quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016


RTP - O Essencial

 
 
12:09
 
 Newsletters
Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 10 Fevereiro, 2016 
Partilhar Subscrever
Carlos Santos Neves
Coordenador Multimédia
Carlos Santos Neves

Bem-vindo

Portugal chegou ao fim do ano passado com o desemprego a subir. É o que indicam números que acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Um dado conhecido em dia de apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2016 na Assembleia da República, pela voz do ministro das Finanças, Mário Centeno.


Taxa de desemprego a subir no final de 2015


Taxa de desemprego a subir no final de 2015

A taxa de desemprego subiu 0,3 pontos percentuais para 12,2 por cento no quarto trimestre de 2015 relativamente ao trimestre imediatemente anterior, mostram os dados que acabam de ser libertados pelo Instituto Nacional de Estatística. Por outro lado, a taxa média anual caiu 1,5 pontos percentuais face a 2014, para 12,4 por cento.

Orçamento do Estado, da expansão à contração


Orçamento do Estado, da expansão à contração

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) vem agora considerar que, entre o esboço enviado a Bruxelas e a proposta de Orçamento do Estado para 2016, as contas do Governo passaram de “expansionistas” a “contracionistas”. É a conclusão de um relatório aqui percorrido pela Cristina Sambado. Este documento – tal como as contas do desemprego – ganha destaque no momento em que o ministro das Finanças apresenta a proposta de Orçamento no Parlamento – audições que pode acompanhar em direto no site da RTP.

Falhas no combate à corrupção em Portugal


Falhas no combate à corrupção em Portugal

O Grupo Anticorrupção do Conselho da Europa aponta, num relatório hoje publicado, falhas na prevenção e combate à corrupção em Portugal. Indica que no país não se dá suficiente atenção às questões de integridade e transparência. Edá um exemplo: no Parlamento confia-se simplesmente na consciência individual dos deputados. Mas há mais problemas, como conta aqui a Raquel Morão Lopes.

Trump e Sanders triunfam em New Hampshire


Trump e Sanders triunfam em New Hampshire

Sem surpresas e em linha com o que as sondagens indicavam, as eleições primárias em New Hampshire foram ganhas por dois candidatos com discursos de rutura: o democrata Bernie Sanders e Donald Trump, pelos republicanos. Este foi o segundo Estado norte-americano a votar nas primárias,mas a maratona ainda é longa, como explica nesta reportagem a correspondente da RTP nos Estados Unidos, Márcia Rodrigues. 

O petróleo do Irão


O petróleo do Irão

O Irão admite negociar com a OPEP – incluindo a Arábia Saudita, monarquia com a qual gere uma tensão constante – o regresso em força ao mercado mundial de petróleo. Teerão assina em breve vários contratos com empresas europeias para fornecer até 500 mil barris de petróleo por dia, já em 2016. Com o ouro negro iraniano, analistas do mercado indicam que o preço do crude pode baixar mais 13 por cento. O que está em jogo e quais as implicações do regresso deste player ao mercado do petróleo. A Graça Andrade Ramos explica aqui. 

Coreia do Sul abandona complexo industrial partilhado com o Norte


Coreia do Sul abandona complexo industrial partilhado com o Norte

Seul anunciou que irá encerrar a participação no complexo industrial de Kaesong e que deverá retirar o mais depressa possível os seus trabalhadores do local. É a resposta ao lançamento de um satélite, no passado domingo, pela Coreia do Norte.Os sul-coreanos acusam o regime de Kim Jong-un de investir rendimentos obtidos em Kaesong nos seus programas de armas nucleares e de mísseis.

Rui Rio na Grande Entrevista


Rui Rio na Grande Entrevista

O antigo autarca do Porto é esta quarta-feira o convidado de Vítor Gonçalves para a Grande Entrevista da RTP 3, a partir das 22h30. Quem vai ganhar e quem vai perder com o Orçamento do Estado? Esta é uma das questões às quais o social-democrata Rui Rio deverá dar resposta.

Benfica e Porto preparam o clássico


Benfica e Porto preparam o clássico

É já esta sexta-feira o clássico entre o Benfica e o Futebol Clube do Porto. As duas equipas já estão a preparar o jogo da 22ª jornada. O árbitro Artur Soares Dias foi o escolhido para arbitrar a partida. Um grande encontro de futebol num campeonato que “está vivo”, como escreve aqui o Paulo Sérgio.

O mundo... lá de cima


O mundo... lá de cima

São fabulosas as imagens que chegam da Estação Espacial Internacional. O astronauta britânico Tim Peak filmou um momento eletrizante de várias tempestades sobre o norte de África, Turquia e Rússia. Veja aqui. Vale a pena.



A NÃO PERDER
Pesadelo de cruzeiro

Pesadelo de cruzeiro

Veja se consegue imaginar este cenário. Está de férias, a bordo de um dos maiores cruzeiros do mundo, os Royal Carribeans, e a meio da viagem apanha uma enorme tempestade no mar. Aconteceu a milhares de passageiros que seguiam numa viagem nas Bahamas. E que susto. Ondas de nove metros, todos fechados nos quartos por segurança, e uma viagem para esquecer. O momento foi registado por alguns passageiros. Veja aqui como estava o mar.









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    

 
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO - 27 DE ABRIL DE 2024

  Design gráfico 65 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  "Ar...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue