Boa tarde,
A proposta de Orçamento de Estado para este ano, a primeira apresentada pelo Governo de António Costa, ainda não viu formalmente a luz do dia mas já está a ser zurzida por todos os lados. Amanhã é o dia em que o primeiro-ministro enfrenta os deputados no Parlamento, e o tema será seguramente prato forte, mas é sobretudo o dia em que o Executivo tem de dar resposta às dúvidas e inquietações, que não são poucas, da Comissão Europeia.
Com a temperatura bem elevada, coube ao Presidente do PS vir hoje a público e tentar meter água na fervura, admitindo que o Governo poderá fazer cedências a Bruxelas. Mas em troca quer que a Comissão também vá até meio da ponte.
Este é um dos textos que dedicamos ao tema.
O outro é para os novos alertas que a Fitch, uma das grandes agências internacionais de notação financeira faz a Portugal. O défice não está a diminuir tanto como devia. A dívida, idem. "Não sabemos de onde virá o próximo choque. Mas enfrentar-se um choque quando se está sentado em cima de uma dívida de 130% é-se mais vulnerável", afirmou ao Expresso Douglas Renwick, diretor de dívida soberana da Fitch que hoje passou por Lisboa.
Crise dos refugiados abala Europa de norte a sul
O número de pessoas a pedir asilo às portas da Europa não dá sinais de querer diminuir e as consequências fazem-se sentir por todo o continente. Desde a controversa lei de confisco de bens dinamarquesa até aos naufrágios recorrentes na costa grega, passando pelas declarações vindas de Bruxelas, fazemos um apanhado dos acontecimentos dos últimos dias em vários países do continente.
O Pedro Candeias hoje volta ao tema da negociação dopatrocínio da II Liga pelos chineses da Ledman, processo que está a ser conduzido pelo cada vez mais contestado Pedro Proença. Hoje revelamos detalhes do contrato assinado. Ficamos a saber que vale 4,2 milhões de euros por três épocas. E que, afinal, não há obrigatoriedade de inclusão de jogadores chineses nos plantéis. O que acontece é que quem o fizer recebe mais.
Na sociedade, a Carla Tomás escreve sobre maus-tratos a animais, no artigo intitulado "Acorrentar e abandonar à fome um cão dá cinco euros de multa por dia". Desde 2014, cinco pessoas foram condenadas a pagar multas que no máximo totalizaram 400 euros.
Na cultura, o Valdemar Cruz foi falar com o russo Vladimir Pankov, que traz à cena a peça "Guerra" no Teatro Nacional São João, no Porto.
Na opinião, hoje há Ricardo Costa, António José Teixeira, Henrique Raposo, Daniel Oliveira e Henrique Monteiro.
Temos ainda as habituais crónicas de Valdemar Cruz, sobre cultura, de Rui Pedro Reis, automóveis, bem como a página do Boa Cama, Boa Mesa.
Por hoje é tudo, amanhã estamos de volta.
Sem comentários:
Enviar um comentário