terça-feira, 17 de novembro de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 17 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
355
17 NOV 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Que guerra é (ou pode ser) esta? E Costa tranquiliza banca na reunião do Ritz
Boa tarde,

Os atentados de Paris e suas ondas de choque são – ainda – o tema dominante do Diário desta terça-feira, em três artigos:
  1. O Presidente François Hollande declarou a França em guerra. Além dos mais recentes desenvolvimentos – como as rusgas, acaça ao homem, o facto de Paris se encher de militares em patrulhas -, a Cristina Peres foi ouvir especialistas, como o general Loureiro dos Santos e Miguel Monjardino, para tentar responder a várias perguntas: Como se faz uma guerra destas? Como se derrotam os terroristas? Que evolução pode ter uma guerra destas no curto e no médio prazo? O que é retórica política e declaração de guerra?
  2. A jornalista Alexandra Carita estava em Paris na noite dos atentados, na vizinhança do Bataclan. Quatro dias depois, consegue quebrar o silêncio que a tolheu e conta a noite em que a violência lhe “caiu em cima”
  3. O bairro de Molenbeek, a apenas duas estações de metro do centro de Bruxelas, é considerado um “ninho de jiadistas”, para recorrer à expressão utilizada pelo próprio ministro belga do interior. A Susana Frexes andou por lá, contando como é este bairro onde vivem pessoas de uma centena de nacionalidades e como vivem e o que dizem os seus habitantes. Para exorcizar a má fama da zona, moradores organizaram uma vigília esta quarta-feira, para tentar exorcizar o estigma.

    Por cá, um dos temas em destaque na edição de hoje é (adivinhou…) o do próximo Governo. A Isabel Vicente, o João Vieira Pereira e a Cristina Figueiredo contam-lhecomo foi a reunião que António Costa teve ontem no Ritz com a banca. Os banqueiros podem ficar descansados: o programa para governar é o do PS, um partido que, retiterou, é europeísta. Amanhã será a vez de serem recebidos, um a um, por Cavaco Silva.

    Por último, o ex-ministro da Administração Interna Miguel Macedo é o cabeça de cartaz de um processo ligado à atribuição de vistos gold. Num artigo intitulado “Crimes entre amigos”, o Hugo Franco explica que este processo, da Operação Labirinto, com 17 arguidos, só rivaliza com o da Operação Marquês quando ao número de notáveis. Os advogados receberam hoje a acusação, na véspera do fim do prazo.

    Estes são os temas principais do Diário de terça-feira.

    Na opinião, o Ricardo Costa pergunta se "Pode ganhar-se uma guerra na Síria?", oHenrique Raposo diz que "É claro que há relação com o Islão" e o Henrique Monteiro questiona o que vale mais, se "A vontade dos eleitores ou a vontade de Costa?

    Boas leituras e um bom resto de dia.

publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
ENCONTRO COM OS BANQUEIROS
Costa tentou tranquilizar a banca e garantiu: programa para governar é o do PS
SOCIALISTA No encontro do Ritz, o líder do PS frisou a base europeísta do seu partido. A banca pediu para deixar de se falar das fragilidades do sistema. Amanhã banqueiros reúnem-se com o Presidente da República. Um a um. E pedem um governo em funções
Que guerra é (ou pode ser) esta?
FRANÇA Hollande declarou guerra. O que pode acontecer e como se derrotam os terroristas? Falámos com Loureiro dos Santos e Miguel Monjardino RELATO Jornalista do Expresso conta a noite em que a violência lhe “caiu em cima” BÉLGICA Molenbeek, o bairro de que se fala
Crimes entre amigos. Macedo acusado em processo cheio de notáveis
Crimes entre amigos. Macedo acusado em processo cheio de notáveis
Ricardo Costa
Pode ganhar-se uma guerra na Síria?
 
Henrique Raposo
É claro que há relação com o Islão
 
Henrique Monteiro
A vontade dos eleitores ou a vontade de Costa?
 
ENSINO SUPERIOR
À procura de alunos estrangeiros. No mundo, já são 5 milhões
CONSTITUIÇÃO
Passos e Portas reúnem–se com constitucionalistas
DICIONÁRIO OXFORD
Este ano a palavra do ano... não é uma palavra
ANGOLA
Julgamento de ativistas prossegue, agora sem jornalistas
NOVAS TECNOLOGIAS
Telemóvel. Ver vídeos como se estivéssemos dentro deles
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue