segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

OBSERVADOR - 8 DE FEVEREIRO DE 2016


360º - A derrota do FC Porto e a final do outro futebol, o que paralisa a América. E o Orçamento, claro

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
Filomena Martins

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormiaNo futebol que os americanos preferem, esta madrugada houve a sempre aguardada  final do Superbowl. Os Denver Broncos venceram os por 24-10 e colocaram fim ao sonho dos Carolina Panthers. Uma vitória dos Panhters na NFL seria como  se daqui a cinco anos o Tondela fosse campeão, como escreveu o Edgar Caetano na antecipação. Para que pudesse seguir o jogo que paralisa a América (anúncios como estes, de 30 segundos no intervalo, podem chegar aos 5 milhões de dólares, e o espetáculo do intervalo é todo um acontecimento) fizemos-lhe também este Explicador com as regras trocadas por miúdos. Ainda vai  a tempo de ler.

Já no futebol caseiro, FC Porto disse  provavelmente adeus ao título após a derrota com o Arouca (1-2) no Dragão. No segundo jogo para o campeonato da era Peseiro, o FCP começou a perder logo nos primeiros segundos, ainda empatou, mas voltou a ser surpreendido na segunda parte. O novo técnico vai ter trabalho a "purgar-lhes" os maus hábitos de Lopetegui, como escreveu o Tiago Palma. Depois da vitória do Benfica por 5-0, no Restelo sexta-feira, esta noite o Sporting joga a liderança em casa com o Rio Ave.

Depois de quatro dias de interrogatórios, o ex-empresário de futebol José Veiga deverá conhecer hoje as medidas de coação no caso Rota do Atlântico, pela tentativa da compra do BES Cabo Verde por cerca de 11 milhões de euros. O outro arguido, Paulo Santana Lopes, irmão de Pedro Santana Lopes, negou entretanto qualquer confissão.

Numa outra operação da justiça, sobre corrupção nos Transportes Urbanos de Braga (TUB), soube-se ontem à noite que Vítor Sousa, antigo vice-presidente da Câmara presidida pelo socialista Mesquita Machado, está "fortemente indiciado" por corrupção passiva para ato ilícito e gestão danosa. O ex-autarca ficou impedido de sair do país e teve de pagar uma caução de 100 mil euros. 

À Turquia não param de chegar refugiados sírios, que fogem dos ataques a Alepo: há 45 mil junto à fronteira. Angela Merkel vai hoje a Ancara debater o tema com as autoridades turcas. Entretanto, em Espanha foram detidas sete pessoas com ligações ao Estado Islâmico e esta manhã houve buscas antiterroristas na Alemanha. 

De Taiwan, após o sismo que sexta-feira fez colapsar vários edifícios, chegam histórias de sobreviventes: foram resgatadaspelo menos duas pessoas dos escombros. Ainda há 130 desaparecidos. E 38 vítimas confirmadas.
 
Informação relevanteAinda o Orçamento. O tema que nos ocupou a última sexta-feira vai continuar a marcar a semana. O ministro Mário Centeno estará quarta-feira no Parlamento a responder aos deputados e nos próximos tempos terá muito mais por explicar (e fazer). A Liliana Valente foi fazer o levantamento das promessas de campanha de Costa e Centeno e fez este roteiro do que era para ser e não foi ou só será depois. Só os condutores, noticia o Público, vão pagar mais 580 milhões de impostos este ano. O melhor para já, como aliás aconselhou o primeiro-ministro, é andar de transportes, deixar de fumar e ter cuidado com o crédito. 

Uma despesa adicional neste OE é a das subvenções para políticos, que dispara mil por cento, de 700 mil euros para 18,8 milhões, escrevem o Jornal de Negócios e o Diário Económico. Resultado da decisão do TC a pedido de vários deputados, entre eles a ex-candidata presidencial Maria de Belém: acabou-se a necessidade de condição de recurso e há direito a retroativos. 

Para que tente perceber tudo o que se passou e o que aí vem, eis alguns dos cerca de 30 artigos que o Observador publicou. O Nuno André Martins fez aqui o melhor resumo (bem, o texto é grande e muito completo) das difíceis negociações com Bruxelas e das cedências que foram sendo feitas até à madrugada da última sexta-feira para que o documento fosse aprovado (com reservas e a advertência de que vai ser preciso ainda mais nos próximos meses). Pode também ler neste guia setor a setor tudo o que vai mudar. Ou saber quais as principais alterações se é reformado, procura trabalho, tem uma empresa ou simplesmente quer saber como o OE mexe com a sua família. Tem ainda estas 30 simulações, para saber quanto vai pagar de IRS. E estas  seis análises dos nossos especialistas.

Quanto à TAPo processo é tão importante para António Costa, que veio diretamente da Alemanha, onde esteve em dia de Orçamento, para estar na apresentação (ao lado de Mário Centeno e do ministro da tutela, Pedro Marques) do, chamemos-lhe assim,novo modelo de gestão, meio público, meio privado. Apesar de ter afirmado em campanha que o seu governo recuperaria 51%, com ou sem acordo, a negociação ficou-se pelos 50%/50% com o consórcio Atlantic Gateway a manter a gestão privada e o plano de investimento anunciado. O Estado pode contudo nomear o chairman, que terá direito de veto, ainda que o Presidente Executivo continue  a ser Fernando Pinto. O Expresso explicou como vão ficar as coisas nestes seis pontos. E o Negóciosdiz hoje que dois dos administradores que o Governo vai nomear são Luís Patrão e Diogo Lacerda Machado, homens próximos de Costa.

Resolvido? Talvez. Mas os partidos que apoiam o Governo não parecem ter ficado satisfeitos e o tema ainda verá muita discussão. O PCP quer a recuperação integral da companhia e oBloco fala num processo coxo. E depois há os críticos à estratégia privada, como Rui Moreira, que não gostou da supressão de muitos voos a partir do Porto. O anterior Governo critica e querouvir o ministro no Parlamento. 

Ainda na política interna, a polémica do momento em que a Função Pública passará a trabalhar 35 horas parece estar também para durar. Os sindicatos pedem explicações, depois deMário Centeno, em entrevista ao Expresso, não ter confirmado que a medida entraria em vigor este ano, e de, logo depois,António Costa ter vindo dizer que tal aconteceria a 1 de julho.
 
Aqui ao lado, em Espanha, o impasse continua. O Podemos de Iglesias não quer o PSOE de Sanchez a negociar com o Ciudadanos de Rivera, mas o socialista não admite limitações. Encontraram-se ambos nos prémios Goya, com o líder dos socialistas sem gravata e o da esquerda radical de smoking, naquilo a que o Público espanhol chamou o mundo ao contrário. Enquanto isso, Rajoy e o PP esperam um falhanço.

Voltando a América. Esta terça-feira, dia 9, é dia de votações para as primárias às presidenciais de setembro no New Hampshire. E com tudo muito empatado nos republicanos depois do arranque no Iowa, esperava-se que fosse a vez deMarco Rubio brilhar e, graças aos votos latinos, agitar a campanha. Mas o debate de domingo não foi nada favorável ao senador da Califórnia, que perdeu uma grande oportunidade para se afirmar como a alternativa a Ted Cruz e Donald Trump. Resta, contudo, um grande pormenor: os resultados.

A Coreia do Norte lançou aquilo a que chamou um "satélite de observação", com fins científicos, mas que a comunidade internacional considera um encobrimento de um teste de mísseis. A ONU reuniu de emergência, a China e a Rússia mostraram desagrado (o MNE chinês usou a palavra "desgosto" diz o NYT) e a Coreia do Sul discutiu defesas anti-aéreas com os EUA e o Japão, mas a tensão não para de aumentar.

O que não para também são as notícias alarmantes dapropagação do vírus zika e da ligação aos crescentes casos de microcefalia em bebés. A Vera Novais explicou que esta doença é muito mais do que ter a cabeça pequena e ainda que foi a vigiar o dengue que se deixou escapar o novo vírus.Vírus que já foi detetado na urina e na saliva e que foi confirmado em seis portugueses.

Ainda na área da saúde, vale a pena lembrar que no sábado foi divulgado um manifesto a favor da eutanásia, assinado por 112 personalidades, entre elas Sampaio da Nóvoa, Rui Rio ou Paula Teixeira da Cruz. Na SIC, Marques Mendes pediu um referendo.

Os nossos EspeciaisPAN, o verdadeiro partido de um homem só. André Silva fez-se eleger para o Parlamento com a defesa dos animais e da natureza, e, 100 dias depois, conta à Rita Dinis a experiência.O dia a dia de um deputado e sete ajudantes em 20 metros quadrados que reúnem às sextas à tarde, quando todos os outros vão de fim de semana.

De um homem só para um que não cala a revolta. O peruano André Carrillo, depois de meses de 'castigo' sem jogar no Sporting, mudou-se para o clube rival, o Benfica, numa transferência anunciada por outro rival, o portista Pinto da Costa. Bruno de Carvalho, o presidente dos leões, decidiu contar (a sua versão, claro) o que se passou com Carrillo. À conversa com o Diogo Pombo, diz que só se encontrou uma vez com o jogador e que assinaram tudo em cinco minutos, com um abraço no final. Depois, empresário pelo meio, foram feitas oito outras propostas e, mesmo assim, com o final que se sabe. 

O suicídio de um dos melhores chefs do mundo voltou muitos a questionarem se existe uma maldição das estrelas Michelin. A Ana Cristina Marques relembrou os muitos casos fatais e entrou na alta cozinha em Portugal para falar com vários chefs e perceber os seus níveis de stress. As conclusões, por detrás de pratos elaborados e saborosos, não são animadoras.

Já a Rita Cipriano tentou algo completamente diferente e entrevistou uma personagem. Isso. A conversa com Jaime Ramos,o detective (que não existe) de "A Poeira que Cai sobre a Terra" e outros livros de Francisco José Viegas. 

Notícias surpreendentes
Hoje começa o novo ano chinês. Com a benção do Macaco, o Tiago Pais foi em busca dos melhores restaurantes chineses de Lisboapara comemorar a data. Aproveite que amanhã é feriado para muitos.

Por falar em datas, provavelmente é um dos muitos que já está a planear férias. Pois bem, a Marta Leite Ferreira começou por selecionar 27 das praias mais exóticas do mundo e, à boleia da CNN e de agências especializadas em viagens de luxo, revela-nos ainda quais os 10 destinos mais luxuosos para 2016. E se é dos que não confia muito em aviões, faça este teste sobre alguns mitos de viajar pelas alturas.

Até às férias, o ginásio pode ser o melhor companheiro. Mas saiba que há regras de etiqueta a cumprir. A Sílvia Silva contou pelo menos 14.

Esta semana, como já deve saber, vou estar aqui todas as manhãs.Uma herança de grande responsabilidade, a de lhe dar a conhecer as notícias que o deixarão mais informado, para um dia mais produtivo, mas também mais bem disposto. Para se manter dentro de toda a atualidade, não deixe de nos seguir a qualquer hora. 

Bom Carnaval e até quarta!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue