Sismo de 5,5 abala costa adriática em Itália
Abalo terá sido sentido em vários países.
Um sismo de magnitude 5,5 (inicialmente classificado como 5,7) atingiu a costa adriática em Itália esta quarta-feira, mas até ao momento não existe registo de feridos ou danos graves.
“Estamos a fazer verificações, há muitas pessoas na rua, mas neste momento não há danos significativos. Estamos a fazer todas as verificações possíveis em todos os edifícios públicos”, informou o presidente da Câmara Municipal de Pesaro.
A terra tremeu pouco depois das 07:00 (locais) e o abalo terá sido sentido em Roma, do outro lado do país, e também nas regiões do norte de Veneto, Friuli e Trentino. Segundo a BBC, o sismo também foi sentido noutros países, nomeadamente na zona dos Balcãs: Eslovénia, Croácia e Bósnia e Herzegovina.
Foram ainda registadas pelo menos 20 réplicas, avança o jornal italiano Corriere della Sera, e o coordenador do centro de alerta de tsunamis, Alessandro Amato, confirmou que neste momento não “há risco” que ocorra um.
O epicentro do terramoto foi a 35 quilómetros da costa de Pesaro, uma cidade do litoral na região de Marche, e a uma profundidade de 7 quilómetros, segundo o Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV).
As escolas de Pesaro e de algumas cidades próximas foram encerradas por precaução e a circulação ferroviária foi suspensa pelo menos até às 12:00 (locais).
O gabinete da primeira-ministra Giorgia Meloni informou que está em "contacto inconstante" com a Proteção Civil e a acompanhar todos os desenvolvimentos.O Ministério da Cultura já ativou as unidades de crise para realizar as primeiras inspeções nas zonas afetadas pelo sismo e verificar eventuais danos no património cultural.
O centro de Itália é uma das zonas sísmicas mais ativas da Europa. Um sismo de magnitude 6,2 em 2016 matou 299 pessoas, a maioria delas na vila montanhosa de Amatrice.
Sem comentários:
Enviar um comentário