sexta-feira, 18 de maio de 2018

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 18 Maio, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Em cima da hora, surge a notícia de mais uma demissão na direção do Sporting. Caso aconteça nova demissão no Conselho Diretivo, a equipa liderada por Bruno de Carvalho cai imediatamente por falta de quorum. O presidente reitera que não se demite. Quase todos os municípios vão falhar o prazo dado pelo Governo para limpeza preventiva das áreas florestais, noticia o DN. União Europeia demarca-se ativamente de Donald Trump no dossier iraniano. ACNUR acusa Israel de submeter Gaza a uma vida de favela tóxica.


Bruno Mascarenhas abandona direção de Bruno de Carvalho


Bruno Mascarenhas abandona direção de Bruno de Carvalho

Em cima da hora, surge a notícia de mais uma demissão no Conselho Diretivo. Bruno Mascarenhas, vogal da direcção de Bruno de Carvalho e muito próximo do presidente, apresentou a sua demissão esta manhã. Estatutariamente, isto significa que, caso aconteça nova demissão no Conselho Diretivo, a equipa liderada por Bruno de Carvalho cai, por falta de quorum.

Bruno contra o Mundo


Bruno contra o Mundo

Apesar da catadupa de demissões nos órgãos sociais do Sporting, acompanhadas de pedidos de afastamento do presidente do clube (por exemplo, aquiaqui e aqui), inclusivamente da parte de acionistas relevantes da SAD, Bruno de Carvalho insiste em não arredar pé. Contra o que diz ser “um ataque interno e externo sem precedentesna História do Sporting”, o acossado líder leonino garantiu ontem à noite que não se demite. Insiste também na realização de uma Assembleia Geral extraordinária para definir o futuro do clube.

Liberdade sob caução para André Geraldes


Liberdade sob caução para André Geraldes

A tempestade que desabou sobre o reino do leão adquiriu proporções colossais na terça-feira, com o escandaloso caso de Alcochete, em que jogadores e técnicos do plantel principal de futebol foram agredidos e ameaçados de morte por uma turba mascarada que invadiu as instalações. Hoje, no tribunal do Barreiro, prosseguem as audições aos detidos no âmbito deste processo que, no entanto, não é o único a pôr o prestígio do Sporting em perigo. No tribunal de instrução criminal do Porto, foram determinadas as medidas de coação aos quatro arguidos no processo Cash ball, que investiga suspeitas de corrupção e viciação de resultados no andebol e no futebol, a favor do clube de Alvalade. André Geraldes, braço direito de Bruno de Carvalho, saiu em liberdade mediante o pagamento de uma caução de 60 mil euros, suspensão de exercício de funções no Sporting e proibição de contacto com os restantes arguidos no processo.

Quase todos falham prazo de limpeza de terrenos florestais


Quase todos falham prazo de limpeza de terrenos florestais

O panorama não é nada animador: dos 189 concelhos considerados de intervenção prioritária no quadro da limpeza florestal preventiva de incêndios, apenas 13 vão conseguir cumprir os prazos implementados pelo Governo. Isto, se for apenas considerada a responsabilidade municipal. Se se acrescentar a responsabilidade privada, apenas os concelhos de Óbidos e Arronches estarão devidamente limpos no final deste mês. Estas contas preocupantes são feitas pelo Diário de Notícias.

UE desafia Trump


UE desafia Trump

A Comissão Europeia iniciou hoje o processo para o bloqueio das novas sanções norte-americanas contra o Irão. Ao demarcar-se da decisão de Donald Trump, quando rasgou o chamado acordo nuclear, Bruxelas tenta evitar retaliações de Teerão que levem à necessidade de retirar as empresas europeias que operam naquele país muçulmano.

ACNUR acusa Israel de submeter Gaza a uma vida de favela tóxica


ACNUR acusa Israel de submeter Gaza a uma vida de favela tóxica

O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos lançou novas críticas à violência usada pelas forças de segurança israelitas em Gaza. Numa sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Al Hussein afirmou a população palestiniana está “presa numa favela tóxica desde o nascimento até à morte, sem dignidade e desumanizada pelas autoridades israelitas“.

Domingo há eleições na depauperada Venezuela


Domingo há eleições na depauperada Venezuela

Cerca de 20 milhões de cidadãos serão chamados para as eleições presidenciais na Venezuela, que se realizam no domingo. A oposição ao regime de Nicolás Maduro acusa o processo deleitoral de estar manchado de ilegalidade e não será livre nem independente. A Venezuela atravessa há anos uma profunda crise económica, politica e social, que já levou ao êxodo de muitos milhares de cidadãos para outros países. O regime de cariz ditatorial imposto por Maduro, que se recandidata nestas eleições, tem perseguido sistematicamente as vozes dissonantes. Mas continua a fazer promessas, como constatou o enviado especial da Antena1 à Venezuela, Pedro Sá Guerra.

Cristiano Ronaldo admite derrota com o Fisco espanhol


Cristiano Ronaldo admite derrota com o Fisco espanhol

Aparentemente, o diferendo jurídico entre as autoridades tributárias de Espanha e Cristiano Ronaldo vai acabar com um vitória do sistema. Segundo o jornal El Mundo, o craque português vai declarar-se culpado de quatro delitos fiscais relativos ao não pagamento de impostos sobre dinheiro proveniente de direitos de imagem e propor o pagamento voluntário dos 14 milhões de euros que o Fisco espanhol reclama desde o início.

Portugal na Rússia - a caderneta


Portugal na Rússia - a caderneta

Fernando Santos anunciou os 23 convocados para defenderem as cores do Campeão Europeu no Mundial da Rússia, que começa daqui a menos de um mês. A Inês Geraldo e a Sara Piteira organizaram e completaram a caderneta de cromosAqui está ela, só para colecionadores.



A NÃO PERDER
Rali de Portugal na RTP

Rali de Portugal na RTP

O estónio Ott Tänak saiu com uma curta vantagem para o segundo dia do Rali de Portugal, depois de ter vencido, ontem, a superespecial de Lousada, mas teve problemas e foi forçado a desistir. Até domingo, decorre a principal prova automobilística do nosso país e é essa a razão pela qual recomendo hoje a área do website da RTP dedicada exclusivamente ao Rali – e aos entusiastas da modalidade.









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue