da prova o português que contará com Rui Costa e Rui Oliveira na equipa para este Giro.

João Almeida sabe que tem vários adversários pela frente e assume até que Richard Carapaz, equatoriano da Ineos, é o principal favorito entre uma concorrência que apresenta alguém de todos os lados. E sabe também que, como detalhou Robbie McEwen a questões do Observador, o percurso iria ser mais a seu jeito se tivesse mais quilómetros de contrarrelógio e montanhas intermédias e não tanta alta montanha desenhada para os melhores trepadores. No entanto, e depois do quarto lugar em 2020 e da sexta posição em 2021, o português quer dar mais um passo de afirmação que pode chegar em 2022, 2023 ou 2024. E só terminar no top 3 de uma grande volta como o Giro era entrar num patamar como não acontece no plano nacional há mais de 40 anos, quando Joaquim Agostinho repetiu em 1979 o terceiro lugar na Volta à França do ano anterior já depois de ter conseguido uma segunda posição em 1974 na Volta a Espanha atrás de José Manuel Fuente.

Na primeira etapa, especialmente grande tratando-se de um início de uma prova de três semanas (195km na ligação entre Budapeste e Visegrád, o português acabou em 14.º a quatro segundos do vencedor, Mathieu van der Pol. Este sábado vai haver contrarrelógio com pouco mais de nove quilómetros em Budapeste.

Segundo set point da possível conquista do título, segunda festa adiada mas com um passo decisivo dado pelo meio. Com a vitória na receção ao Vizela, o FC Porto ficou apenas a um ponto de carimbar o triunfo no Campeonato mas ainda teve de adiar o momento após a goleada do Sporting na receção ao Gil Vicente, que carimbou de forma matemática o segundo lugar e consequente acesso à Liga dos Campeões. Agora, os azuis e brancos deslocam-se à Luz este sábado às 18h para defrontar o Benfica (que na última jornada ganhou fora ao Marítimo lançando os jovens Sandro Cruz e Tiago Gouveia), sendo que os leões entram em campo logo a seguir no Algarve frente ao Portimonense (20h30). Contas feitas, só existe uma maneira de ficar tudo adiado para a última jornada: o FC Porto perder o clássico e o Sporting garantir um novo triunfo em Portimão.

Lá fora, com o Real Madrid a juntar-se ao Bayern e ao PSG na lista de campeões de 2021/22 após golear o Espanyol, as atenções centram-se agora na Premier League e na Serie A, com os primeiros classificados ainda separados por um ponto: em Inglaterra, o Manchester City recebe o Newcastle (domingo, 16h30), enquanto o Liverpool joga em Anfield com o Tottenham (sábado, 19h45) e defronta na terça-feira em Birmingham o Aston Villa (20h); em Itália (que tem a final da Taça na quarta-feira às 20h), o AC Milan joga fora frente ao Verona (domingo, 19h45), ao passo que o Inter vai receber já esta sexta-feira em San Siro o Empoli (17h45).

Já são também conhecidas as três finais europeias da temporada. Na Champions, o Villarreal ainda teve uma surpreendente reação até ao intervalo mas o Liverpool conseguiu a reviravolta na segunda parte depois da entrada de Luis Díaz, defrontando agora um Real Madrid que voltou a mostrar como 90 minutos podem ser longos no Santiago Bernabéu ao levar a decisão frente ao Manchester City para prolongamento com dois golos a fechar em 90 segundos antes do penálti decisivo de Benzema em tempo extra. Na Liga Europa, o Eintracht Frankfurt confirmou a vantagem trazida de Londres e voltou a bater o West Ham, jogando agora a final frente a um cada vez mais surpreendente Rangers que conseguiu afastar em Glasgow o RB Leipzig. Na Conference League, Mourinho levou a Roma a uma decisão internacional mais de 30 anos depois com o triunfo no Olímpico com o Leicester, defrontando o Feyenoord que segurou a vantagem em Marselha.

A Fórmula 1 está de regresso e com uma corrida que não é um Grande Prémio qualquer: Miami recebe pela primeira vez uma prova no calendário do Mundial, entre críticas à água falsa montada para efeitos televisivos numa espécie de marina e muitos eventos sociais antes do arranque dos motores. Depois do triunfo de Max Verstappen na Emília-Romanha, com dobradinha da Red Bull e a Ferrari a não ir além da sexta posição com Leclerc (Carlos Sainz ficou fora na primeira volta), o neerlandês procura dar prolongamento à recuperação numa altura em que está ainda 27 pontos do monegasco. Hamilton, atual sétimo classificado, é a incógnita.

Nas modalidades de pavilhão, muito para ver e com caráter decisivo (ou quase): no voleibol, o Benfica ganhou o jogo 2 da final frente ao Sporting e pode fazer a festa do título em caso de novo triunfo no Pavilhão da Luz (sábado, 20h30); no andebol, o Sporting recebe o FC Porto no Pavilhão João Rocha e uma vitória é um passo quase decisivo para qualquer dos candidatos ao título (sábado, 18h); no basquetebol, há a Final Eight da Taça de Portugal, com as meias-finais no sábado (17h e 19h30) e a final no domingo (18h). Nota para as decisões no Open de Madrid, no quadro feminino (sábado, 17h30) e masculino (domingo, 17h30).

Do fim de semana passado, quatro notas que ficaram: a histórica vitória de Nuno Borges e Francisco Cabral na final de pares do Estoril Open (Sebastián Báez venceu Frances Tiafoe nos singulares); a derrota do Sporting na final da Liga dos Campeões de futsal, uma reedição de 2021 agora com vitória do Barcelona por 4-0; a eliminação na primeira ronda de Jorge Fonseca no Campeonato da Europa de judo, que fez com que Portugal saísse de Sófia apenas com a medalha de prata de Catarina Costa; e o 12.º lugar de Miguel Oliveira no Grande Prémio de Espanha, uma posição aquém mas que foi quase uma “vitória” após sair de 21.º.

EU, A TV E UM COMANDO

6 de maio

17h45Serie A: Inter-Empoli (SportTV1)
20hSerie A: Génova-Juventus (SportTV2)
20hLigue 1: Lille-Mónaco (Eleven 2)
20h15Primeira Liga: Boavista-V. Guimarães (SportTV1)

7 de maio

13h2.ª etapa do Giro, Budapeste (Eurosport 1)
14hSerie A: Torino-Nápoles (SportTV5)
14h30Bundesliga: Fürth-B. Dortmund (Eleven 2) e Hoffenheim-Bayer Leverkusen (Eleven 3)
15hPremier League: Chelsea-Wolverhampton (SportTV2)
15h30Primeira Liga: Estoril-Moreirense (SportTV1)
17hMeias-finais da Taça de basquetebol, Sporting-FC Porto/Oliveirense (RTP2)
17h30Premier League: Brighton-Manchester United (SportTV2)
17h30Ténis, final feminina do Open de Madrid (Eleven 4)
18hPrimeira Liga: Benfica-FC Porto (BTV)
18hLiga de andebol, Sporting-FC Porto (Sporting TV)
19h30Meias-finais da Taça de Portugal, Benfica/Ovarense-V. Guimarães-Illiabum (RTP2)
19h45Premier League: Liverpool-Tottenham (SportTV2)
20hFinal da Taça de França: Nice-Nantes
20hLa Liga: Betis-Barcelona (Eleven 1)
20h30Primeira Liga: Portimonense-Sporting (SportTV1)
20h30Jogo 3 final Campeonato de voleibol, Benfica-Sporting (BTV)
21hFórmula 1, qualificação para o Grande Prémio de Miami (SportTV4)

8 de maio

11h403.ª etapa do Giro, Kaposvar-Balatonfüred (Eurosport 1)
14hPremier League: Arsenal-Leeds (SportTV2)
15hCampeonato Brasil: Flamengo-Botafogo (Canal 11)
15h30Primeira Liga: Gil Vicente-Tondela (SportTV1) e Vizela-Marítimo (SportTV3)
16hLiga feminina: Benfica-Sporting (Canal 11 e BTV)
16h30Premier League: Manchester City-Newcastle (SportTV2)
16h30Bundesliga: Bayern-Estugarda (Eleven 2)
18hFinal da Taça de Portugal, jogo a definir (RTP2)
18hPrimeira Liga: Sp. Braga-Arouca (SportTV1)
18h30Bundesliga: RB Leipzig-Augsburgo (Eleven 3)
19h45Serie A: Hellas Verona-AC Milan (SportTV2)
19h45Ligue 1: PSG-Troyes (Eleven 2)
20hLa Liga: Atl. Madrid-Real Madrid (Eleven 1)
20hCampeonato Brasil: Palmeiras-Fluminense (Canal 11)
20h30Primeira Liga: Santa Clara-P. Ferreira (SportTV1)
20h30Fórmula 1, Grande Prémio de Miami (SportTV4)
20h30Playoffs NBA: Dallas Mavericks-Phoenix Suns (SportTV5)
22hCampeonato Brasil: RB Bragantino-Corinthians (Canal 11)

9 de maio

1hPlayoffs NBA: Philadelphia Sixers-Miami Heat (SportTV1)
19h45Serie A: Fiorentina-Roma (SportTV3)
20h15Primeira Liga: Belenenses SAD-Famalicão (SportTV1)

10 de maio

00hPlayoffs NHL: Washington Capitals-Florida Panthers (SportTV2)
00h30Playoffs NBA: Milwaukee Bucks-Boston Celtics (SportTV1)
11h354.ª etapa do Giro, Avola-Etna (Eurosport 1)
20hPremier League: Aston Villa-Liverpool (SportTV1)
20h30La Liga: Barcelona-Celta de Vigo (Eleven 1)

11 de maio

10h305.ª etapa do Giro, Catania-Messina (Eurosport 1)
18hLigue 1: Nice-Saint Étienne (Eleven)
19hEredivisie: Ajax-Heerenveen e PSV-NEC (SportTV5)
19h45Premier League: Leeds-Chelsea (SportTV3)
20hFinal da Taça de Itália: Juventus-Inter (SportTV2)
20hLigue 1: Nantes-Rennes (Eleven)
20h15Premier League: Wolverhampton-Manchester City (SportTV1)
20h30La Liga: Elche-Atl. Madrid (Eleven 1)

12 de maio

11h356.ª etapa do Giro, Palmi-Scalea (Eurosport 1)
19h45Premier League: Tottenham-Arsenal (SportTV1)
20h30La Liga: Real Madrid-Levante (Eleven 1)

13 de maio

10h557.ª etapa do Giro, Diamante-Potenza (Eurosport 1)

O JOGO EM PALAVRAS

PÓDIO

1

Histórico: Cabral e Borges conquistam Estoril Open

Depois da vitória frente a Murray e Venus, dupla teve mais uma exibição de sonho e ganhou final a González e Goransson, sendo os primeiros portugueses a ganhar o torneio nacional em pares (6-2 e 6-3).

2

Benfica empata na Eslovénia e faz história na EHF

Águias queriam esquecer vantagem de sete e conseguiram, empatando num jogo sempre dominado frente ao Gorenje Velenje e carimbando pela primeira vez presença na fase final da Liga Europeia (27-27).

3

Pedro Martins leva o Olympiacos ao tricampeonato

O Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins, sagrou-se esta quarta-feira tricampeão grego a quatro jornadas do fim do campeonato. Rony Lopes marcou um dos golos decisivos contra o PAOK.

O PROJETO

Fotografia
FPF

Qual é o plano para a próxima década do futebol

Federação juntou várias entidades e desenvolveu "Futebol 2030", um projeto que baliza objetivos concretos para os próximos dez anos com programas que entroncam nas mudanças que se vão registando.

TERCEIRO TEMPO

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue