terça-feira, 17 de novembro de 2015

OBSERVADOR - 17 DE NOVEMBRO DE 2015

360º - Estado Islâmico, um Explicador

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

A França voltou a bombardear Raqqa, um dos mais fortes redutos do Estado Islâmico na Síria, isto enquanto Vladimir Putin acusava alguns países do G20 de financiar a organização terrorista. É como abre o nosso liveblog do dia, dedicado aos atentados de Paris.

A Rússia confirmou que o avião que caiu no Egito tinha uma “bomba”. Foi, portanto, um “ato terrorista”, reconhecem agora os serviços secretos de Moscovo. Putin vai, agora, reforçar os ataques ao Estado Islâmico (já volto ao tema inevitável). 

Um sismo forte abalou o noroeste da Grécia. Não existem ainda informações sobre danos materiais, de acordo com asprimeiras informações dadas pela polícia grega. 
A Amnistia Internacional pediu à Comissão Europeia que abra procedimentos de infração contra Espanha, Grécia, Bulgária e Hungria, por violação do Código de Fronteiras Schengen no que respeita aos refugiados que chegam à Europa. As razões estão aqui.
Paris de lutoO dia de ontem foi intenso, entre novas pistas da investigação, várias detenções, homenagens às vítimas (15 ainda por identificar), reforço de segurança em vários eventos. E dois discursos importantes: um de Obama, que se irritou no fim do G20 quando lhe perguntaram se íamos ver militares americanos no terreno contra o EI; e um histórico de Hollande, perante deputados e senadores franceses (pode rever estes pontos aqui).

O Plano Hollande, um plano de guerrapode resumir-se nestes oito passos. Incluem reforço dos ataques, uma revisão constitucional, investimento em segurança, pedido de ajuda à UE e a admissão de que o pacto de estabilidade deixou de ser prioritário.

Sobre os atentados, está aqui atualizado um texto com o que já sabemos e ainda não sabemos. E também uma descrição de como atuaram as forças policiais na noite de 6ª-feira, uma das mais dolorosas da história de França.  
Há também esta pista sob investigaçãoos terroristas do EI podem estar a comunicar via PlayStation 4.
E uma entrevista redescobertacom o homem que se diz ter sido o mentor de todo o ataque.

Histórias que têm de ser contadas (e recontadas). Seis da mais pura solidariedade vistas em Paris na noite fatídica; a da grávida que esteve pendurada no Bataclan e outras 9 histórias de sobrevivência; e, porque nem tudo é Paris quando falamos de vítimas do Estado Islâmico, também a história deste homem que sacrificou a sua vida para salvar centenas de pessoas no Líbano.

Em Paris, o João de Almeida Dias escreveu-nos um texto comovente. Geração Bataclan: presa entre o medo e a bravura de viver a vida como Paris mandaA reportagem pode ser lida aqui.

O Estado Islâmico, é o quê. O nosso Explicador está aqui, para perceber melhor com o que estamos a lidar em 10 perguntas e respostasAviso: ao ler, vai parecer-lhe um filme mau.
Vale ainda a pena acrescentar alguns detalhes: porque é que o EI tem tantos nomes? E como é o dia a dia de um jihadista no EI.

Viramos a página? 
O Impasse políticoAntónio Costa pôs pressão sobre Cavaco Silva, numa entrevista à RTP: “O pior que podia acontecer era manter este clima de incerteza”, disse o líder do PS, decidido a tomar posse rapidamente. Na mesma entrevista, Costa deu três novidades: confirmou que o PS estima um crescimento menor da economia (face ao desaparecimento de uma das suas medidas mais simbólicas); disse não ter pressa em vender o Novo Banco; e excluiu uma intervenção militar contra o Estado Islâmico. 

Horas antes, o Presidente tinha deixado o PS em modo de espera. Na Madeira, Cavaco lembrou que ele próprio esteve cinco meses com um Governo em gestão - e tomou várias medidas importantes. Que é como quem diz que o atual governo tem poderes para fazer o que for importante.
Quem não gostou de ouvir foi a socialista Isabel Moreira, que escreveu ao Presidente esta carta aberta.

Pelo meio, veio esta inconfidência de Passos Coelho, captada por uma câmara da TVI: haverá “novo Governo daqui a duas semanas”, disse ele numa audiência com Herman van Rompuy.

Curiosidade: a casa de apostas Unibet lançou um desafio aos apostadores: o que fará Cavaco? As probabilidades, por agora, jogam a favor de um governo de gestão.

Enquanto espera, António Costa levou Mário Centeno a almoçar com os banqueirosA notícia do Económico diz que tudo correu bem (e as consequências do que se falou podem ser notadas na entrevista que deu à RTP).

Do Bloco de Esquerda veio uma garantia: o acordo assinado inclui a viabilização do Plano de Estabilidade, Grandes Opções do Plano e Retificativos. O PCP, por seu lado, recusa comprometer-se.

Outra informação relevante
Luaty Beirão apareceu descalçoem protesto, no seu julgamento - a par dos restante ativistas que começaram a ser julgados em Luanda. O músico diz que “vai acontecer o que o José Eduardo decidir”. Os diplomatas dos EUA e da UE foramimpedidos de entrar na sala.

A Volkswagen continua em maré negativa. Ontem soube-se que os carros deste ano também estão afetados por emissões “implausíveis”. A lista com os modelos que poderão estar afetadosestá aqui.

Por cá, no mundo da JustiçaJosé Sócrates pediu a extinção das medidas de coação; e Paulo Pereira Cristóvão soube que vai mesmo a julgamento.

Por cá, um estudo interessante: Os portugueses estãodispostos a trabalhar mais por maior rendimento e melhor educação e saúde. O estudo é da consultora McKinsey.
Notícias surpreendentes
Dia bom, dia produtivo,
Até já.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue