quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OBSERVADOR - 28 DE JANEIRO DE 2016


Hora de Fecho: As polémicas de um escritor em contracorrente

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
CENTENÁRIO 
Vergílio Ferreira nasceu há 100 anos. Nunca gerou consensos e esteve sempre contra o sistema. Nos seus diários foi implacável com todo o meio literário. Joana Emídio Marques lembra as controvérsias.
ZIKA 
Organização Mundial de Saúde anunciou uma reunião de emergência para discutir o vírus zika e que estima que podem existir 3 a 4 milhões de casos. Está a "espalhar-se de forma explosiva".
ZIKA 
No Brasil, o país mais afetado, há duas mil pessoas a dar explicações, casa a casa. Militares na rua. Técnicos a pulverizar locais emblemáticos, como o Sambódromo. E pais, muitos pais, a chorar.
FRANÇA 
Homem de 28 anos levava duas armas na mala quando tentava entrar num hotel perto da Disneyland. O homem, que foi apanhado na máquina raio-X da entrada de um hotel, está sob custódia policial.
FESTIVAIS 
Em Portugal, existem mais de 200 festivais de verão. Para que não se perca, o Observador preparou-lhe um guia interativo com as datas e os artistas já confirmados nos principais. É só consultar.
PRESIDENCIAIS 2016 
António Galamba mais uma vez ao ataque. Crítico da atual direção, acusa o PS de querer transformar uma derrota numa vitória, diz que Costa se escondeu e avisa: "Não há duas derrotas sem três".
NOVO GOVERNO 
Primeiro-ministro português vai a Berlim na próxima semana, momento chave para fechar com Bruxelas o Orçamento de 2016. O tema na agenda? Refugiados, diz Costa.
ORÇAMENTO 2016 
"Não há razão para estarmos particularmente apoquentados. A opção do Governo é conhecida e clara: virar a página da austeridade", disse o primeiro ministro português esta quinta-feira, em Haia.
ORÇAMENTO 2016 
Comissão Europeia já fez avaliação inicial ao esboço orçamental português e tem questões para esclarecer com o governo. Contas de Bruxelas apontam para défice de 3,4% em vez de 2,6%, diz a TVI.
ORÇAMENTO 2016 
O líder parlamentar do PS admitiu que nas negociações entre o Governo e a Comissão Europeia sobre o Orçamento para 2016 haja alterações ao documento, mas declarou que "certamente" haverá uma aproximação de Bruxelas ao conteúdo do mesmo.
GREVE 
À saída da reunião com o Governo, Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum, explicou que "está tudo na mesma" e que a greve vai mesmo acontecer. 
Opinião

Rui Ramos
É importante notar que Marcelo Rebelo de Sousa prometeu "ajudar" o governo a defender o crédito externo do país, mas não prometeu "ajudar" Costa a manter-se no poder contra tudo e contra todos. 

Paulo Trigo Pereira
Estou convicto que há um conjunto significativos de deputados e deputadas que são sensíveis ao problema do excesso de burocracia, que não se justifica mesmo tendo presente as responsabilidades da AR.

Jorge Costa
A Comissão Europeia tem dúvidas sobre o esboço de Orçamento? É natural, pois os seus pressupostos são completamente irrealistas. Basta analisar os seus números e ver como nenhuma projeção os sustenta.

Paulo Tunhas
Uma pessoa pode respeitar e admirar Passos ou Cavaco sem os querer, nos subtis prazeres intelectuais, iguais a nós. Basta reconhecer neles a vontade de respeitar as paixões comuns da nossa sociedade.

Luís Aguiar-Conraria
O Estado português foi à falência em 2011. Negar isto é negar a realidade. Pensar, argumentar e decidir sem ter isto em conta é como pensar, argumentar e decidir num mundo de fantasia.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter Hora de fecho clique aqui

Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue