terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

EXPRESSO DIÁRIO - 23 DE FEVEREIRO DE 2016


Vice-PR de Angola a braços com a Justiça portuguesa. Orçamento de janeiro deu (bem) pró tabaco

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com
503
23 FEV 2016
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Vice-PR de Angola a braços com a Justiça portuguesa. Orçamento de janeiro deu (bem) pró tabaco
Boa tarde,

Orlando Figueira, um ex-Procurador do DCIAP, terá recebido 200 mil euros de uma empresa ligada à Sonangol no mesmo dia em que arquivou uma investigação sobre Manuel Vicente, atual vice-presidente de Angola, e as origens do dinheiro por este usado para comprar um apartamento no Estoril-Sol Residence. Vicente é suspeito de ser o corruptor ativo do magistrado. O Micael Pereira e o Rui Gustavo contam tudo sobre este caso, com que abrimos o Diário esta terça-feira.

Sobre o Orçamento do Estado para 2016, temos dois trabalhos.

No primeiro, a Ana Sofia Santos e a Joana Nunes Mateus antecipam as grandes linhas da apresentação – a fazer amanhã – da execução orçamental de janeiro. Que, pode dizer-se, deu (muito bem) pró tabaco: os números só serão conhecidos amanhã, mas o Expresso Diário pode dizer desde já que o imposto sobre o tabaco e a tributação de dividendos vão abrilhantar as contas do Governo Costa-Centeno.

No segundo, o Filipe Santos Costa relata como decorreu odebate de hoje no Parlamento sobre o Orçamento do Estado para 2016. E, não há dúvidas, é mesmo um orçamento à esquerda, a mais de um nível: foi aprovado pelo PS e partidos à sua esquerda, como se esperava; e no toma-lá-dá-cá da retórica política não faltaram as evocações de canções de Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Jorge Palma. Fica a promessa de Mário Centeno de que não subirá IRS nem cortará salários nem pensões, se a geringonça das contas falhar e o Governo tiver de arranjar um plano B.

Num terceiro tema em destaque nesta edição, a Carolina Reis diz que a esquerda já tem acordo para lei da Procriação Medicamente Assistida. Mas as barrigas de aluguer ficam de fora. A última reunião está já agendada para 29 de março e depois disso vai ao Parlamento para aprovação.

“Fantasia num filme de terror” é o título que a Margarida Mota dá ao seu texto sobre o acordo de cessar-fogo para o conflito na Síria, que deixa de fora o Daesh. É suposto entrar em vigor no próximo sábado, mas… Como deixa de fora o Daesh e outros grupos jiadistas, a Rússia o aceitou- mas torce o nariz e no terreno é o que se (não) sabe, a cessação das hostilidades ameaça ser uma “Fantasia num filme de terror”

Na opinião, hoje, o Ricardo Costa disserta sobre a “Banca, o grande falhanço da troika”, o Henrique Monteiro pergunta: “Alargar a ADSE?” e diz que é “ Boa ideia… se a ideia for um seguro”, o Henrique Raposo escreve sobre “Scalia: literatura e liberdade” e o Daniel Oliveira propõe “O desmantelamento da União, em pequenos passos e a várias velocidades”.

Boas leituras e um bom resto de dia, seja ou não ao som de Zeca, Godinho ou Palma
LER O EXPRESSO DIÁRIO
PARLAMENTO
Vice-presidente de Angola é suspeito de corromper procurador português
€200.000 Magistrado do DCIAP terá recebido €200 mil de uma sociedade ligada à Sonangol no mesmo dia em que arquivou uma investigação sobre Manuel Vicente, atual vice-presidente de Angola, e as origens do dinheiro por este usado para comprar um apartamento no Estoril-Sol Residence
Tabaco e dividendos dão empurrão à receita fiscal em janeiro
CONTAS PÚBLICAS Números da execução orçamental de janeiro são conhecidos amanhã e o Expresso Diário antecipa que o Imposto sobre o Tabaco e tributação de dividendos vão abrilhantar as contas
DEBATE
OE: Godinho, Palma e Zeca foram o plano B quando faltou a retórica
PARLAMENTO Direita pressionou Governo para revelar o plano B exigido por Bruxelas. Centeno diz que não existe, mas que se existir não subirá IRS nem cortará salários nem pensões. O filme de um debate com fim anunciado – o OE passou à esquerda – e com banda sonora de intervenção
Esquerda já tem acordo para lei da PMA. E deixa barrigas de aluguer de fora
Esquerda já tem acordo para lei da PMA. E deixa barrigas de aluguer de fora
Ricardo Costa
Banca, o grande falhanço da troika
 
Daniel Oliveira
O desmantelamento da União, em pequenos passos e a várias velocidades
 
Henrique Monteiro
Alargar a ADSE? Boa ideia… se a ideia for um seguro
 
SÍRIA
Acordo de cessar-fogo deixa de fora o Daesh. Oposição teme que beneficie Bashar al-Assad
EUA
O derradeiro esforço de Obama para encerrar a prisão de Guantánamo
Publicidade
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue