sexta-feira, 27 de novembro de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 27 DE NOVEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
364
27 NOV 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Faz sentido discutir a raça e a etnia dos políticos? E as novas revelações sobre Cunhal
Boa tarde,

Pela primeira vez, Portugal tem um primeiro-ministro de origem indiana, uma ministra da Justiça negra e um secretário de Estado filho de cigano. As referências à raça ou à etnia dos novos governantes feitas pela comunicação social (incluindo o Expresso) causou algum burburinho nas redes sociais. Afinal, faz ou não sentido falar da cor da pele ou do clã, sobretudo de quem está no poder?

É com este tema que fazemos a abertura do Diário desta sexta-feira, republicando um artigo da Christiana Martins e da Marisa Antunes que publicámos em 2008 na revista do Expresso e que reganha atualidade. O agora secretário de Estado Carlos Miguel e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, são precisamente duasdas várias pessoas com as quais as duas jornalistas falaram na altura.

Segundo tema em destaque: mais um tomo da monumental biografia de Álvaro Cunhalescrita por José Pacheco Pereira. É o volume 4, e aborda o período que vai de 1960 a 1968,desde a fuga do forte de Peniche pela muralha abaixo, agarrado a um lençol, passando pelo ano passado por cá na clandestinidade antes de sair de Portugal pelo Gerês, a caminho da União Soviética.

Outro tema principal do Diário de hoje é sobre a Síria e o estado Islâmico. Bombardear o Estado Islâmico é destruí-lo?, pergunta a Helena Bento .Como a estratégia baseada em ataques aéreos não conseguiu (ainda?) dar cabo dele, será necessário invadir o território do Estado Islâmico com tropas terrestres? E a que custo?

Egito é sinónimo de pirâmides. Milhares de anos depois, estas obras faraónicas continuam a fascinar o mundo. Nem a arquitetura e a engenharia modernas conseguiram desvendar os segredos da sua construção. Entre tantas teorias, qual é a certa? A Liliana Coelho foi falar com especialistas para tentar perceber este e outros mistérios, na semana em que foi revelada mais uma tese.

Na cultura, o Miguel Cadete conta como Adele abre a guerra entre o Rock in Rio e a promotora musical Everything is New. Poucos terão reparado, mas os concertos de Adele em Lisboa que acabam de ser anunciados estão marcados para o segundo dia edição de 2016 do Rock in Rio. Portugal terá um mercado assim tão grande para os consumidores de concertos?

No lazer, fique a saber que os jipes voltam este fim de semana a Fronteira, mais propriamente às 24 Horas TT Vila de Fronteira, que se realizam há 18 anos. O Rui Cardoso diz que não há corrida como esta: 70 mil espectadores, um dia e uma noite de prova envolvendo 86 viaturas e mais de 300 pilotos, luta até ao fim

E damos-lhe também um pequeno roteiro de mercados onde comprar presentes de Natal. Não nos centros comerciais, mas em locais alternativos, recheados de pequenos artesãos, com produtos que vão de roupa a comida.

Na crónica habitual das sextas-feiras, o Nelson Marques conta como surgiu e se desenvolveu a Airbnb, a plataforma de aluguer de apartamentos privados. No início eram só três colchões insufláveis, usados por Brian Chesky e Joe Gebbia, dois jovens americanos formados em design industrial mas estavam desempregados. Depois nasceu o The Air Bed and Breakfast (cama insuflável e pequeno almoço), nome que mais tarde seria abreviado para Airbnb.

Temos ainda a habitual página de sugestões culturais para o fim de semana.

Na opinião, escrevem hoje o Nicolau Santos, o Henrique Monteiro, o José Gomes Ferreira, o Daniel Oliveira e o Henrique Raposo.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana

(e amanhã há semanário, com mais e boas notícias; site, com a atualidade e as escolhas do editor de alguns dos principais artigos publicados no Diário ao longo da semana; e a revista E, em cuja capa está o código que permitirá aceder ao Expresso Diário até ao sábado seguinte)

publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
A etnia é um tema ou não?
POLÍTICA Pela primeira vez, Portugal tem um primeiro ministro de origem goesa, uma ministra da Justiça negra e um secretário de Estado filho de cigano. Pode ou não falar-se das suas etnias?
Cunhal: a fuga da prisão e o salto para a URSS
Cunhal: a fuga da prisão e o salto para a URSS
Adele abre guerra entre promotores. Rock in Rio contra Everything is New
Adele abre guerra entre promotores. Rock in Rio contra Everything is New
Nicolau Santos
A ameaça presidencial
 
Daniel Oliveira
O maior perigo para Costa seria Maria de Belém
 
Henrique Raposo
Aníbal, o outro
 
Henrique Monteiro
Uma manhã de vingança
 
SÍRIA
Será necessário invadir o território do Estado Islâmico com tropas terrestres? E a que custo?
BOLSAS
China de novo no radar
TODO O TERRENO
Os jipes voltam a Fronteira
EGITO
“O fascínio pelas pirâmides está no mistério”
NATAL
Cinco mercados para comprar os presentes
TENDÊNCIAS
O fenómeno Airbnb
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue