Zelensky vai participar na reunião do G20, e Putin?
Tudo aponta para que essa participação seja por videoconferência.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participará na próxima reunião do G20, realizada este mês na Indonésia, mas muito provavelmente por videoconferência, disse esta terça-feira o porta-voz presidencial.
"Participará na cimeira do G20", disse Serhii Nikiforov, citado pela rádio e televisão ucranianas, em relação à participação do chefe de Estado ucraniano no encontro do grupo das 20 economias mais desenvolvidas.
"O mais provável é que seja no formato 'online'", acrescentou o porta-voz. O Presidente ucraniano não fez nenhuma viagem ao estrangeiro desde que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, ordenou o início de uma ofensiva militar contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro.
A confirmação da participação de Zelensky na reunião do G20, que vai decorrer em Bali, na Indonésia, nos dias 15 e 16 de novembro, surge depois do Presidente ucraniano ter avisado, na semana passada, que não participaria se Putin, que também estivesse na lista de convidados e marcasse presença no encontro.
Putin foi convidado pessoalmente pelo Presidente da Indonésia, Joko Widodo, durante uma viagem à Rússia em junho passado, quando o chefe de Estado indonésio também viajou para a Ucrânia numa tentativa mal sucedida de mediar o conflito armado.
Kremlin ainda não confirmou a presença de Putin no G20
Na segunda-feira, o Kremlin anunciou que Putin não participará na cimeira dos líderes do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), agendada para 18 e 19 de novembro, e o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, disse que durante esta semana seria anunciado se o líder russo iria participar no G20.
O G20 é composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário