terça-feira, 22 de maio de 2018

AVES REAGE - 22 DE MAI9O DE 2018


Aves reage ao afastamento da Liga Europa e aponta o dedo à FPF

1/32


© Fornecido por Adeptos de Bancada
Aves reagiu pela primeira vez às notícias que davam conta de que não iriam marcar presença na Liga Europa, apesar da vitória na Taça de Portugal.

Em causa esteve o facto de não terem conseguido cumprir com os requisitos exigidos na obtenção das licenças.

Os avenses apontam o dedo à Federação Portuguesa de Futebol.

Leia o comunicado na íntegra:


"COMUNICADO


Tem vindo a ser noticiado que o CD Aves não vai estar presente na Liga Europa na época 2018/2019 - lugar que conquistou meritoriamente em campo - sendo o justo vencedor da Taça de Portugal, porquanto não terá feito o necessário processo de licenciamento.
Ora, estas notícias não poderiam andar mais longe da verdade, pelo que se expõe o seguinte:
De acordo com o Regulamento do Licenciamento de Clubes para as Competições de Clubes da UEFA, a Federação Portuguesa de Futebol deve, até ao dia 30 de novembro do ano anterior ao da época a licenciar, remeter a todas as sociedades desportivas, a documentação necessária para a inscrição do processo de licenciamento.
Acontece que, apenas a 05.12.2017 (cinco dias após o prazo estabelecido pelo regulamento) o CD Aves - Futebol SAD, recebeu essa mesma comunicação, cujo teor se reproduz:

“Exmo. (a) Senhor (a),
Serve o presente para vos enviar os formulários de inscrição da vossa sociedade desportiva no processo de licenciamento para a época 2018/2019.
Considera-se o dia 20 de dezembro até às 17:00, como prazo limite de inscrição no processo em referência.
Esta inscrição é absolutamente obrigatória para poder aceder ao processo de obtenção de licença para a participação em competições de clubes da UEFA.
Permita-nos recordar que só a detenção de uma licença permite a um clube participar em qualquer das competições da UEFA na próxima época, independentemente da classificação final que venha a obter na I Liga durante a corrente época.
Ficamos ao dispor para todos os esclarecimentos que entendam necessário e para prestar a colaboração necessária ao sucesso da vossa inscrição.
Com os melhores cumprimentos.”

A receção daquela comunicação foi entendida pelo CD Aves – Futebol SAD como “ineficaz” pelas seguintes ordens de razão:
Em primeiro lugar, por ser extemporânea e em segundo lugar por ser do entendimento desta sociedade desportiva que aquela norma apenas se aplicaria ao licenciamento através da posição ocupada no Campeonato e não no que à Taça de Portugal dizia respeito, uma vez que em nenhum momento esta competição é mencionada.
Assim, face a estes dois argumentos e ainda em virtude da posição que o CD Aves ocupava na tabela - quando lutava pela manutenção na Primeira Liga - a comunicação não mereceu qualquer resposta.
De seguida, a FPF insistiu com nova comunicação afirmando que o prazo para a inscrição estaria a terminar, em 19.12.2017.
Face ao resultado obtido frente ao Rio Ave FC (a 10.01.2018), e em virtude da possibilidade de o CD Aves chegar à final da Taça de Portugal, o clube contactou a FPF expondo-lhe a sua posição e interpretação relativamente à comunicação recebida, bem como à inaplicabilidade do regulamento à situação em concreto.
Os argumentos apresentados foram bem acolhidos pela FPF, tendo a mesma assumido o compromisso de solicitar parecer da UEFA relativamente à situação.
O processo foi decorrendo normalmente com vários contactos entre a FPF e o clube, tendo mesmo sido agendada uma visita ao estádio.
O clube sempre esteve – e mantém-se - disponível para investir nas obras que forem necessárias para o cumprimento dos requisitos.
Os contactos com a FPF foram continuando tendo o CD Aves – Futebol SAD, ao longo de todo este período, mantido a absoluta convicção de que o mesmo iria ser finalizado após o jogo da Final da Taça de Portugal.
Foi, portanto, com enorme surpresa que, aquando do contacto da FPF a três dias da final do Jamor, com o propósito de adiar o jogo, que recebemos a informação de que o CD Aves – Futebol SAD não estaria ilegível para obter o licenciamento para as Competições Europeias na época 2018/2019.
De imediato foi novamente explicada à FPF a posição da nossa sociedade desportiva e, apesar da estupefação, o CD Aves – Futebol SAD, face aos acontecimentos ocorridos naquela semana, e em prol dos interesses superiores de segurança associados ao jogo da final, mostrou-se recetivo a aceitar o adiamento do jogo da Final da Taça de Portugal para agosto, ainda que, essa situação colocasse em causa a participação da nossa sociedade desportiva nas competições europeias na próxima temporada.
Tendo o jogo da final ocorrido na data aprazada, CD Aves – Futebol SAD confiou que o processo de licenciamento seria, como sempre nos foi indiciado, finalizado.
Aliás, na noite de ontem (domingo), tal circunstância parecia assegurada com a oficialização no site da UEFA da admissão da inscrição do CD Aves na Liga Europa.
No entanto, sem que nada o fizesse prever, hoje surgem notícias, certamente do interesse de terceiros, afirmando-se que o CD Aves não irá estar presente na Liga Europa por não ter feito o licenciamento em prazo.
Face a tudo o que foi exposto acima,reiteramos que é do entendimento da nossa sociedade desportiva que o prazo de 30 de dezembro se referia apenas ao licenciamento via campeonato, sendo, no mínimo, incoerente, que a FPF alegue o não cumprimento de prazos como motivo de reprovação do processo, quando a própria FPF, como demonstrado acima, não cumpriu com alguns dos prazos a que estava imposta pelo mesmo regulamento.
O assunto está entregue ao departamento jurídico do CD Aves – Futebol SAD com a certeza de que esta sociedade desportiva tudo fará para honrar o seu nome e lutar pelos seus direitos que foram conquistados de forma notável em campo com a ajuda de todos os avenses que tanto nos apoiaram na conquista deste troféu ímpar na nossa história."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue