segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

EXPRESSO DIÁRIO - 8 DE FEVEREIRO DE 2016

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
491
08 FEV 2016
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Eutanásia? Referendo não, obrigado. Carnaval do Brasil? Xô zika, chega pra lá! E ARCO chega a Lisboa
Boa tarde,

Do Expresso Diário desta segunda-feira, destaco para já os três temas do título desta newsletter. O primeiro é sobre o debate que a iniciativa em defesa da legalização da morte assistida desencadeou. Para já, fique a saber que os partidos de esquerda rejeitam levar o assunto a referendo. A Luísa Meireles faz o ponto (político) da situação sobre o manifesto da eutanásia, a cujos subscritores (Sampaio da Nóvoa, Francisco Louçã, Pacheco Pereira, Sérgio Godinho, etc.) se juntou Francisco Pinto Balsemão.

Como estamos em pleno Carnaval, a Christiana Martins foi ver como estão as coisas no Brasil, onde sobre a festa do maior Carnaval do mundo pairava a ameaça do vírus zika. Digo bem: pairava. “Xô zika, chega pra lá!”, titula a Christiana um texto no qual explica que a epidemia não travou a euforia. Os hotéis estão cheios, o número de turistas não abrandou, os desfiles e a folia nas ruas está como sempre esteve nesta altura do ano: ao rubro.

Terceira tema mais importante do dia: pela primeira vez em 35 anos, a Feira internacional de Arte Contemporânea (ARCO) sai de Espanha e escolhe Portugal para se expandir. A Alexandra Carita falou comCarlos Urroz, o diretor da feira, que nos conta tudo sobre a ARCO Lisboa, “a cidade onde toda a gente quer estar”. Vai ser entre os dias 26 e 29 de maio.

Ainda no Diário desta segunda-feira, um artigo sobre as mudanças que se avizinham na TAP. A Margarida Fiúza diz que o Estado vai nomear seis pessoas para o novo conselho de administração. Dois nomes que são dados como certos são os de Luís Patrão e Diogo Lacerda Machado, personalidades consideradas próximas de António Costa.

E outro, do Hélder C. Martins, sobre o drama dos refugiados sírios, cada vez em maior número, que estão encurralados junto à fronteira da Turquia, país onde a chanceler alemã foi hoje.

Na opinião, o Nicolau Santos explica “Como a emigração está a tramar o PIB”, o Henrique Raposo escreve sobre “A morte do gajo porreiro” para falar de mudanças políticas e oDaniel Oliveira diz que “O orçamento é sempre uma mão que tira e outra que dá. A questão é sempre quanto tira e quanto dá a quem”.

Nas secções habituais das segundas-feiras temos o Pedro Oliveira, que hoje explica porque é que bloquear sites não resolve, só por si, a questão da pirataria; as dicas de poupança do Pedro Andersson, que explica tudo sobre uma app para telemóvel que promete facilitar a vida a muita gente; e as crónicas do Reinaldo Serrano, na qual pergunta para onde é que vão os Óscares, e do Miguel Cadete, que não tem dúvidas de que, em relação aos “Festivais: ainda há trunfos para serem lançados”.

Boas leituras, um bom resto de dia e um bom Entrudo. O Expresso Diário volta na quarta-feira. Até lá terá o Expresso online em atualização permanente.
LER O EXPRESSO DIÁRIO
POLÉMICA
Eutanásia? Referendo não, obrigado
MANIFESTO Iniciativa em defesa da legalização da morte assistida levantou o debate. Partidos de esquerda rejeitam levar o assunto a consulta popular (sugerida por Marques Mendes). Balsemão assina manifesto, juntando-se a nomes como Sampaio da Nóvoa, Francisco Louçã, Pacheco Pereira e Sérgio Godinho
Epidemia não trava Carnaval. Xô zika, chega pra lá!
BRASIL O Carnaval brasileiro é tão mais forte quanto pior for a situação. Até agora, a epidemia não travou a euforia. Hotéis estão cheios e número de turistas não abrandou
A ARCO estreia-se em Portugal: “Lisboa é a cidade onde toda a gente quer estar”
A ARCO estreia-se em Portugal: “Lisboa é a cidade onde toda a gente quer estar”
Daniel Oliveira
O orçamento é sempre uma mão que tira e outra que dá. A questão é sempre quanto tira e quanto dá a quem
 
Henrique Raposo
A morte do gajo porreiro
 
TAP
Nomes próximos de Costa no Conselho de Administração
SÍRIA
Bombardeamentos russos ajudam a encurralar 45 mil refugiados na fronteira turca
DICAS DE POUPANÇA
Tirar a senha para as Finanças enquanto tomo o pequeno almoço em casa?
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue