segunda-feira, 22 de abril de 2019

PONTE DE SOR - FERIADO - 22 DE ABRIL DE 2019

Ponte de Sor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Ponte de Sor
Brasão de Ponte de SorBandeira de Ponte de Sor
Localização de Ponte de Sor
GentílicoPonte-sorense; Sorense
Área839,71 km²
População16 722 hab. (2011)
Densidade populacional19,9  hab./km²
N.º de freguesias5
Presidente da
câmara municipal
Hugo Luís Pereira Hilário
Fundação do município
(ou foral)
1514
Região (NUTS II)Alentejo
Sub-região (NUTS III)Alto Alentejo
DistritoPortalegre
ProvínciaAlentejo
OragoSão Francisco de Assis
Feriado municipalSegunda-feira após o Domingo de Páscoa
Código postal7400
Sítio oficialhttp://www.cm-pontedesor.pt/
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg
Ponte de Sor é uma cidade portuguesa no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 7 750 habitantes. É a terceira maior cidade do Distrito de Portalegre, a seguir a Portalegre e a Elvas.
É sede de um município com 839,71 km² de área[1] e 16 722 habitantes (2011),[2][3] subdividido em 5 freguesias.[4] O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião e Crato, a leste por Alter do Chão, a sueste por Avis, a sul por Mora, a sudoeste por Coruche e a noroeste por Chamusca e Abrantes.

História e Monumentos[editar | editar código-fonte]

Existem referências a estas terras, que datam do final do século III, no reinado do imperador romano Marco Aurélio Probo, como fazendo parte da via militar romana entre Olissipo (Lisboa) e Mérida.
Na Idade Média, a ponte sobre a ribeira de Sor ruiu trazendo o isolamento à povoação. No reinado de D. Sancho I, em 1199, a Sé de Évora concedeu o primeiro foral à vila. No reinado de D. Duarte, na altura de um surto de peste em Lisboa, a Corte refugiou-se neste concelho.
Em agosto de 1514, foi-lhe outorgado novo foral, por D. Manuel I.
A origem do nome da cidade, deve-se à existência da ponte romana sobre a ribeira de Sor, sendo esta o ex-líbris do município
Dos principais monumentos históricos, destaca-se a ponte oitocentista sobre a ribeira de Sor; a Igreja Matriz, do século XVII, reedificada após um incêndio e que apresenta um belo altar de ferro forjado na janela da sacristia; a Capela do senhor das Almas; o edifício dos antigos Paços do Concelho, erguido em 1886; e a antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz, hoje um moderno centro cultural onde funciona a Biblioteca Municipal, o Arquivo Histórico Municipal e o Centro de Artes e Cultura - um centro de exposições de arte.
A cidade de Ponte de Sor está dotada de um cine-teatro, com excelentes condições, com linhas arquitectônicas "Art Deco".
Cine-teatro de Ponte de Sor. Obra arquitetónica em estilo Art Deco, implantada na vila de Ponte de Sor, na Av. Manuel Pires Filipe, junto ao Jardim do Campo da Restauração.
No município de Ponte de Sor, mas fora do seu núcleo urbano, encontram-se, por exemplo, a Igreja da Misericórdia de Galveias, classificada como Imóvel de Interesse Público; a Igreja da Misericórdia Montargil ou ainda a Capela de Santo António de Montargil.
Aconselha-se ainda a visita, na cidade de Ponte de Sor, à moderna e muito agradável Zona Ribeirinha.

Economia e Indústria[editar | editar código-fonte]

A nível económico destaca-se, sobretudo, o setor corticeiro, existindo ainda um florescente setor de aeronáutica, como a empresa francesa DynAéro e o grupo Português G Air Group. A partir de 2016 vai também ter uma fábrica de aviões não-tripulados da Tekever Group [5]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue