sábado, 5 de maio de 2018

DIA DA LINGUA PORTUGUESA E DA CULTURA LUSOFONA - 5 DE MAIO DE 2018

Dia da Cultura Lusófona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia da Cultura Lusófona
Distribuição da língua portuguesa no mundo.
Nome oficialDia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Seguido por Angola
 Brasil
Cabo Verde Cabo Verde
 Guiné-Bissau
 Moçambique
 Portugal
 São Tomé e Príncipe
 Timor-Leste
Tipocultural
Data5 de maio
FrequênciaAnualmente
ObservaçõesComemora a língua portuguesa e a culturalusófona
Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona é celebrado anualmente no dia 5 de maio. O dia foi criado em 2005 durante uma reunião em LuandaAngola dos ministros da cultura de sete países lusófonos: Angola, BrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePortugal e São Tomé e Príncipe.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

DIA INTERNACIONAL DA PARTEIRA - 5 DE MAIO DE 2018

Dia Internacional da Parteira

Próximo  5 de Maio de 2018 (Sábado)
O Dia Internacional da Parteira ganha vida no calendário a 5 de maio.
Neste dia de título oficial "Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia / Parteira" celebra-se o trabalho das parteiras e dos parteiros que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora.
O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.
Nesta data desenvolvem-se atividades que promovem esta atividade profissional junto dos profissionais de saúde, dos cidadãos e das famílias, enaltecendo a importância da intervenção destes profissionais na comunidade.
O tema para a celebração do Dia Internacional da Parteira 2016 em Portugal foi "Mulheres e recém-nascidos: o coração da profissão".

DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS - 5 DE MAIO DE 2018

Dia Mundial da Higiene das Mãos

Próximo  5 de Maio de 2018 (Sábado)
O Dia Mundial da Higiene das Mãos tem lugar a 5 maio.
Este dia internacional criado pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da higienização das mãos.
O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas.
Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia. Foi apenas no século XIX que se concluiu que a lavagem das mãos por parte dos médicos evitava mortes e contágios.
Neste dia Mundial da Higiene das Mãos convidam-se todas as unidades de saúde a promoverem a lavagem das mãos. Os profissionais que trabalham com alimentos são também incentivados a tomarem medidas mais seguras e higiénicas.

Quando lavar as mãos?

  • Antes de mexer em alimentos
  • Depois de mexer em resíduos
  • Depois de ir à casa de banho
  • Depois de assoar nariz
  • Depois de espirrar ou tossir
  • Após mudar fraldas
  • Após tocar em feridas ou doentes
  • Após fazer festas a animais
Uma correta lavagem de mãos é feita com sabonete, abrange as diversas zonas das mãos e tem a duração de um minuto.

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante - 5 DE MAIO DE 2018

Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

Próximo  5 de Maio de 2018 (Sábado)
O Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante celebra-se anualmente a 5 de maio.
O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros.
Apesar da cortesia ao volante ser um dever de todos os condutores durante todo o ano, neste dia relembra-se a importância de ser cortês ao volante. Como a estrada pertence a todos, deve-se estar atento a todas as movimentações, respeitar os limites de velocidade e as prioridades, ceder a passagem, dar sinais de mudança de trajetória, entre outros comportamentos.
São várias as campanhas de segurança rodoviária organizadas e promovidas por governos e associações neste dia para reduzir o número de mortes na estrada e para evitar comportamentos que coloquem em risco a segurança de condutores, passageiros e peões.


Recolhido por

ANTÓNIO FONSECA

DIA MUNDIAL DA ASMA - 5 DE MAIO DE 2018

Dia Mundial da Asma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bomba para a asma
Dia Mundial da Asma é um evento anual, organizado pela Global Initiative for Asthma (GINA) e comemora-se desde 1998, em mais de 35 países.[1][2] Cada ano, a GINA escolhe um tema e organiza a preparação e distribuição de materiais e recursos para a comemoração deste dia.
Este dia tem como objetivo "chamar a atenção para o tratamento da asma" e para o facto de "cada vez mais" ser possível controlar a doença e viver com ela, tendo uma qualidade de vida "bastante melhor".[3] Serve também para transmitir os progressos na terapêutica e nos programas de educação para pessoas asmáticas e para se lançar alertas sobre a pertinência do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da necessidade dos doentes aprenderem a lidar com esta doença.[4]


Recolha através da Wikipédia


ANTÓNIO FONSECA

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue