quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

EXPRESSO CURTO - 18 DE FEVEREIRO DE 2016

ta‏

Costa vs Costa

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com


publicidade
Publicidade
Expresso
Bom dia, já leu o Expresso CurtoBom dia, este é o seu Expresso Curto 
Martim Silva
POR MARTIM SILVA
Editor-Executivo
 
18 de Fevereiro de 2016
 
Costa vs Costa
 
Bom dia,
Hoje e amanhã Reino Unido e parceiros da União Europeia medem forças no Conselho Europeu. Hoje também, Porto, Sporting e Braga têm confrontos europeus com Dortmund, Leverkusen e Sion.
Mas o grande duelo a seguir é mesmo... Costa vs Costa.

primeiro-ministro lançou ontem um ataque frontal, e muito pouco habitual para quem ocupa as suas funções, ao Banco de Portugal e em particular ao seu líder.

O uppercut de Costa a Costa foi duro e forte. Será que deixa marcas?
“Tenho de lamentar a forma como a administração do Banco de Portugal tem vindo a arrastar esta matéria”, disse Costa (o PM),acusando Costa (o Governador) de com a sua atuação estar a impedir clientes do antigo BES de reaverem as suas poupanças.

À noite, na SIC Notícias, Bagão Félix, no seu habitual espaço de comentário, já veio considerar as afirmações do primeiro-ministro infelizes.

Sobre este tema, o jornal que hoje mais o destaca é o Negócios, que faz manchete. “António Costa aperta cerco a Carlos Costa”. Lá dentro, o jornal lembra que esta é a terceira vez em três meses que o Executivo socialista ataca o Banco de Portugal, mas a primeira em que Costa aponta diretamente o dedo à administração liderada por Carlos Costa (as críticas anteriores referiram-se à falta de capacidade do BdP para gerir processos de resolução e bancos e, depois, o desacordo quanto à decisão de reenviar para o BES dívida sénior que estava no Novo Banco).

Refira-se que o Governador do Banco de Portugal não pode legalmente ser demitido pelo Governo.

As palavras de Costa sobre Costa não são o único ponto de ataque dos socialistas ao supervisor bancário.
Se pela frente o primeiro-ministro dá um golpe no Governador, pelo flanco os socialistas preparam outra jogada: como refere hoje o Diário Económico, PS e Bloco de Esquerda querem usar na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso Banif o relatório da consultora Boston Consulting Group (BCG) que avaliou a atuação do supervisor no caso BES. Em causa, adianta o jornal, está uma eventual referência no documento à existência de uma “falta grave” de Carlos Costa na abordagem aos problemas do Banco Espírito Santo.

O inquérito parlamento ao caso Banif está a arrancar,mas pelos vistos está a começar mal e cheio de quezílias partidárias. Como refere e bem o Filipe Santos Costa, um começo com o pé esquerdo que nos faz duvidar da capacidade deste inquérito ser tão eficaz como foram outros que o Parlamento fez nos últimos anos, como nos casos do BES e BPN.

Ainda à volta de Costa (o PM), há mais notícias hoje que merecem destaque. O Público faz manchete à volta das negociações dos partidos à esquerda em torno de afinações no Orçamento do Estado: “Governo aceita novas medidas sociais para agradar ao BE e PCP”. Entre elas, afirma o jornal, está o alargamento da tarifa social de energia, a redução da taxa máxima do IMI ou ainda o congelamento das propinas no ensino superior este ano. As medidas, garante o Governo, não terão impacto orçamental. Ainda a propósito do Orçamento do Estado, neste 2.59 do Pedro Santos Guerreiro, pode perceber qual é o presente envenenado que o documento esconde.

Há outra notícia interessante sobre Costa (novamente no Público). “Cavaco no Conselho de Ministros a convite de Costa”. Esta possibilidade, prevista na Constituição, é muito pouco usada. Mas Costa deverá convidar o presidente da República a presidir ao último Conselho de Ministros que se realiza antes de Cavaco Silva deixar o Palácio de Belém. O encontro deverá ficar agendado para 3 de março e até já tem lugar marcado: o Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. Tema? O mar... (how poetic).
 
OUTRAS NOTÍCIAS
Cá dentro,

Na tragédia de Caxias, a mãe das duas crianças atiradas ao rio Tejo junto a Caxias na segunda-feira à noite já foi interrogada pela Polícia Judiciária e ficou detida em prisão preventiva, por suspeitas de homicídio qualificado.

O pai das duas crianças (o corpo de uma já foi encontrado mas a outra continua desaparecida) também já falou e através de um comunicado negou as “barbaridades” de que tem sido acusado - a ex-companheira acusou-o de violência doméstica e abuso sexual das crianças.

No julgamento do caso de violência doméstica que opõeBárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho, a defesa da apresentadora já apresentou um pedido para que a juíza do processo seja afastada do caso, depois das polémicas declarações da magistrada na primeira sessão do julgamento, segunda-feira, em que se mostrou particularmente critica com Bárbara. Também o Ministério Público fez já saber que vai pedir o afastamento da juíza. O caso tem a segunda sessão de julgamento marcada para amanhã.

“Pilotos recebem instrução em aviões da Guerra Colonial”, titula o Diário de Notícias.

“Rede recruta noivas no Porto e em Braga para casar na Turquia”, é a manchete do Jornal de Notícias

A despesa do estado com prestações de desemprego está novalor mais baixo desde 2008.

A UTAO prevê para este ano um forte crescimento do investimento privado em Portugal.

Se eles são notícia quando sobem, também o são quando descem. Falo dos juros da dívida portuguesa.

O que acontece ao seu salário se mudar o estado civil ou se tiver mais dependentes a cargo? Nesta iniciativa do Expresso pode calcular valores e saber o que o espera.

Ontem à noite realizou-se o primeiro de 17 concertos de Miguel Araújo e António Zambujo nos coliseus de Lisboa e Porto. ABlitz esteve lá e conta tudo.

Diz uma velha máxima do jornalismo que jornalista não é notícia. Pois, mas neste caso é mesmo. E ainda por cima aqui da casa. O Ricardo Costa tem novas funções.

Lá fora,
Hoje e amanhã os líderes dos 28 juntam-se para discutir o Brexit
, a possibilidade de saída do Reino Unido do clube europeu. Sobre este tema, que vai seguramente marcar a atualidade, vale a pena ler os artigos da Luísa Meireles e da Susana Frexes no Expresso Diário: “Portugal quer Reino Unido na UE, mas com limites” e “Brexit, Cimeira decisiva”.

Há uma verdadeira batalha em curso entre a Apple e o FBI. E tem que ver com o acesso a dados nos telemóveis. Este tema é aqueles que merece mesmo ser seguido com muita atenção.

Na Turquia, em Ancara, a explosão de um carro armadilhado à passagem de veículos que transportavam militares fez pelo menos 28 mortos e mais de 60 feridos. As autoridades prometem vingança.

ÚLTIMA HORA: esta manhã já foi registada nova explosão violenta na Turquia. Ao longo do dia vamos desenvolver o tema no site do Expresso.

Barack Obama, em final de mandato, pode fazer a primeira viagem a Cuba de um presidente dos EUA em oito décadas. A viagem, curta mas cheia de significado, está prevista para final de fevereiro.

Crise dos Refugiados. Na Áustria (e o exemplo está a ser seguido pela Eslovénia) impõe-se um limite de entradas por diano país. 3200.

NÚMEROS 
88% 
Jovens norte-americanos que utilizam dispositivos móveis enquanto vêem televisão

€40.000.000 
Valor das contas bancárias na Suíça não reclamadas por herdeiros

100 Anos
Tempo que demorou a comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein.
(números fornecidos pela Netsonda) 

FRASES
“Qualquer oscilação pode fazer esboroar o Orçamento como um castelo de cartas”Cecília Meireles, vice-presidente da bancada do CDS, em entrevista ao Público.

"Mais grave, muito mais grave, do que a negligência parental é esta negligência governamental, que não consegue pôr de pé uma política de protecção das crianças que seja célere e minimamente eficaz"João Miguel Tavares, Público

O QUE ANDO A LER 
Terminada a tetralogia “A Amiga Genial”, de Elena Ferrante (de que já aqui tinha falado quando ainda ia a meio do segundo volume), nota apenas para o quanto vale a pena ler os quatro livros. Literatura envolvente até ao fim na narração da história de vida de duas amigas nascidas nos subúrbios de Nápoles. Elena e Lina. Lina e Elena.

Outra sugestão de leitura é “Cultura – tudo o que é preciso fazer”, de Dietrich Schwanitz. Livro que o Expresso anda a distribuir gratuitamente em seis volumes. O livro é um enorme banho de cultura e erudição polvilhada de comentários divertidos e irónicos. Sobre esta obra, o Expresso entrevistou Eduardo Lourenço.

Finalmente uma sugestão, não de coisas que ando a ler mas que ando a ver. E que ando a ver sempre com um largo sorriso no rosto. Desde o início desta semana que a RTP Memória está a repor, pelas 21.30, a magnifíca, brilhante e irrepetível série Sim Sr. Ministro. Todos nos lembramos de uma forma ou de outra dessa caricatura da política britânica dos anos 80 (mas que, obviamente, tem tanto mas tanto de actualidade). Não custa nada, pegue no comando da box, ande para trás e reveja os episódios.

Por hoje é tudo, tenha um grande dia
 
Publicidade
 
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
 
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscriçã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue