sexta-feira, 29 de julho de 2016

EXPRESSO



publicidade


635



29 Jul 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
A geringonça da oposição, segundo Pedro Nuno Santos. O que se passa com os reembolsos do IRS? Turquia, novamente. E uma mulher valente

Boa tarde,

A liderança do PSD neste momento é uma geringonça”. Quem o diz é o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, na entrevista que publicamos na edição deste sábado do semanário, cujas grandes linhas antecipamos já no Expresso Diário desta sexta-feira. Além de “malhar” no maior partido da oposição, na entrevista que deu ao Adriano Nobre e à Luísa Meireles, Pedro Nuno Santos garante que o acordo que sustenta o Governo é para manter e que não haverá eleições antecipadas.

Como o último dia útil do mês é hoje, um dos temas do dia foi o atraso nos reembolsos do IRS, que o Governo tinha prometido concluir até ao fim de julho. Afinal há atrasos ou não? Como diz a Ana Sofia Santos, que falou com o ministério das Finanças e faz o balanço, a resposta é… sim e não. Há cerca de 188 mil declarações de IRS por processar, mas já foram feitas mais devoluções (96% do total) – e mais dinheiro – do que no ano passado até esta altura (Ah: e o Governo tinha prometido “aviar” todas as devoluções até ao fim de julho, mas o prazo legal vai até fim de agosto…)

Agora é oficial: Hillary Clinton tornou-se na primeira mulher candidata à presidência dos Estados Unidos da América. A convenção do partido democrata terminou esta madrugada e o guião deste tipo de reuniões foi cumprido: discursos para empolgar, ovações q. b., pancada no adversário do partido adversário, piscar de olho ao adversário-agora-aliado do próprio partido. No fim de tudo, como conta o Luís M. faria, o estereótipo que acompanha Hillary confirmou-se: mais inteligência que carisma.

Nesta edição voltamos a falar de Turquia. Não por ter havido nova tentativa de golpe (pelo menos à vista…) mas porque há um acordo UE-Turquia para os refugiados de que raramente se fala. A Helena Bento falou com dois deles, que lhe relataram, entre outras coisas, das condições em que vivem. Os Direitos Humanos são, por aquelas paragens, aquilo que costuma definir-se como “um conceito um pouco elástico”.

Lá mais à frente, no Paquistão, foi o próprio irmão da “Kim Kardashian nacional”, Qandeel Baloch, quem assestou um golpe nos Direitos Humanos. Matou a irmã, e diz estar “orgulhoso” do que fez, porque ela desonrou a família. A Mariana Lima Cunha conta o caso, um dos muitos crimes “de honra” cometidos no Paquistão. Só este ano já foram 212

Outro dos temas do Expresso Diário é sobre as tarifas da energia. Como a dívida do sector se agravou no primeiro semestre, muita gente começou logo a ver "o filme": aumentar o preço da energia no próximo ano. O Miguel Prado consultou o Governo e a ERSE, que dizem não acreditar nisso, mas…

Por último, publicamos mais dois trabalhos de duas séries diferentes. Um deles tem a assinatura do Bernardo Mendonça, que publica a entrevista integral ao humorista Guilherme Duarte, feita no âmbito do projeto em podcast A Beleza das Pequenas Coisas (pode revisitá-lo AQUI).

No outro, o mesmo Bernardo Mendonça conta a história da vida de uma florista que foi educada como uma 'betinha', se casou com um futebolista do Sporting e, por alguns desaires da vida, foi parar ao negócio da família, as flores. É a última entrevistada da série No Olho da Rua, que publicámos ao longo desta semana no espaço preenchido habitualmente pela crónica do Henrique Monteiro, que está de férias.

Na opinião, o Nicolau Santos escreve sobre os falhanços do FMI, perguntando se “é para rir ou para chorar”, o Daniel Oliveira afirma que “É o Deutsche Bank e a banca italiana, estúpidos” (e vale a pena ler, até porque ela pode ajudar a perceber melhor as falhas do FMI…) e o Henrique Raposo volta ao “multiculturalismo” e à ditadura do politicamente correto para falar de “Semente de uma guerra civil”.

Boas leituras, um bom resto de dia, um excelente fim de semana e, se for caso disso, melhores férias, com flores, podcasts e devoluções de IRS

(Amanhã volta a haver semanário nas bancas, com a oferta noticiosa habitual e o também oferecido terceiro volume das obras de Camilo Castelo Branco)

Ler o EXPRESSO DIÁRIO


“A liderança do PSD neste momento é uma geringonça”

ENTREVISTA Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, garante que o acordo que sustenta o Governo é para manter, descarta eleições antecipadas e aponta baterias ao maior partido da oposição


O que se passa afinal com os reembolsos de IRS?

O que se passa afinal com os reembolsos de IRS?


Refugiados
Se estivesses aqui

Refugiados
Se estivesses aqui

Nicolau Santos

FMI: é para rir ou para chorar?
 
Daniel Oliveira

É o Deutsche Bank e a banca italiana, estúpidos
 
Henrique Raposo

Semente de uma guerra civil
 

ENERGIA

Regulador afasta cenário de agravamento da fatura elétrica

HILLARY

O estereótipo confirmou-se: mais inteligência que carisma

QANDEEL BALOCH

Mulher valente

DESTAQUES DA MELHOR REVISTA DO MUNDO

O grande Pimenta

CRÓNICA

Ainda bem que Algo Estranho Acontece

LOGOUT

As virtudes do Porto

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue