terça-feira, 19 de setembro de 2017

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
19 Setembro, 2017
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Ryanair cancela voos, DECO diz que há motivos para pedido de indemnização. Furacão Maria causa nova emergência nas Caraíbas. Mais de 40 milhões de pessoas foram escravizadas em 2016. Presidente do governo catalão diz à RTP que o referendo sobre a independência podia ter sido evitado com diálogo. Sporting e Marítimo defrontam-se em Alvalade para a Taça da Liga.


Ryanair causa turbulência


Ryanair causa turbulência

Em apenas três dias, a Ryanair cancelou 25 voos em Portugal, dos quais 20 foram na cidade do Porto. Até ao final de outubro, a companhia aérea vai cancelar cerca de 100 voos de e para Portugal. No total, por toda a Europa, são mais de dois mil voos cancelados. A decisão está a afetar milhares de passageiros que já tinham bilhetes comprados. Em declarações à RTP, a DECO diz que a empresa está a prejudicar direitos dos consumidores e assegura que há matéria para pedido de indemnizações.

Maria devasta Dominica na passagem pelas Caraíbas


Maria devasta Dominica na passagem pelas Caraíbas

Perdemos tudo o que poderíamos ter perdido“, afirmou o primeiro-ministro da ilha de Dominica, no setor sueste das Caraíbas. O furacão Maria avança na direção do continente e o seu caminho previsível indica que irá varrer boa parte do arquipélago caribenho. O governador de Porto Rico, onde já vigora o estado de emergência, avisa que o poder de destruição desta tempestade é maior do que o do furacão Irma.

"Diálogo teria evitado referendo"


"Diálogo teria evitado referendo"

Se o sim vencer no referendo de 1 de outubro, o processo de transição para a independência da Catalunha avança no dia seguinte. A afirmação pertence ao presidente do governo autónomo, Carles Puidgemont, em entrevista à RTP. A consulta popular foi declarada inconstitucional por Madrid.

Suu Kyi cede à pressão internacional?


Suu Kyi cede à pressão internacional?

Após prolongada insistência – e duras críticas – da comunidade internacional, Aung San Suu Kyi quebrou o (ensurdecedor) silêncio do governo birmanês sobre o drama da minoria étnica Rohinghya. Lembre-se que a atual líder birmanesa recebeu o Nobel da Paz em 1991 pela sua luta não violenta pela Democracia e pelos Direitos Humanos e que, por causa desses ideais, foi prisioneira política durante 21 anos. A Suu Kyi do século XXI resiste a reconhecer provas evidentes de que os Rohingya estejam a ser alvo de “limpeza étnica” (a expressão é da ONU) na Birmânia mas, por outro lado, promete levar ajuda humanitária à região habitada pela minoria muçulmana e mostra-se disponível para iniciar o processo conducente ao regresso dos mais de 400 mil Rohingya refugiados no Bangla DeshAs Nações Unidas querem livre-trânsito para o território, de modo a investigar no terreno a extensão das violações dos Direitos Humanos.

40 milhões de vítimas de escravatura em 2016


40 milhões de vítimas de escravatura em 2016

Escravatura moderna: África e Ásia são os principais (mas não os únicos) pontos do mundo visados por uma investigação conjunta efetuada por diversas organizações da ONU – ou a ela ligadas. Numa estimativa que dizem ser conservadora, a Organização Internacional do Trabalho, a Walk Free Foundation e a Organização Internacional para as Migrações concluem que, no ano passado, acima de 40 milhões de pessoas foram escravizadas de vários modos. Mas há mais: 75% das vítimas são meninas e mulheres.

Entrada dourada


Entrada dourada

Os vistos dourados (gold) estão a servir de porta de entrada na Europa a pessoas envolvidas em esquemas de corrupção. Alguns tentam entrar por Portugal. O jornal Expresso dá um exemplo concreto e fala de um magnata brasileiro condenado a 18 anos por corrupção.

Taça da Liga em Alvalade


Taça da Liga em Alvalade

Esta noite, (Alvalade, 20h15) Sporting e Marítimo estreiam-se na fase de grupos da Taça da Liga referente à temporada 2017/18. Os lisboetas estão com o moral em alta, mercê de um início de Campeonato notável que lhe vale a liderança da competição, a par do também invicto Futebol Clube do Porto. O Marítimo também está bem: segue na terceira posição da Liga, um lugar acima do Benfica. Há ingredientes para um bom jogo, logo à noite.



A NÃO PERDER
O melhor que temos

O melhor que temos

Palavras para quê? Veja e deixe-se levar por esta terna demonstração de amor fraternal.










Facebook .Twitter .Google .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue