sábado, 27 de outubro de 2018

A Lava Azul de Ijen, Indonésia

Quando você ouve a palavra "vulcão" é bem provável que automaticamente imagine algo como a visão de uma torrente de magma vermelho-alaranjado saindo da terra e queimando tudo pelo caminho. No entanto, as imagens que você está prestes a testemunhar, provam que há um raridade fascinante no coração da Ásia...
 
Os vulcões se formam quando as placas tectônicas se movem, permitindo que as camadas subterrâneas de magma entrem em erupção, ou em locais onde a crosta terrestre é excepcionalmente mais quente, empurrando o magma para a superfície.
De todos os vulcões no mundo, o complexo de Ijen é o mais raro e singular, pois a lava que produz é azul.
Localizado na região Leste de Java, Indonésia, a peculiar lava azul de Ijen provém da altíssima concentração de enxôfre no magma. Os habitantes locais vêm extraindo enxofre há muitos anos, recebendo pagamento mínimo e expondo-se a altos riscos.
Apesar de perigoso, é um local incrível para ser visitado e o turismo aumentou bastante depois que a equipe da National Geographic mencionou o fenômeno recentemente.
Quando o fotógrafo Olivier Grunewald decidiu explorar a montanha, teve que usar máscara contra gases devido à alta concentração de enxofre no ar. Ele e sua equipe dormiram com as máscaras perto do lago de ácido sulfúrico no topo do vulcão.
Porém, graças a eles, podemos apreciar essas fabulosas imagens.
vulcão com lava azul
vulcão com lava azul
vulcão com lava azul
vulcão com lava azul
vulcão com lava azul
Veja mais trabalhos de Olivier no seu site:oliviergrunewald.com 
 
Fonte: Alice S.

OBSERVADOR

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
PS 
A candidata à liderança da JS recebeu 140 mil euros em avenças da CML e de uma junta também liderada pelo PS. A sua candidatura teve um arranque polémico, que até envolve o autocarro de uma junta PS.
METEOROLOGIA 
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas vão descer até 10 graus a partir de sexta-feira devido a uma massa de ar muito frio. Os ventos vão de moderados a fortes.
PRESIDENTE TRUMP 
O Presidente dos EUA acusou a imprensa de usar a detenção de um simpatizante seu, no caso do envio de pacotes bomba a figuras democratas, "para fazer um ato político", em vésperas de eleições.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 
As autoridades norte-americanas prenderam Cesar Sayoc, um republicano de 56 anos que já foi acusado por ter ameaçado explodir uma bomba no passado.
ELEIÇÕES NO BRASIL 
O cônsul do Brasil em Lisboa pediu à PSP uma "presença mais contínua" junto à Faculdade de Direito, local de votação na capital portuguesa, para a segunda volta das presidenciais brasileiras.
TRÁFICO DE DROGA 
No início da semana, um contentor com milhares de bananas chegou ao porto de Setúbal. A polícia já estava à sua espera e seguiu a mercadoria até Espanha. É que cada caixa tinha 15 quilos de cocaína.
ENERGIA 
Pareceres dos reguladores e defesa de consumidor avisam que fatura detalhada de energia pode não ser eficaz e até afastar consumidores. E nos combustíveis, o custo acrescido pode ir para aos clientes.
ENSINO SUPERIOR 
Manuel Heitor reconhece que redução de 212 euros, incluída no Orçamento do Estado para 2019, resulta de necessidades de consensos à esquerda, mas considera que, no futuro, as propinas devem acabar.
BPN 
Tribunal de julgamento condenou ex-presidente do BPN a 14 anos de prisão mas pena não incluiu crime de abuso de confiança. Lapso foi notado pela Relação de Lisboa há um mês.
SPORTING 
Frederico Varandas admite veia autofágica do Sporting, critica egos que não dão nada mas mostra esperança na futuro. "Casos do Benfica são uma vergonha para o futebol português", destaca ao Expresso.
MOTOCICLISMO 
O piloto Miguel Oliveira (KTM) fez a sua pior qualificação da época ao conseguir apenas o 20.º lugar na grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália de Moto2.

Opinião

Alberto Gonçalves
Se tomarmos os espécimes à exacta medida do que valem, tudo o que envolve o dr. Louçã e o prof. Freitas – “intelectuais” na perspectiva de um maquinista da CP – contém inegável potencial humorístico.
José Manuel Fernandes
O antigo presidente FHC recusou apelar ao voto em Haddad para barrar o caminho a Bolsonaro. Fez bem. Nesta eleição não há nenhum mal menor, ambos os candidatos representam males maiores para o Brasil.
Jaime Nogueira Pinto
Desta vez não é a ameaça da revolução e do comunismo, mas são os efeitos perversos da globalização; é o descontrolo das migrações; é o terrorismo; é a imposição da contracultura agressiva das minorias
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A sociedade precisa de profissionais competentes e, sobretudo, de mulheres e homens que saibam fazer da sua profissão um serviço ao bem comum.
Fernando Leal da Costa
A verdade é que até agosto de 2018 houve doentes com mieloma no SNS que tiveram acesso a tratamentos adequados e indicados e agora não há acesso aos medicamentos de que estes doentes precisam.
MAGG

Catarina Ferreira Gonçalves
Portugal aderiu à comunidade mundial que inclui estes bichos na nossa dieta. Já há data marcada para uma degustação.
Mais pessoas vão gostar da 360º. P

EXPRESSO

m dia, este é o seu Expresso Curto
Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a
SUGERIR SUBSCRIÇÃO
Martim Silva
MARTIM SILVA
DIRETOR-EXECUTIVO
 
#ÓdioNão. Como será o país liderado por Bolsonaro? (Os meus destaques do Expresso)
27 de Outubro de 2018
FacebookTwitter
 
 
Primeira27102018.jpg
Os temas de internacional sempre tiveram lugar importante no Expresso.
Um jornal que se quer cosmopolita e aberto ao que se passa no mundo tem de conseguir olhar além fronteiras. Mas nem sempre os temas de internacional têm grande destaque na primeira página do jornal.
Nos últimos três anos, e num rápido exercício de memória, lembro-me de capas como as que destacaram o referendo do Brexit, a resposta internacional à utilização de armas químicas na Síria, a eleição de Trump nos EUA e a João Lourenço em Angola.
Hoje voltamos a ter um tema de internacional como chamada dominante na primeira. É a dramática segunda volta das eleições presidenciais no Brasil, com a possibilidade real de Jair Bolsonaro se tornar presidente do maior país de língua lusófona.

No primeiro caderno, pode encontrar muito material sobre o tema, entre notícias, entrevistas, reportagens, análises e opinião.

O texto "Na confusão de tanta noite e tanto dia", em que se tenta perspetivar o que será, em termos concretos e práticos, um país liderado por este antigo militar. O que pode acontecer em matérias políticas, económicas e sociais? Fomos ouvir especialistas e contamos-lhe as respostas.

A prosa começa assim:
"Vamos ter de achar um caminho, nem que seja para o terminal internacional do aeroporto de Guarulhos”, diz Oliver Stuenkel. Foi com esta frase, que corre em São Paulo, que o professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sintetizou a tensão que se vive no país, a poucos dias da votação que pode — já amanhã — eleger Jair Bolsonaro para o cargo de Presidente do Brasil. A zona de conforto do capitão reformado já foi maior, porque a distância entre os dois candidatos diminuiu seis pontos esta semana: Fernando Haddad recuperou e tem agora 44% das intenções de voto e Bolsonaro 56%."

“Bloqueei o meu filho no WhatsApp”
Este é o título de uma reportagem feita no Brasil com famílias divididas por esta eleição. Laços de sangue que oscilam entre Haddad e Bolsonaro. A campanha suscita cortes de relações entre famílias e amigos. Vença quem vencer amanhã, o país está polarizado e terá de levar a cabo um intenso trabalho de reconciliação.

Ainda em matéria de Brasil, a polémica declaração de Cristas dizendo que não votava em nenhum dos dois candidatos já lhe valeu críticas internas. Cristas quis distanciar-se de Bolsonaro sem tomar partido. Filipe Lobo d’Ávila critica a líder do CDS.

capa da Revista do Expresso é também dedicada ao assunto Brasil. E com uma reportagem do Nélson Marques do outro lado do Atlântico. "O ódio nosso de cada dia" - Cansados da violência, do crime, da corrupção, da desigualdade social e de um sistema político que lhes continua a falhar, dezenas de milhões de brasileiros deixaram-se encantar pelo populismo de Jair Messias Bolsonaro, um racista, homofóbico, sexista, nostálgico da ditadura e defensor da tortura que é o favorito a vencer as presidenciais deste domingo. Retrato de um país dividido ao meio.
Pode ler AQUI

Na opinião, destaco o Miguel Sousa Tavares, que escreve "Amanhã, Deus vai provar que se fartou de ser brasileiro e vai dar ao Brasil o pior Presidente da sua história: Jair Bolsonaro."

Temos ainda um Editorial dedicado ao assunto. Um editorial que pretende mostrar como não podemos ser neutros quando em causa podem estar valores como os da liberdade, da democracia, dos direitos humanos e do respeito pelo Estado de Direito.

Não esqueça que amanhã, domingo, ao longo do dia e noite dentro, vamos acompanhar tudo o que se passa no Brasil ao minuto no online do Expresso.
 
RevistaE27102018
publicidade
Publicidade
O caso de Tancos tem sido um tema forte da política nacional nas últimas semanas. E, desculpem a imodéstia, o Expresso tem dado cartas. Nesta edição escrevemos como "Azeredo soube do memorando mas desvalorizou". O ex-ministro da Defesa foi informado do documento que descrevia parte da operação clandestina da PJM, mas não percebeu que havia um encobrimento de um dos culpados do roubo.

Neste caso, a Ângela Silva esmiuça os meandros políticos e explica "A narrativa que salva (quase) todos". Ou seja, como "Marcelo acha plausível que o ministro não tenha percebido o memorando. O PM sabia? “Fiquei 
com a impressão que não ...”

Lembra-se do caso recente dos três fugitivos de um tribunal no Porto que foram apanhados num parque de campismo e cujas fotos foram reveladas publicamente? Pois no Expresso escrevemos como "fugitivos processam agentes da PSP". Advogada dos homens que foram fotografados algemados no Porto considera que foram vítimas “de vários crimes” e vai apresentar queixa contra quem os fotografou. “Os meus clientes sabem quem são” .

Mudando totalmente de tema, chamo a atenção para esta magnífica reportagem. Chama-se "Aqui só resta um cavalo-marinho". E conta como o tráfico para a China arrasa população de cavalos-marinhos da Ria Formosa, que albergava a maior comunidade do mundo.

As fake news são um daqueles temas que me interessam muito. Que me interessam muito e que me preocupam ainda mais, como é fácil de compreender. Escrevemos que "Parlamento discute fake news". A menos de um ano das legislativas, e assombrados pela ascensão do populismo um pouco por todo o mundo, os partidos portugueses estão preocupados com o fenómeno das fake news (notícias falsas), que teve um impacto direto nas eleições que levaram Donald Trump à Casa Branca e que estão a marcar a campanha nas presidenciais do Brasil. Por isso, o Parlamento quer colocar o assunto na agenda política portuguesa.

No Desporto, temos uma grande entrevista aFrederico Varandas. É uma entrevista grande e uma grande entrevista, acredite. “Este clube é ingovernável mas eu vou mudar isto” é o título da conversa do presidente do Sporting com o nosso Pedro Candeias.

Destaco ainda o assunto que faz capa do caderno de Economia. "Tribunal ‘esqueceu-se’ de pena sobre crime de abuso de confiança"
Condenado a 14 anos de prisão, Oliveira Costa pode ver sentença alargada. Relação devolveu processo à primeira instância para decidir sobre crime por sancionar. Leia AQUI

E, finalmente, dois temas que também pode ler na Revista do Expresso: a entrevista a António Pedro Vasconcelos, um dos maiores cineastas nacionais. E a reportagem sobre o fim do exílio de Mário Soares em São Tomé.

Aqui ficam os meus destaques. Não esqueça que esta noite, de madrugada, os relógios atrasam uma hora. Quando acordar no domingo, já estaremos na hora de inverno.

Boas leituras e um excelente fim de semana
 
Economia 27102018

Gostou do Expresso Curto de hoje?

ALETEIA

CURIOSIDADES
Redação da Aleteia

Os curiosos presentes que os famosos dão ao Papa Francisco

ESPIRITUALIDADE
Opus Dei

10 conselhos de Bento XVI aos jovens

ESTILO DE VIDA
Redação da Aleteia

Previsão do tempo com criança nas costas viraliza nas redes sociais

RELIGIÃO
Redação da Aleteia

2 de novembro: Papa visitará túmulos de bebês natimortos

ESTILO DE VIDA
Redação da Aleteia

O apostolado católico voltado às pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
Redação da Aleteia

O perigo da indecisão nas coisas de Deus

HISTÓRIAS INSPIRADORAS
ACI Digital

Pai de Alfie Evans: “Fizemos tudo para salvar sua vida e faríamos tudo de novo”

ESTILO DE VIDA
Vatican News

Você quer paz na sua família? Siga este conselho do Papa

ESTILO DE VIDA
Javier Fiz Pérez

8 lições que os professores nunca devem deixar de ensinar

Oração do dia

FESTIVIDADE DO DIA

Beato Salvador Mollar Ventura

Oração para esta manhã
Meditação do dia
Oração para esta tarde
Evangelho do dia
FRASE INSPIRADORA

“Mais afronta a mesura de um adulador, que uma bofetada de um inimigo”

Padre Antonio Vieira
Compartilhe esta frase
Conteúdo publicitárioLearn more about RevenueStripe...
Compartilhe

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue