terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
HISTÓRIA 
Em fevereiro de 1933, Arminda foi queimada viva porque os vizinhos achavam que estava possuída pelo diabo. O Observador foi ao local onde se juntou um crime, várias bruxas e um regresso à Inquisição.
ASSÉDIO SEXUAL 
Sete mulheres denunciam clima de "clube de rapazes" na agência UNAids. VIce-diretor Luiz Loures nega acusações, mas anunciou que renunciará ao cargo.
COLÔMBIA 
Washington Edison Prado alegou que era membro das FARC e elegível para amnistia, mas de nada lhe valeu: foi mesmo extraditado por gerir uma operação de exportação de cocaína para os EUA.
COREIA DO NORTE 
O general norte-coreano é um antigo guarda-costas de Kim Jong-Il e liderou a espionagem do país. Pyongyang nomeou-o para ir ao encerramento dos Jogos com Ivanka Trump, mas foi recebido com protestos.
JOGOS OLÍMPICOS 
A cerimónia de encerramento dos Jogos de Pyeongchang teve fogo de artifício, luzes, Ivanka Trump no camarote e delegação mista das Coreias a desfilar.
CONFLITO NA SÍRIA 
O Presidente da Rússia informou Emmanuel Macron e Angela Merkel sobre as medidas práticas tomadas para a retirada de civis das zonas atingidas pelos combates na Síria.
CURIOSIDADES AUTO 
Confuso? A situação torna-se mais simples se lhe dissermos que a Nissan, fabricante de automóveis, processou Uzi Nissan, um israelita hoje americano. E, após oito anos em tribunal, a Nissan perdeu.
TESLA 
Elon Musk pode ter mudado a maneira como se encaram os carros eléctricos, a forma como se produz e armazena energia e, até, a exploração espacial. Mas nem mesmo a Tesla escapa ao ataque de 'hackers'.
BARCELONA 
O Observador está em Barcelona no Mobile World Congress. Com mais de 100 mil participantes é a maior feira de smartphones do mundo. Siga aqui as principais notícias.
LIVROS 
"Na Prática a Teoria É Outra" chega às livrarias dia 27 e reúne textos de Vitor Cunha Rego escritos entre 1957 e 1999. O Observador revela três destes artigos numa pré-publicação.
MODA 
Utopia para uns, visão no horizonte de outros. Será que as modas masculina e feminina vão continuar separadas por secções? A história, a sociologia e o design ajudam-nos a prever o futuro.
Opinião

Helena Matos
Estamos na mão dos frágeis. Rui Rio ganhou um congresso do seu partido; Costa perdeu as legislativas. Qual a legitimidade de Rui Rio para fazer acordos com Costa em matérias como a regionalização?

João Marques de Almeida
Rio diz ter trazido uma cultura de diálogo para a política nacional e está disposto a fazer acordos com o governo mas não é capaz de colaborar com os deputados do próprio partido. É extraordinário.

Timothy Garton Ash
A formação de uma grande coligação na Alemanha entre a CDU/CSU e o SPD não é uma boa notícia. Conjugada com a agenda europeista de Macron é uma receita para um crescimento ainda maior dos extremismos.

Alberto Gonçalves
Além de um espectáculo pelintra, e veículo promocional de um Estado muito desonesto e pouco democrático, o “100% Português” da RTP é um manifesto reaccionário, com cheirinho à superioridade da “raça”.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Em Portugal, não é precisa nenhuma coragem para se ‘assumir’. Mas é necessário muito valor para alguém se afirmar católico, sobretudo se for fiel ao magistério e à tradição da Igreja.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Pa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue