terça-feira, 19 de setembro de 2017

EXPRESSO

Helena Pereira
HELENA PEREIRA
EDITORA DE POLÍTICA
 
Bem-vindos à campanha, às "habilidadezinhas" e uma bomba para o OE
19 de Setembro de 2017
FacebookTwitter
 
 
Bom dia,

Hoje arranca a campanha eleitoral para as autárquicas, que no fundo é mais do que apenas uma campanha. Para Passos Coelho, pode ser a sua última campanha. Para António Costa, é uma batalha para gerir com pinças. Para Assunção Cristas, um medir de forças com o seu antecessor, Paulo Portas. Para Jerónimo de Sousa, um teste aos militantes comunistas sobre a própria geringonça. Para Catarina Martins, está a ser um palco para exigir mais a Centeno nas negociações sobre o Orçamento para 2018 que já decorrem. Por isso, bem-vindo a estas eleições.

As primeiras horas estão a ser marcadas pela polémica do Orçamento e as promessas simpáticas acenadas pelo ministro das Finanças. Mário Centeno, contudo, esclareceu ontem à tarde que, afinal, não vai descer a tributação dos escalões mais altos de IRS, como dera a entender em entrevista à RTP, domingo à noite. Será apenas o efeito do fim da sobretaxa. "Habilidadezinha comunicacional”, dissera Passos Coelho, que acusou o Governo de estar a usar a extinção da sobretaxa de IRS (há um ano que se sabe que acaba em novembro) nos novos cálculos de alívio fiscal. Pelos vistos tinha mesmo razão.

recapitalização da CGD, afinal, deve contar toda para o défice, fazendo-o disparar para mais que 3%, noticia o Jornal de Negócios. Se as instâncias europeias mantiverem este entendimento, é uma bomba para as boas notícias do Governo e para as negociações do próximo orçamento.

Ainda Centeno. O ministro tem vontade de presidir ao Eurogrupo mas há vários obstáculos pelo meio. Um chama-se Bruno Le Maire, ministro das Finanças e Economia francês.

Vários empresários brasileiros envolvidos na Operação Lava Jato compraram imóveis em Portugal para ter acesso aos Vistos Gold e com isso livre acesso ao espaço Schengen, entre os quais, Otávio Azevedo, o antigo presidente da segunda maior empresa de construção do país, a Andrade Gutierrez, condenado a uma sentença de 18 anos por crimes de corrupção. A revelação é um exclusivo do Guardian/Expresso.
 
publicidade
Publicidade
OUTRAS NOTÍCIAS

furacão “Maria” ganhou força e atingiu nesta madrugada a ilha de Dominica no nível máximo (5) da escala Saffir-Simpson, com ventos de 260 quilómetros por hora. "Foi devastador", reagiu o primeiro-ministro durante a madrugada. As autoridades esperavam pela manhã para começar a fazer o levantamento dos estragos.

No seu primeiro discurso na sede da ONU em Nova Iorque, Donald Trump afirmou que a contribuição do seu país para o orçamento das Nações Unidas é “injusta” e apelou a que “cada missão de manutenção de paz tenha objetivos claramente definidos”. Mas deixou um elogio a António Guterres.

A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, criticada pela ausência de medidas para travar a violência contra a minoria rohingya, anunciou em Nova Iorque que a violação dos direitos humanos em Rakhine, no oeste da Birmânia, vai ser levada a tribunal e prometeu facilitar o regresso dos mais de 400 mil rohingyas, refugiados no Bangladesh.

"Tudo isto é mau demais", a frase é do PCP, dirigindo-se ao ministro da Defesa ontem no debate do Parlamento sobre o furto em Tancos. Azeredo Lopes não explicou por que razão admitiu em entrevista ao DN que poderia não ter havido furto nenhum e os deputados da oposição nem sequer esgotaram o tempo que tinham para fazer perguntas ao ministro.

Mudanças que o podem afetar. Veja um a um todos os voos cancelados pela Ryanair que deixam de passar por Portugal. São 123.

No arranque do novo ano escolar, o Governo pede aos pais que façam queixa se receberem manuais escolares estragados, explica o Público esta terça-feira.

O Presidente da República poderá vir a nomear o próximo governador do Banco de Portugal se avançar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão do sistema financeiro. Marcelo ainda não comentou tal medida. À hora a que o relatório era apresentado estava a regressar de Málaga onde visitou a força nacional da Força Aérea ali destacada no âmbito da Frontex. Mas antes disso, e a partir de Espanha, saudou a saída de Portugal do 'lixo' sem esquecer o contributo de Passos Coelho, ou como o próprio Marcelo diria, virando um pouco à direita.

Os pedidos de residência dispararam 1300% com a nova lei da imigração, noticia o DN.

É um dos clientes da EDP que viu os seus dados serem cedidos ilegalmente a operadoras de comunicações? Pelos vistos, tem mais razões para reclamar: a lei de proteção de dados não prevêindemnizações para os clientes - só o Estado será beneficiado.

O Parlamento discute hoje três projetos de lei sobre identidade de género. O BE propõe que os jovens com mais de 16 anos possam pedir para fazer mudança de sexo e que os filhos possam processar os pais que não o aceitem, lê-se no i.

Em Espanha, depois de nos últimos dias agentes da Guarda Civil espanhola terem apreendido cerca de 100 mil panfletos de propaganda ao referendo na comunidade autónoma catalã, hoje serão ouvidos na justiça os presidentes de câmara que estão a colaborar com o referendo independentista convocado para dia 1 - considerado ilegal por Madrid.

A conhecida empresa de brinquedos Toys R Us pode desaparecer em breve. Está a caminho de pedir insolvência nos Estados Unidos.

FRASES

“Tem sido fantástico”
Donald Trump, Presidente dos EUA, sobre o secretário-geral da ONU, António Guterres.

"O maniqueísmo era a marca do socratismo, não do PS"
Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, sobre o facto de Costa não ter mencionado Passos Coelho ao assinalar a saída de Portugal do 'lixo'

“Há 10 anos, por falta de experiência, errei. Inspirei-me em algumas músicas e há aqui canções que são parecidas”
Tony Carreira, cantor, sobre o facto de ser acusado de plagiar 11 canções

O QUE ANDO A LER

Há, afinal, muitas diferenças entre as propostas dos candidatos de esquerda à Câmara de Lisboa? Quem propõe bolsas para casas de renda controlada? Qual a proposta que une todos os candidatos sem exceção? A Mariana Lima Cunha analisou em detalhe os programas eleitorais dos principais candidatos neste Guia eleitoral para saber o que distingue os candidatos em Lisboa e explica-lhe de forma sintética o que cada um defende. Fizémos o mesmo com o Porto. O André Manuel Correia conta-lhe no Guia eleitoral para saber o que distingue os candidatos no Porto quem quer acabar, por exemplo, com parquímetros nas zonas residenciais ou reverter a decisão de Rui Moreira de criar uma empresa municipal para gerir a Cultura.

A partir de hoje pode acompanhar a cobertura da campanha eleitoral no site do Expresso, com reportagens, no Diário, com olhares cruzados sobre as campanhas mais surpreendentes ou as polémicas que dominam a discussão, e no semanário, onde continuaremos, por exemplo, a publicar novas sondagens eleitorais. Esta semana, vamos olhar para Sintra, Matosinhos e Loures.

Hoje fico por aqui. Tenha uma boa terça-feira e uma boa semana! Até já!
 
Gostou do Expresso Curto de hoje?
SUGERIR SUBSCRIÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue