|
|
MARTIM SILVA
DIRETOR-EXECUTIVO
|
|
|
A toupeira do Benfica. Lajes contaminadas. Planos de Rio. O Congresso de Cristas. E os 0,7% da EDP (os meus destaques do Expresso)
|
|
|
|
|
|
|
Bom dia e bom fim de semana (cheio de chuva e de mau tempo, não esqueça)
Começo esta newsletter com o destaque da manchete da edição do Expresso desta semana, dedicada a mais um caso judicial que envolve o Benfica. Ou, pelo menos, a mais um caso judicial envolvendo figuras relacionadas com o Benfica. TOUPEIRA AVISOU BENFICA DAS ESCUTAS. Este é o título do texto principal do trabalho à volta do caso conhecido esta semana, e que envolve um funcionário (pelo menos) judicial suspeito de corrupção por passar material em segredo de justiça ao assessor jurídico do Benfica. Como facilmente se percebe pelo título, não se tratava de passar informação qualquer ou pouco relevante. Bem pelo contrário. Eis um caso que, acredito, ainda vai fazer correr muita tinta.
Mais confiante que nunca, Assunção Cristas tem este fim de semana o Congresso do CDS, em Lamego. Um congresso em que, ao contrário do que sucedeu recentemente com o conclave do PSD, a questão da liderança ou das críticas ao líder ou da desconfiança com o rumo seguido pela líder não se coloca da mesma forma. Longe disso. Cristas conseguiu neste percurso como presidente do CDS afastar claramente a sombra, que poderia ser ameaçadora, do legado de Paulo Portas. Esta é a verdade hoje em política. Amanhã se verá. Como eu dizia, este é fim de semana de congresso do CDS. E nesta edição do Expresso temos uma ENTREVISTA A ASSUNÇÃO CRISTAS em que a líder do partido diz entre outras coisas que se vê como primeira-ministra e que acha que é melhor do que Rui Rio. A ler.
Ainda à direita, olhamos para o ROAD MAP DE RUI RIO PARA CHEGAR AO PODER. Rio que que tenta arrumar o partido: ainda esta semana foi falar ao grupo parlamentar e começou a anunciar os porta-vozes sectoriais - o governo-sombra do PSD que Rio não quer que se chame de governo-sombra do PSD. Aqui explicamos como a estratégia de Rio passa por evitar valorizar demasiado as legislativas de 2019 (mais difíceis de poder ganhar), apostando antes num caminho de prazo maior, com as autárquicas de 2021 a serem vistas como o verdadeiro trampolim para o partido poder chegar ao poder em 2023. Contamos ainda como Elina Fraga não será a porta-voz do partido para a área da Justiça.
AÇORES: RELATÓRIOS CONFIRMAM METAIS PESADOS E RISCO DE CANCRO. O título assusta e o assunto não é para menos. Estivémos uma semana na Ilha Terceira, nos Açores. Fomos à Base das Lajes e à Praia da Vitória. Falámos com responsáveis políticos. Com professores e investigadores. Com populações locais. E o panorama é muito assustador. Relatórios norte-americanos que se mantiveram em segredo durante uma década confirmam precisamente a situação e os riscos existentes. A contaminação dos solos e lençóis freáticos por metais pesados ao longo de anos está a deixar um lastro muito pesado para quem lá vive. Uma grande reportagem do Virgílio Azevedo e do Nuno Botelho que merece leitura atenta. |
|
|
Eis outro título muito esclarecedor do que se passa: NA LIMPEZA DO MATO REINA A CONFUSÃO
Concerteza já leu ou já ouviu falar recentemente do prazo de 15 de março para a limpeza dos terrenos antes do regresso à época quente de risco maior de incêndios florestais. Pois, como o prazo termina precisamente para a semana, fomos para o terreno tentar perceber o que se passa. E explicar em que ponto estamos, quais os principais problemas e dificuldades e se o país estará ou não afinal melhor preparado este ano para enfrentar o problema quando as temperaturas aumentarem. No trabalho apresentamos ainda graficamente uma espécie de guia prático sobre a limpeza das matas e dos terrenos com todas as datas e esclarecimentos sobre o que é realmente necessário fazer.
No internacional, a notícia da possível cimeira e encontro entre Kim Jong Un e Donald Trumpmarca a agenda e o Expresso escreve obviamente sobre isso no trabalho intitulado PINGUE-PONGUE PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA. Ainda no internacional, destaque para o trabalho sobre o que está a acontecer num conjunto de países do leste europeu, em que a democracia está a sofrer severamente e em que os direitos políticos e cívicos, o sistema de justiça e outras garantias da democracia estão a sofrer ataque atrás de ataque.
Está calmo? Sem stress? Confortável na sua cadeira? Vá, relaxe e respire fundo antes de ler o que vem aí. EDP PAGOU 0,7% DE IMPOSTO NO ANO PASSADO
(se calhar agora precisa de uns segundos para respirar fundo, contar até dez e voltar a acalmar-se....)
Este é o trabalho que faz manchete do caderno de Economia do Expresso esta semana. A EDP conseguiu em 2017 uma taxa efectiva de imposto sobre os seus lucros de 0,7%, a mais baixa entre as empresas cotadas no principal índice da bolsa portuguesa que já apresentaram as suas contas no ano passado. Sobre um resultado de 1,52 mil milhões de euros, a empresa liderada por António Mexia pagou um imposto líquido de... 10,3 milhões.
Quem continua em alta e com números francamente positivos é o turismo nacional. Esta semana escrevemos como PORTUGAL É ESSENCIAL NO SALTO DA NOVA AIRBNB. Do que se trata? De uma nova aposta da plataforma de oferta de alojamento turístico para gamas de rendimento mais elevado. Objetivo? Chegar a mais de mil milhões de hóspedes por ano em todo o planeta. Nós estivémos em São Francisco, sede da Airbnb, e contamos pormenores sobre o que este novo gigante pretende.
Finalmente, o tema que faz capa da Revista esta semana. Aproxima-se o bicentenário do nascimento de Karl Marx. E nós temos não um mas dois professores de matérias económicas a escrever sobre o que resta do legado marxista. Francisco Louçã, mais à esquerda politicamente. E Luciano Amaral, mais à direita politicamente. Mas, acredite mesmo, o que vale a pena é ler os dois textos. São prosas longas e densas. Mas são aquilo a que se chama verdadeira dinamite cerebral. Só estes trabalhos já significam para si, caro leitor, uma grande mais-valia. |
|
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário