Startups
Por Ana Pimentel, Jornalista
Antes de o Manuel Pestana Machado ter ido para Barcelona receber notificações no canto do olho (tal e qual o Vegeta) e perguntar à robô Pepper se ela tinha ciúmes da Sophia(então, Manuel?), teve uma conversa longa com Sol Rogers, líder de uma das maiores produtoras de conteúdos para realidade virtual e aumentada, a Rewind, e um dos responsáveis pela secção de realidade virtual da BAFTA, academia britânica de artes de cinema e televisão.
Na conversa que tiveram na Second Home, Sol Rogers explicou porque é melhor começarmos a dizer adeus ao swipe up, swipe left e swipe right do nosso polegar. Aparentemente, os telemóveis estão todos internados numa unidade de cuidados paliativos tecnológica — se existe um hospital para bonecas, por favor, isto também tem de existir — à espera da hora em que vão receber a atualização final.
“Os smartphones estão mortos, só ainda não sabem disso. No futuro, vamos ter um headphone no ouvido e tudo poderá ser controlado por voz”, disse Sol. (Eu cá vou ficar a torcer para que haja toda uma vida à espera deles em San Junipero.) À hora a que escrevo isto, o Manuel está no Mobile World Congress a acompanhar as últimas novidades tecnológicas, enquanto Cascais prepara a cidade para receber o European Innovation Academy e o SingularityU Portugal Summit.
Francamente, não me importo nada que os smartphones morram e renasçam em auriculares, tudo bem — até porque aposto que vamos todos ter a pinta e a voz de Joaquin Phoenix e da Scarlett Johansson. Mas, por favor, não me matem o email. Isso é que não.
Até terça!
PITCH
STARTUPS
400 estudantes estrangeiros vão inovar em Cascais
A European Innovation Academy afirma-se como o maior programa universitário em inovação digital da Europa e vai acelerar ideias de 500 jovens entre 15 de julho e 3 de agosto. Só 100 são portugueses.
INOVAÇÃO
Cinco portugueses vão estar 10 semanas na NASA
Os projetos SkinSoul e Mov.e venceram o Global Impact Challenge, desafio promovido pela Singularity University em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, a Câmara de Cascais e a Beta-i.
STARTUPS
Sensei recebe meio milhão de euros de investimento
A startup portuguesa fundada por um professor e dois doutorandos do Instituto Superior Técnico para revolucionar o setor do retalho recebeu 500 mil euros da Sonae IM e da Techstars.
TECNOLOGIA
O carro português que tem Matt Damon ao volante
Chama-se Buddy, tem a cruz de Cristo nas jantes e foi desenhado em Portugal, em 2009. Agora, o carro elétrico criado pelo CEiiA está nas mãos de Matt Damon, no filme "Pequena Grande Vida".
STARTUPS
Portugal Ventures: Chic by Choice é insustentável
Depois do silêncio, Portugal Ventures explica que investimento na Chic by Choice não foi suficiente para que o projeto fosse sustentável e que continua a trabalhar para que a marca se mantenha ativa.
STARTUPS
Saída da Portugal Ventures? Presidente "surpreso"
Presidente da Portugal Ventures diz que foi apanhado de "surpresa" com a notícia sobre a sua saída porque ainda não há decisão tomada sobre os novos órgãos sociais. Governo não comenta o processo.
TRANSPORTES
Regulamentação da Uber adiada outra vez
O grupo parlamentar do PS adiou a votação dos diplomas relativos à regulamentação da atividade das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros em veículos descaracterizados.
ENTREVISTA
REALIDADE VIRTUAL
"Os smartphones estão mortos, só não sabem disso"
Sol Rogers é fundador da Rewind, uma das maiores empresas de conteúdos de realidade virtual e aumentada do mundo. Ao Observador, explicou porque é que o futuro vai passar pelos "smartglasses".
Quando um negócio falha, como é o caso da Chic by Choice, a tentação ainda é ver nisso um castigo e não uma lição - o que revela as fraquezas de um empreendedorismo que ainda tem muito para crescer.
Além de possibilitar o auto-emprego e criação de novos postos de trabalho, o empreendedorismo tem potencial para resolver problemas onde essas inovações emergem e de as escalar para outras geografias.
Sem comentários:
Enviar um comentário