CAROS AMIGOS. SETEMBRO MOLHADO, FIGO ESTRAGADO
SÃO JOSÉ DE CUPERTINO.
JORGE SAMPAIO - POLÍTICO, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE PORTUGAL - NASCEU EM 1939
DIA MUNDIAL DA MONITIRIZAÇÃO DA ÁGUA.
Atingido o número de 2 730 741 VISUALIZAÇÕES. Obrigado. Porto 18 de setembro de 2024. ANTONIO FONSECA
O furacão Ian de categoria 3 dirige-se para norte em direção à costa oeste da Florida e é esperado nesta quarta-feira na baía de Tampa. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alerta para "ventos catastróficos" e "inundações costeiras" perigosas, uma vez que se espera que o furação evolua para a categoria 4, com ventos de 195 km/h.
Evacuar quando for dada a ordem e estar preparado para a tempestade quando ela chegar. E as evacuações já foram programadas. E ,aparentemente, estão a ser realizadas de forma bastante ordeira, em cada uma das três cidades", disse o Presidente dos Estados Unidos.
Joe Biden
Presidente dos Estados Unidos
Cuba ficou completamente às escuras na noite de terça-feira. Um apagão total devido a uma "avaria" relacionada com o furacão, de acordo com a empresa energética Unión Eléctrica. Continuam a soprar ventos de 90 km/h em Havana, depois do oeste da ilha ter sido atingido pelo furação na madrugada de terça-feira. O ciclone passou uma hora e meia sobre a cidade de Pinar del Rio, destruindo casas; provocando inundações e levando ao bloqueio de estradas.
Segundo todos os testemunhos recolhidos pela agência de notícias Efe, este foi o pior fenómeno meteorológico que já assistiram, apesar de Pinar del Río ser uma zona afetada frequentemente por ciclones. Três furacões de categoria três atingiram Cuba nos últimos 20 anos.
Com todos os ciclistas com contrato em 2022 suspensos, à exceção de Amaro Antunes, vencedor da Volta a Portugal em 2017, 2020 e 2021, a estrutura da W52-FC Porto formalizou a intenção de seguir no pelotão, numa lista que inclui oito das nove equipas lusas que participaram na Volta este ano, com a Glassdrive-Q8-Anicolor, do vencedor Mauricio Moreira, à cabeça.
Completam a lista a ABTF Betão-Feirense, a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, a Efapel, a Kelly-Simoldes-UDO, a LA Alumínios-Credibom-Marcos Car, a Rádio Popular-Paredes-Boavista e a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados. A ausência notada é a da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho.
«A decisão quanto às equipas admitidas para a época 2023 será tomada em reunião de direção convocada para o efeito. A decisão será anunciada e comunicada aos clubes até ao dia 4 de outubro de 2022», pode ler-se no comunicado da FPC.
O escalão Continental é o terceiro sob a alçada da União Ciclista Internacional (UCI), acima das equipas de clube e rege-se por regras específicas que foram atualizadas em setembro, anunciou a FPC, com vista a endurecer a luta antidopagem.
Amaro Antunes, três vezes vencedor da Volta a Portugal (2021, 2020 e 2017), é o único ciclista da formação com contrato em 2022 que não está impedido de correr, depois de várias suspensões a título preventivo no âmbito da operação “Prova Limpa”, da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), afastando a equipa da edição deste ano que vinha a dominar na última década.
Em 15 de setembro, a FPC anunciou novas regras para o registo de formações Continentais, incluindo passaporte biológico para todos os ciclistas e detalhando que «nenhum membro da equipa técnica ou ciclista poderá ter licença desportiva (...) se for arguido em processo-crime por violação de normas antidopagem ou se tiver sido condenado disciplinarmente por violação» dessas mesmas normas. As candidaturas terão de incluir «um dossiê com o histórico de casos de violação das normas antidopagem por elementos da equipa nas últimas dez épocas desportivas».
A inibição de licença desportiva por alguém ligado à formação ser constituído arguido ou ter sido condenado «cessa caso se verifiquem cumulativamente» vários fatores: uma condenação apenas uma vez pelas referidas violações de regras antidoping, ter sido uma sanção de menos de dois anos de suspensão e terem passado cinco anos entre esta violação e a data de início de atividade, no caso 1 de janeiro de 2023.
Além das novas regras, também é exigido «um esforço financeiro acrescido»: uma taxa de 500 euros por ciclista de elite no plantel pago pelas equipas, com a FPC a assumir as custas com corredores sub-23, e uma atualização dos salários mínimos anuais para corredores inscritos.