sexta-feira, 29 de julho de 2016

EXPRESSO DIÁRIO

Portugal. O homem que tentou matar Reagan vai para casa. Os mais ricos de Portugal

Expresso Diário (expressodiario@news.impresa.pt)
28-07-2016
Grupos, Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade



634



28 Jul 2016


José Cardoso
POR José Cardoso
Editor Adjunto

 
Os 5 falhanços do FMI em Portugal. O homem que tentou matar Reagan vai para casa. Os mais ricos de Portugal

Boa tarde,

O Fundo Monetário Internacional errou, e muito, no processo do resgate português. A conclusão é de um organismo independente do próprio Fundo, e é com essas conclusões que abrimos o Expresso Diário desta quinta-feira. Saiba quais foram os 5 falhanços do FMI em Portugal lendo o artigo do João Silvestre e do Jorge Nascimento Rodrigues. O Banco de Portugal já veio criticar o relatório. Porque será?

Para esta sexta-feira está marcada uma greve nacional dos enfermeiros, que teve já hoje uns arremedos. O que querem? Sobretudo que as regras sejam iguais para todos, porque o horário de trabalho de uns voltou às 35 horas semanais e quem tem contratos individuais de trabalho tem de trabalhar 40 – em muitos casos até no mesmo serviço, a fazer o mesmo. Mas, para ficar a saber tudo, o melhor é ler a entrevista da Vera Lúcia Arreigoso ao enfermeiro que se tornou porta-voz de um grupo de profissionais com tal tipo de contratos.

Sabe quantos milhões têm as três pessoas mais ricas de Portugal juntas? Seis mil e quinhentos milhões. No Expresso Diário de hoje dizemos-lhe quem é e quanto tem não só cada um dos três como quem são e quanto têm os restantes 22 da lista dos portugueses mais ricos que a revista Exame faz todos os anos. Um trabalho assinado pela nossa camarada Helena Peralta e em que as imagens das personalidades da lista não são fotos, mas sim iIustrações do Helder Oliveira.

Quem encabeça a lista é, mais uma vez, o “Rei da cortiça”, Américo Amorim. Por isso, fomos aos arquivos repescar uma entrevista que lhe tínhamos feito em fevereiro de 2013, a propósito dos 40 anos do Expresso, e que na essência se mantém atual. Nela, o empresário, hoje com 82 anos, diz entre outras coisas que se mandasse ‘‘Alterava a Constituição e impedia gastos superiores à nossa riqueza’’.

O nome John Hinckley dirá muito pouco a muita gente, mas muita gente saberá quem é se lhe dissermos que foi o homem que tentou matar o Presidente Ronald Reagan. Agora vai ser libertado do hospital psiquiátrico onde vive, e vai para casa da mãe. A Mariana Lima Cunha conta tudo, desde o dia 30 de março de 1981, em que Hinckley disparou na rua sobre Reagan para impressionar a atriz Jodie Foster, até agora.

Outro nome que talvez também lhe diga pouco é Milo Yiannopoulos. Mas é bem conhecido na internet, nomeadamente no Twitter, de onde foi expulso. A Mariana Lima Cunha conta quem ele é e porque é que o seu caso está a alvoraçar as discussões online e a desencadear um debate sobre a liberdade de expressão nas redes sociais.

Na opinião, o Ricardo Costa escreve hoje sobre “A oposição e a vontade de que corra mal” e o Henrique Raposo fala sobre “As mártires”.

No Expresso Diário desta quinta-feira há ainda cinema à 5ª, com as sugestões do João Miguel Salvador; a crónica do Valdemar cruz, Linha do Norte, que desta vez rumou a sul para falar das músicas do mundo; os automóveis, do meu camarada da Sic Rui Pedro Reis; e as habituais e sempre boas sugestões do Boa Cama Boa Mesa, pela Ana Maria Fonseca.

Mesmo a fechar a edição, mais uma história No Olho da Rua, de um músico angolano que no passado participou num concurso de talentos, no presente toca na Rua Augusta e no futuro gostaria de atuar num Rock in Rio.

Boas leituras e um bom resto de dia, com músicas do mundo ou de rua

Ler o EXPRESSO DIÁRIO


Os 5 falhanços do FMI em Portugal

RELATÓRIO Organismo independente do Fundo Monetário Internacional deteta vários erros no resgate português. Otimismo nas previsões e impacto das medidas orçamentais subestimado são apenas dois dos principais problemas


Os antiTrump agarram-se a Hillary: “Vamos eleger uma pessoa sã e competente”

Os antiTrump agarram-se a Hillary: “Vamos eleger uma pessoa sã e competente”


“Já não é um perigo”: o homem que tentou matar Reagan para impressionar Jodie Foster vai para casa

“Já não é um perigo”: o homem que tentou matar Reagan para impressionar Jodie Foster vai para casa

Ricardo Costa

A oposição e a vontade de que corra mal
 
Henrique Raposo

As mártires
 

GREVE DOS ENFERMEIROS

“A profissão é maltratada apesar de tratarmos bem os outros”

FORTUNAS

Os três mais ricos do país têm €6,5 mil milhões

ARQUIVOS EXPRESSO

Entrevista ao homem mais rico de Portugal: ‘‘Alterava a Constituição e impedia gastos superiores à nossa riqueza’’

MILO YIANNOPOULOS

O homem odiado que adora odiar

CINEMA

Matt Damon regressa a Bourne (e vice-versa): há tiros e austeridade na Grécia

AUTOMÓVEIS

O novo A3: a Audi mexeu bem?

Publicidade


O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui


Demasiadas newsletters? Pode anular a sub

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue