quinta-feira, 12 de julho de 2018

O JOGO

EXPRESSO

1221
12 JUL 2018
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Diretor-Executivo
 
Sexta-feira 13 no Parlamento. A magia de Modric. E o choque da NATO
Boa tarde,
Amanhã é sexta-feira 13 e os deputados discutem na Assembleia da República o Estado da Nação. Momento para encerrar a sessão legislativa e para os partidos voltarem a mostrar o seu jogo numa altura em que o clima político vai aquecendo, já a pensar na discussão do Orçamento do Estado e nas eleições de 2019. Quem terá azar, Costa ou a oposição?
Os cinco temas de sexta-feira 13 para Costa
É já esta sexta-feira que o primeiro-ministro vai ao Parlamento para um dos debates mais importantes do ano. É dia de analisar o estado do país em todas as suas vertentes, e Costa tem em mãos vários temas quentes, da guerra com os professores às sucessivas demissões nos hospitais

Contas Públicas: Com a receita a crescer abaixo do previsto, saiba como está o Governo a conter a despesa
Todos os agregados da despesa pública tiveram no primeiro trimestre uma evolução mais favorável do que a prevista pelo Governo para o conjunto do 2018, destaca um relatório do Conselho das Finanças Públicas, divulgado esta quinta-feira. Investimento público não escapa à contenção e está a crescer muito abaixo do previsto

Lá fora, mais uma cimeira internacional, desta vez da Aliança Atlântica, e mais uma cimeira em queTrump ameaça tudo e todos.
Por isso mesmo, no Diário de hoje, o título deste tema chama-se "NATO. Choque e pavor"

O primeiro-ministro António Costa admitiu publicamente que a última reunião da NATO não foi “tão horrível” como a do Conselho Europeu a que compareceu há 15 dias, mas confessou que foi tensa e recusou-se a “comentar pormenores”, desvalorizando o “estilo negocial” de cada um.
Donald Trump começou subitamente a discutir as questões dos aumentos da despesa militar (que no mesmo dia tinha sugerido que fossem elevada, não para 2% do PIB mas para 4%) na presença dos presidentes georgiano e ucraniano, que também se deslocaram à cimeira para as suas reuniões de parceria.

Há 12 anos que PSP e empresas não se entendem sobre lei que enquadra transporte coletivo de crianças
Interpretação de lei de 2016 continua a dividir autoridades e empresas transportadoras - a matéria é particularmente sensível no verão, em que diversos autocarros transportam crianças para as praias e os campos de férias. Polícia vai começar a multar

Vem aí a final do Mundial. Uma final com um estreante, a Croácia. Croatas que são liderados por um dos melhores médios do mundo.

É disso mesmo que nos fala Bruno Vieira Amaral: Modric, leve, fluido, natural, joga como se dissesse água
Modric era bom antes do Mundial e sê-lo-á depois dele, mas é no presente que estamos e há que explicar como estamos com o presente de Modric: Bruno Vieira Amaral escreve sobre o gigante croata de 1,72 metros e evidencia uma ilusão factual - “o génio define-se por nos fazer acreditar que a jogada que executa é sempre a ideal”. Por isso, “talvez o cérebro do génio seja mais simples”

João Vieira Lopes, patrão do comércio e dos serviços: “Se a indústria consegue pagar acima do salário mínimo, que pague”
João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), diz que a discussão sobre o salário mínimo é extemporânea e não pode ser feita como se de um leilão se tratasse. Em junho, António Saraiva, líder da confederação que representa os patrões da indústria, defendeu um salário mínimo acima dos €600 e a polémica ainda não acabou

De onde vem a farinha do pão que comemos?
Portugal está cada vez mais dependente de outros países para pôr pão na mesa. Há 100 anos que não se semeavam tão poucos cereais. O Governo e os agricultores querem inverter essa tendência e esta quinta-feira foi aprovada em Conselho de Ministros a Estratégia Nacional para os Cereais. Porém, com uma certeza: Portugal nunca será autossuficiente neste sector

Tenha um excelente final de dia. Amanhã estaremos de volta.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
SOCIEDADE
Há 12 anos que PSP e empresas não se entendem sobre lei que enquadra transporte coletivo de crianças
Interpretação de lei de 2016 continua a dividir autoridades e empresas transportadoras - a matéria é particularmente sensível no verão, em que diversos autocarros transportam crianças para as praias e os campos de férias. Polícia vai começar a multar
ESTADO DA NAÇÃOOs cinco temas difíceis para Costa numa sexta-feira 13
É já esta sexta-feira que o primeiro-ministro vai ao Parlamento para um dos debates mais importantes do ano. É dia de analisar o estado do país em todas as suas vertentes e Costa vai ser confrontado com vários temas quentes, da guerra com os professores às sucessivas demissões nos hospitais
JOÃO VIEIRA LOPES
Patrão do comércio: “Se a indústria consegue pagar acima do salário mínimo, que pague”
João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, diz que a discussão sobre o salário mínimo é extemporânea e não pode ser feita como se de um leilão se tratasse. Em junho, António Saraiva, líder da confederação que representa os patrões da indústria, defendeu um salário mínimo acima dos €600 e a polémica ainda não acabou
MUNDIAL 2018 | CRÓNICA “Escrever até que as pedras se tornem mais leves que a água”: Modric
POR BRUNO VIEIRA AMARAL
Daniel Oliveira
2% para a defesa? Que parte do “não há dinheiro” é que não perceberam?
 
Henrique Raposo
A confissão do sonâmbulo
 
ANÁLISE
NATO. Choque e pavor
PRODUÇÃO DE CEREAIS
De onde vem a farinha para o papo seco?
BOA CAMA BOA MESA
Os melhores rooftops algarvios com vista para o mar

OBSERVADOR

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
TAILÂNDIA 
O mergulhador que morreu na gruta trabalhava como segurança no aeroporto de Banguecoque. Os amigos contam as suas histórias ao Observador e mostram as fotos com ele. Reportagem na Tailândia.
EXAMES NACIONAIS 
Resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário já foram divulgados. Foram feitos 22 exames. A pior média nacional foi a História A e ficou nos 9,5.
PAPA FRANCISCO 
O Papa Francisco agradeceu a D. Manuel Clemente o documento do cardeal patriarca de Lisboa sobre os divorciados recasados, que se tornou polémico por propor a abstinência sexual a estes casais.
PRESIDENTE TRUMP 
Presidente dos EUA estava "furioso" com a mensagem que saiu do primeiro dia de reuniões. Ameaçou com "graves consequências" para a aliança militar mas regozija-se com novo pacote de compromissos.
ECONOMIA 
Mau tempo no início do ano, aumento dos preços do petróleo e conjuntura externa menos favorável afetam desempenho da economia portuguesa e levaram Bruxelas a rever em baixa crescimento económico.
CRISTIANO RONALDO 
Entre 2011 e 2017, a marca CR7 cresceu 77,5 milhões de euros. Hoje, deve rondar os 120 milhões de euros, sem contar com o impacto da transferência para Turim. O limite de Ronaldo parece não existir.
MUNDIAL 2018 
Kalinic recusou entrar frente à Nigéria e foi expulso da seleção croata. Agora, vai ver pela televisão os colegas jogarem a final. "Já todos fomos idiotas", sintetiza... Ricardo Araújo Pereira.
DESPORTO 
Antes da terceira etapa do Red Bull Cliff Diving, dois atletas saltaram para o Tejo a partir do mastro de uma caravela. Os Açores voltam a receber a competição de saltos para a água.
JUAN CARLOS 
Os técnicos da Autoridade Tributária defendem a abertura de um inquérito às contas do antigo rei em paraísos fiscais e pedem que a família real declare publicamente os bens que detém no estrangeiro.
HOLLYWOOD 
Amarrada a uma cadeira e amordaçada com um preservativo. Hoje com 50 anos, a atriz Mira Sorvino, uma das vozes apoiantes do movimento #MeToo, contou como foi o seu primeiro casting.
CRIME 
Homem de 55 anos preparava-se para receber clientes junto a estação de comboio quando começou a ser insultado por taxista, que acabou a agredi-lo a pontapé.
Opinião

Helena Garrido
Algumas pessoas começaram agora a perceber os custos das decisões orçamentais tomadas nos últimos dois anos. Até o Governo já tem de explicar que, afinal, não há dinheiro para tudo.

Filomena Martins
O que aconteceu na Tailândia não foi um milagre. Foi uma operação altamente profissional. Já por cá continuaremos sempre à espera que os deuses nos acudam. Por isso, Costa podia passar por Chiang Rai.

Luís Aguiar-Conraria
Não havendo milagres, nada há de anormal com termos sido ultrapassados pelos países do alargamento. Temos de continuar a apostar na educação e em resolver outros problemas estruturais.

Miguel Pinheiro
22 deputados portugueses lançaram um lancinante “apelo” pela libertação do “preso político” Lula da Silva. Pois é: com tudo o que aconteceu em Portugal e no Brasil, a nossa esquerda não aprendeu nada.

Rui Ramos
A geringonça é o regime, toda a oligarquia, depois de fracassadas as ideias e liquidadas as expectativas, a tentar salvar-se, agarrando-se ao Estado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

INIMIGO PÚBLICO

Inimigo Público


Posted: 11 Jul 2018 06:58 AM PDT
O nosso suplemento humorístico PÚBLICO noticia hoje que o Novo Banco entregou a venda de quase 700 milhões de euros de imóveis à empresa de uma antiga assessora de Ricardo Salgado. A gestora já entrou em acção e colocou os carimbos “este imóvel é recomendado por Ricardo Salgado” ou “negócio garantido pela credibilidade de Ricardo […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 11 Jul 2018 06:58 AM PDT
Há dias tristes. Gabriela Canavilhas renunciou ao mandato de deputada e surpreendeu os eleitores que, em 7 aos e meio, nem sequer deram por ela ter sido deputada. Canavilhas vai dedicar o resto da sua vida política a compor sonatas de louvor a José Sócrates e será substituída por uma sobrinha de Carlos César ou […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 11 Jul 2018 06:56 AM PDT
Os 12 jovens e o treinador presos na gruta de Chiang Rai nada têm a temer: Portugal enviou o camião do SIRESP e, mais uma vez, este chegou a tempo e horas no momento e local certo, tendo estacionado hoje mesmo ao lado das grutas do Escoural, em Montemor-o-Novo. Quando perceberam que não estava lá […]This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 11 Jul 2018 06:52 AM PDT
Depois da bomba Cristiano Ronaldo, a estrela do PS, que andava descontente com António Costa desde que deixou de ser porta-voz e ponta-de-lança do partido, também partiu para outros desafios. João Galamba vai ser apresentado hoje por Beppe Grillo e vai passar a usar nas orelhas roldanas de automóveis italianos.This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
EDRO SANTOS GUERREIRO
DIRETOR
 
Trump só veio para lutar
12 de Julho de 2018
FacebookTwitter
 
 
“Faz todos os dias algo que te assuste”. A frase é frequentemente (e erroneamente) atribuída a Eleanor Roosevelt, mulher do 32º Presidente norte-americano. Se a leu, o 45º Presidente parece tê-la subvertido: faz todos os dias algo que assuste os outros. As expressões vêm dos Estados Unidos: Donald Trump simulou ontem “a loucura” na cimeira a NATO e chega amanhã a um país “em pandemónio”.

“Não foi propriamente um começo diplomático”escreve o New York Times (NYT). Poucos minutos depois de chegar ontem a um pequeno-almoço com o secretário-geral da NATO, Trump acusou a Alemanha de “estar cativa” da Rússia, por causa da dependência energética, apanhando de surpresa Jens Stoltenberg. “É suposto protegermos a Alemanha”, disse Trump a Stoltenberg (citado pelo Washington Post), “mas eles vão buscar a sua energia à Rússia. Explique isso. E isso não pode ser explicado. Você sabe isso.” Mais tarde, Trump esreveria no Twitter: "De que serve a NATO, se a Alemanha paga à Rússia mil milhões de dólares por gás e energia?". E chamaria de “deliquentes” a aliados da NATO. A frase está no Vox, que escreve a frase do título deste Curto: "Trump só veio para lutar"

Sobretudo, o 45º Presidente levou a sua mensagem (que não é nova) de que os Estados Unidos pagam de mais e os de demais aliados pagam de menos. “O Presidente norte-americano não tem parado de queixar-se que é injusto que os Estados Unidos gastem 3,5% do PIB, enquanto a Alemanha gasta 1,24%”, escreve o Expresso Diário. “E se aos jornalistas se limitou a dizer que o encontro bilateral "foi um sucesso tremendo", no Twitter exigiu: "têm de pagar 2% do PIB IMEDIATAMENTE, e não em 2025".” Assim mesmo, em maiúsculas. Como quem grita.

Hoje, ao segundo dia, a NATO discute guerra do Afeganistão e possível entrada de novos membros.

Para o The Guardian, esta será a cimeira da NATO “mais divisiva” da sua história. E é o Washington Post que escreve que Trump apenas reavivou a “teoria do louco” na política internacional, já usada muitas vezes. Mas “há método na sua loucura”, disse no mês passado Boris Johnson, que se demitiu do governo de Theresa May esta semana. O político que disputa a lista de penteados famosos com Trump é um dos seus admiradores recentes em Inglaterra (o The Guardian arrola vários). A admiração parece ser mútua: Trump quer encontrar-se com “o seu amigo” Boris. Talvez haja agenda.

Começa amanhã a visita oficial de Trump ao Reino Unido – o tal país que vive o seu próprio “pandemónio nacional”, como escreve Rebecca Mead na New Yorker, referindo-se à crise do governo de Theresa May: Inglaterra precisa da ajuda de Trump para um acordo comercial com os Estados Unidos. A falta de “química pessoal” entre ambos é notória, mas a Theresa May resta “engolir o seu orgulho e seguir em frente”, escreve o NYT, que espera “psicodramas e protestos” nas várias paragens de Trump pelo reino da rainha Isabel II, que o receberá no Palácio de Windsor no final de sexta-feira.

Antes disso, Trump estará num jantar oficial com May na quinta, rumando ambos na sexta-feira para Chequers, a casa de campo da primeira-ministra, para reuniões bilaterais. O presidente dos Estados Unidos evitará o centro de Londres, onde são esperadas manifestações e para onde foi já destacado um contingente policial de grande envergadura. Nos céus pairará um balão gigante de Trump como “um bebé zangado com um ego frágil e mãos pequenas”, descrevem os protestantes citados pela BBC. O balão pode ser visto neste vídeo na Fortune.

(Hoje, o Reino Unido publicará o aguardado Livro Branco sobre o que pretende que sejam as suas relações futuras com a União Europeia. Foi a conclusão deste documento que aprofundou as divisões no governo britânico, que levaram à atual crise, que tem no seu coração os adeptos da linha dura do Brexit, como explica o Quartz.

E tudo isto acontece numa altura em que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a Europa (e a China e o México) recrudesce, incitando a represálias do lado de cá do Atlântico. O Financial Times dá a receita, apontando para tarifas a produtos exportados pelos EUA: “Quer prejudicar Donald Trump? Boicote a manteiga de amendoim”.

Na próxima semana, Trump estará com Vladimir Putin. É uma semana e peras para Trump e para aqueles que ele todos os dias assusta. Talvez a cimeira da NATO deva acabar entoando a mesma música dos Oasis que ontem os ingleses cantaram no estádio depois da derrota nas meias-finais do Mundial de futebol contra a Croácia: “Don’t look back in anger”.

Não olhe para trás com raiva.
Não olhe para a frente com raiva.
 
publicidade
Publicidade
OUTRAS NOTÍCIAS
A proposta de descentralização era para ser uma coisa grande e acabou por não ser grande coisa. O primeiro revoltado foi Rui Moreira, mas o impacto prossegue. Agora é o PCP, que considera o acordo de descentralização: “É uma afronta ao poder local”. Jaime Toga afirmou, no Porto, que o pacote de descentralização acordado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios é um passo em falso e “não acabará com as assimetrias regionais ou contribuirá para a coesão territorial”. O Governo respondeu: a descentralização “não é presente e muito menos é envenenada”, disse o secretário Estado das Autarquias Locais.

Um eventual acordo para uma nova “geringonça” deve incluir política externa e europeia, afirma Augusto Santos Silva em entrevista ao Público e à Renascença: “Se nós – como eu espero – caminharmos para a renovação da atual solução política, ela exigirá certamente um nível de comprometimento nessa solução que será superior àquele que se verifica neste mandato.” Ou seja? “Temos todas as condições para fazer um acordo que signifique um avanço no que diz respeito a políticas estruturais que o país precisa no domínio do território, ambiente, transição energética, política económica e também na política externa e europeia.” É quase como quem diz: as novas linhas vermelhas são agora do PS… e são contra-natura para o BE e PCP.

PSD propõe limites ao alojamento local apenas em áreas com 20% ou mais de estabelecimentos.

Câmara de Lisboa admite constrangimentos na recolha de lixo na cidade.

Área Metropolitana do Porto apresentou um concurso para explorar eletricidade em baixa tensão.

As demissões dos chefes de equipa de medicina interna e de cirurgia geral do Hospital de São José não foram aceites pelo governorevela o Expresso Diário. Os 16 especialistas em causa denunciaram uma “situação de emergência” e defenderam a existência de “um plano de catástrofe”.

“Concentração de motards no Algarve podia ser palco de banho de sangue”, titula o Jornal de Notícias, que escreve que estaria iminente um novo ataque protagonizado pelos Hells Angels, o que levou a Polícia Judiciária a deter, ontem, 56 indivíduos ligados ao grupo motard.

Tribunal Constitucional rejeita recurso de Armando VaraArmando Vara vai reclamar da decisão do Constitucional. O processo Face Oculta segue a sua via…

Sabe quantos portugueses já viajaram para estudar na Europa através do programa ErasmusO 2:59 explica.

Observatório de Emprego Científico revela que foram contratados 626 doutorados desde janeiro de 2017.

Na Tailândia, a gruta da tragédia pode transformar-se em lugar de romaria… com todos os perigos que isso levanta. As fotografias dos meninos (e do seu treinador) salvos depois do resgate dramático a que todo o mundo assistiu estão hoje nos jornais. Segundo fuzileiros americanos citados no The Guardian, a missão esteve “perto do desastre”.

Pelo menos 199 pessoas morreram nas inundações e aluimentos de terras no oeste do Japão, anunciou o porta-voz do Governo japonês, citado no Observador.

Os protestos na Nicarágua já provocaram pelo menos 351 mortos, segundo um relatório preliminar da Associação Nicaraguense pelos Direitos Humanos. Há 261 desaparecidos e 2.100 pessoas sofreram ferimentos. As manifestações e confrontos violentos duram há três meses. Começaram por ser contra as mudanças na segurança social e contribuições fiscais, já fizeram mais de 350 mortos e transformaram-se em protestos contra o abuso de poder e corrupção do presidente Daniel Ortega (e a mulher e vice-Presidente, Rosario Murillo), que está no poder desde 2007, após um primeiro mandato que durou de 1979 a 1990. António Guterres está "muito preocupado" com a situação e apoia a mediação dos bispos para uma saída pacífica para a crise no país.

They're going home”. Inglaterra afastada do Mundial pela sensação Croácia, que vai à final com França.

He wants to come home”. Bruno de Carvalho candidata-se à presidêndia do Sporting… massa Comissão de Fiscalização decide a sua suspensão de na próxima semana: e o ex-presidente não poderá recandidatar-se. Está tudo na Tribuna Expresso.

Foi encontrada a cor mais antiga do mundo. É a cor dos flamingos.


FRASES
“O Brexit de Boris Johnson nunca foi um sonho. Era pura fantasia.” Martin Kettleno The Guardian.

“Hoje, é claro que o ‘Brexit’ enfraquece a Europa e não robustece ou sequer melhora o Reino Unido. Foi um erro. Um erro que teve por base pessoas que não olham a meios para atingir fins e que conseguem convencer os eleitores de que vão a caminho do paraíso, quando os conduzem para becos sem saída.” Henrique Monteirono Expresso Diário.

“Algumas pessoas começaram agora a perceber os custos das decisões orçamentais tomadas nos últimos dois anos. Até o Governo já tem de explicar que, afinal, não há dinheiro para tudo.”Helena Garridono Observador.


O QUE EU ANDO A LER
Três sugestões. O El Pais publicou esta madrugadao dossiê “Os papéis secretos de Felipe González”, a partir dos arquivos do ex-presidente do governo espanhol, agora revelados. “Nos seus cadernos havia de tudo: o cansaço do poder, as disputas do partido e as quezílias com os ministros”.

Começa hoje em Lisboa a 12ª edição do NOS Alive, com (mais) um cartaz de luxo. “Dos imponentes cabeças de cartaz às grandes promessas e revelações, difícil será escolher”, escreve a Blitz. O Expresso Diário aponta-lhe o caminho, ou melhor, os vários caminhos no festival de música que dura até sábado.

Também em Lisboa, na Gulbenkian, ópera junta jovens reclusos, músicos e cantores profissionais. O espetáculo "Só Zerlina ou Così san tutte?" funde ópera, 'rap' e teatro e estará em cena hoje a amanhã, inserido na programação Jardim de Verão da Fundação.

Tenha um excelente dia.
 

Gostou do Expresso Curto de hoje?

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue