Projeto promovido pelo príncipe herdeiro Bin Salman custará mais de 1.000 milhões de dólares.
Comentários: 0
The Line
NEOM
Autor
 Eduardo G. Martínez

As obras para construir aquela que será a cidade do futuro já começaram. Quando em 2021 a Arábia Saudita apresentou o The Line, um projeto de cidade vertical e sustentável de 170 quilómetros no meio do deserto, poucas pessoas levaram a sério a proposta. Mas a verdade é que, um ano depois, já circulam fotografias de drones nas quais retroescavadoras e camiões podem ser vistos ao lado da faixa delimitada onde será construída.

obras The Line
@otskydrone

É, sem dúvida, um dos projetos arquitetónicos mais ambiciosos do mundo, mas será preciso esperar 50 anos para vê-lo concluído. Promovida pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, intimamente ligado ao assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, o custo do The Line será superior a 1.000 milhões de dólares.

cidades sustentáveis
NEOM

Uma cidade verde no deserto

Sem estradas, sem carros e sem emissões, a The Line funcionará 100% com energia renovável e 95% da superfície estará destinada à natureza. “Ao contrário das cidades tradicionais, no The Line a saúde e o bem-estar das pessoas serão priorizados em detrimento do transporte e infraestruturas”, apontam os promotores do projeto.

cidades ecológicas
NEOM

A cidade será construída como dois colossais arranha-céus revestidos de espelhos, com 500 metros de altura e 170 quilómetros de extensão. Terá capacidade para nove milhões de pessoas. A integração da natureza e dos espaços abertos desempenhará um papel crítico na purificação da qualidade do ar no clima seco do deserto.

cidades verdes
NEOM

A cidade foi projetada para emitir uma pegada de carbono zero, pois funcionará com energia 100% renovável, incluindo o setor industrial. Além disso, a The Line não terá estradas nem carros. Conforme consta no site do projeto, os cidadãos que ali vivem terão acesso a todas as comodidades em cinco minutos a pé. Além disso, uma eficiente rede de transporte público oferecerá uma viagem de ponta a ponta em apenas 20 minutos.

cidades Arábia Saudita
NEOM

Bin Salman, que combina polémica com visão de um futuro verde e tecnológico, quer implementar a tecnologia e arquitetura mais vanguardistas no The Line. Os serviços serão alimentados por inteligência artificial e as pessoas poderão movimentar-se pela cidade em três dimensões: para cima, para baixo ou transversalmente, o que é conhecido como Urbanismo Gravidade Zero.

cidade The Line
NEOM

"Ao contrário dos arranha-céus, este conceito combina parques públicos e zonas pedonais, escolas, residências e locais de trabalho, para que se possa deslocar sem esforço para satisfazer todas as necessidades diárias em cinco minutos", afirmam em comunicado.

Industrialização como aliada

Segundo os promotores, o projeto The Line será totalmente digitalizado e a construção será industrializada à medida que as tecnologias de construção e os processos de fabricação avançam, de modo que, talvez, esses prazos de 50 anos sejam reduzidos.

cidades do futuro
NEOM