terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

1110
26 FEV 2018
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Maldito cádmio. As reformas estruturais não iam na pasta. Reportagem no Kosovo. Creches after hours. Sem medo do “diabo” laranja
Boa tarde,

Um estudo da Universidade de Aveiro divulgado esta segunda-feira estabelece uma relação entre a presença de cádmio na água e nos solos e doenças mentais, como Alzheimer. A Europa quer reduzir utilização deste químico, usado em fertilizantes, mas Portugal tem votado sempre contra. A Carla Tomás explica o que se passa.

Como “ninguém traz as reformas estruturais numa pasta”, Rui Rio não levou esta segunda-feira propostas concretas para a mesa de Marcelo – com quem almoçou em privado. Mas a Ângela Silva conta, no que diz respeito ao novo líder do PSD e ao Presidente da República, como está a ementa política bilateral.

“Nome de Guerra: Vida” é o título da reportagem no Kosovo, onde a Ana França esteve agora, dez anos depois do fim da guerra. Fala de Hyrie, que foi guerrilheira e a quem aconteceu o mesmo que a muitas outras pessoas: “não sabem o que fazer quando ela acaba”.

Creches ao fim de semana? Só há uma, e não serve os funcionários da Autoeuropa. Mas há-as onde as crianças jantam, vestem o pijama e dormem o 1º sono. A Liliana Coelho e o Nuno Botelho estiveram numa delas.

Pactos de regime entre o PS e o PSD? A Isabel Paulo consultou líderes socialistas de norte a sul do país e a conclusão é que não temem um 'diabo' laranja.

Outro tema deste Expresso Diário é sobre “música lamacenta”é o primeiro de cinco textos que publicamos esta semana sobre os filmes nomeados pela Academia pela melhor canção original. Quem o viu (e ouviu) foi a Mariana Lima Cunha.

Além de “música lamacenta”, também publicamos um tema sobre música… sanguínea: o novo disco de Rhye, que a Ana França esteve a ouvir.

A Samsung lançou, em Barcelona, o seu mais recente telemóvel topo de gama. Será que fotografar na escuridão total e gerar emojis “reais” chegam para convencer? O Tiago Oliveira está por lá – e escreve sobre o novo smartphone nesta edição.

Na opinião, o Martim Silva escreve sobre “dar com uma mão... e dar com a outra” (o tema é o do financiamento dos partidos), o Daniel Oliveira refere-se ao “PSD: Uma sabotagem muda, anónima e cobarde”, e o Henrique Raposo discorre sobre “O refugiado“.

Nas dicas de poupança, o meu camarada da SIC Pedro Andersson mostra que cuidados há a ter para evitar más surpresas nos débitos diretos, enquanto o Reinaldo Serrano explica o que quer com “Ler os Óscares”.

Boas leituras e um bom resto de dia, com pactos q.b. e cuidados nos débitos diretos
Future
 
  
Loving Vincent, 65 mil quadros num filme
Como afirma Hugh Welchman, o filme é um exemplo “do impacto positivo que a arte pode ter nas pessoas”. E Kobiela conclui que, como indica o título, Loving Vincent é, para além das 65 mil pinturas que o compõem, “uma carta de amor”.
ARTIGO PATROCINADO
LER O EXPRESSO DIÁRIO
AGRICULTURA
Portugal tem votado contra redução de químico que provoca cancro e demência
Já se sabia que o cádmio provoca cancro e um estudo da Universidade de Aveiro, divulgado esta segunda-feira, prova agora que pode causar doenças mentais como o Alzheimer. Europa quer reduzir utilização deste químico mas Portugal tem votado sempre contra
A indigesta ementa de Rio e Marcelo: consensos ou alternância?
Rio não levou esta segunda-feira propostas concretas para a mesa de Marcelo - “ninguém traz as reformas estruturais numa pasta” - mas insistiu que, consigo, as questões de regime não saem da ementa. Marcelo não acredita em grandes pactos até 2019. E pede a Rio “alternância” para os portugueses “poderem escolher”. Digestivo estratégico: “A seu tempo. E com calma”
REPORTAGEMNome de Guerra: Vida
REPORTAGEMNome de Guerra: Vida
Martim Silva
Financiamento dos partidos: dar com uma mão... e dar com a outra
 
Daniel Oliveira
PSD: uma sabotagem muda, anónima e cobarde
 
Henrique Raposo
OPINIÃO
 
O PS, O PSD E OS PACTOS
Socialistas de norte a sul não temem 'diabo' laranja
INFÂNCIA
Creches ao fim de semana? Só há uma, e não é a da Autoeuropa. Mas há-as onde as crianças jantam, vestem o pijama e dormem o 1º sono
ÓSCARES 2018
Porque é que havia de andar quando posso dançar?
MÚSICA
Rhye. Isto é assustador ou maravilhoso?
NOVO SMARTPHONE
Fotografar na escuridão total e gerar emojis “reais” chegam para convencer?

DICAS DE POUPANÇA
Débitos diretos? Cuidados a ter para não lhe debitarem dezenas ou centenas de euros a mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue