segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

OBSERVADOR - 14 DE DEZEMBRO DE 2015


360º - Uma solução para as cheias em Lisboa? (E um plano B para o Banif)

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia 

A Frente Nacional falhou o assalto ao poder - mas teve uma votação recorde. A segunda volta das eleições regionais em França pintaram o país entre o rosa e o azul, sem que o partido de Marine Le Pen tenha conseguido ganhar uma só região administrativa. Mas os seis milhões de votos conseguidos ontem permitiram à Frente Nacional assumir-se como "principal partido da oposição". A noite eleitoral - e os resultados já apurados - estão aqui.
Sobre a Frente Nacional, aconselho a leitura deste Especial, onde o Tiago Palma se dedicou a reler o programa político de Le Pen, ponto por ponto. Um programa que é xenófobo, mas que traz também políticas anti-europeístas de extrema... esquerda. “Au revoir” ao euro, à NATO e a Schengen. Mas “salut” a quê?

De Paris, sobrou um acordo histórico ou uma oportunidade falhada? Esta é a discussão certa, depois de os líderes mundiais terem chegado a um acordo no sábado passado. Se quiser rever o que saiu de Paris, tem aqui os pontos chave do acordo e também os compromissos de cada país. Há mais detalhes e reações aqui.

Alibaba comprou o jornal South China Morning Post. O gigante chinês da Internet Alibaba vai pagar 242,1 milhões de euros pelo South China Morning Post, prestigiado jornal publicado em Hong Kong. Alguns analistas defendem que a operação pode afetar independência editorial.

No futebol, tudo (quase) como dantesO Sporting passou por cima de um autocarro e manteve-se em primeiro na Liga, o Porto só não ganhou ainda porque o nevoeiro, que nem Manolete fintava, deixou os últimos 15 minutos para hoje, ao meio-dia. As crónicas dos jogos estão nos links, para saber como tudo foi.

Informação relevanteAlerta Banif. Ontem à noite foi assim: duas notícias sobre o Banif, uma dizendo que o banco ia fechar, integrado na CGD, outra dizendo que estaria em marcha um plano B para o banco, separando os ativos tóxicos dos melhores. Noite fora, o banco negou que esteja a caminho uma resolução - e assegurou que está em curso o processo de venda da posição do Estado. Já o Ministério das Finanças deu por garantidos os depósitos. O que nos é possível dizer sobre o caso é isto, sem alarme, mas sem esconder o problema.  

Mais dois bancos a mexer. O presidente do Novo Banco conta hoje como será o plano de reestruturação aos sindicatos; oSantander deve aprovar um aumento de capital em assembleia-geral.

SMN, batalha ideológica. O ministro do Trabalho dá uma entrevista ao Diário Económico e Antena 1, admitindo a hipótese de o salário mínimo acabar acima dos 600 euros no final da legislatura, caso a inflação suba mais do que previsto. Vieira da Silva diz que esta é "uma batalha ideológica, em que não há ninguém que tenha razão absoluta”. E diz que as empresas (privadas) têm margem para subidas ligeiras dos salários. A síntese está aqui, com link para o original.
Já ontem, os dois órgãos de comunicação social tinham antecipado que o ministro estava a acabar com os funcionários públicos em requalificação na Segurança Social.  

IRS: Uma medida em estudo. O Governo está a avaliar se é possível acabar com a sobretaxa para os dois primeiros escalões de IRS, diz o Económico.

Uma polémica política. O comentador Marques Mendes antecipou um problema com o PCP no debate quinzenal, que logoos comunistas disseram ser "aldrabice". Ontem, no fim de um comité central, Jerónimo de Sousa antecipou naturais discordâncias com o PS (sem pôr em causa o Governo).

Um Conselho de Estado repartido. Com as cadências do PS ao PCP e BE, com a cedência de um lugar do PSD ao CDS, ficará um lugar para cada partido, confirmou (o ainda) conselheiro Marques Mendes. O DN diz hoje que Manuel Alegre deve manter o lugar que sobra aos socialistas.

E uma nomeação (talvez) surpreendente. O ministro da Cultura designou Pacheco Pereira para a administração de Serralves. Sem salário, garante o DN.

Um sorteio sem fava. Vem de sábado, mas merece referência: Portugal calhou com três seleções ditas acessíveis, no sorteio para o Euro2016. Mas convém ter atenção às surpresas que nos calharam na rifa, como explica o Diogo Pombo. De resto... aqui estão os artistas.

Os nossos Especiais
Os túneis vão acabar com as cheias em Lisboa? É consensual entre todos os que estudam o assunto que as inundações na capital não se podem evitar completamente. Mas podem ser minimizadas. A câmara quer construir túneis. Será esta a melhor opção? O João Pedro Pincha estudou o assunto e falou com quem importa. No dia em que a chuva voltou em força, o tema que se impõe está aqui.

Porque estão a desaparecer os milionários e poderosos chineses? O fundador da Fosun foi o último de uma série de dirigentes e milionários aparentemente caídos na malha anti-corrupção do partido comunista chinês. Mas será apenas isso? A Ana Suspiro explica o que se sabe sobre a "limpeza" que já passou pelos donos da Fidelidade e por quem manda na EDP, numa operação que alguns temem que seja uma verdadeira "caça às bruxas".
A escola pública do futuro é já ali no Alentejo. Um diretor que quer um tablet por aluno, uma escola onde é importante sair cedo e ter tardes livres e há dois professores de matemática por turma. Sim, é uma escola pública com contrato de autonomia.Reportagem da Bárbara Alves da Costa, na altura em que se fazem contas aos rankings das escolas (que pode rever aquidetalhadamente).

100 anos de Sinatra: as músicas e o resto. "A Voz" nasceu a 12 de dezembro de 1915 e o Observador dedicou-lhe vários artigos. Passámos por 11 canções imperdíveis de Mr. S., pelo seus 10 melhores filmes, também por um quiz (daqueles difíceis). E ainda lembrámos aquele dia em que Sinatra passou pelo velhinho Estádio das AntasEstá tudo aqui, com botões para escolher o que prefere ler.
Livros. Os melhores e os piores de 2015. O que deve ler e o que deve manter a milhas? Rui Ramos, José Manuel Fernandes, Paulo Tunhas, Vasco Rosa, Miguel Freitas da Costa, Humberto Brito, Miguel Pinheiro e José Carlos Fernandes respondem - a tempo de pôr boas leituras no sapatinho lá de casa

Notícias surpreendentes
Vai oferecer chocolates? Não têm de ser Ferrero Rocher. Chega o Natal e duas coisas são certas. Uma reportagem sobre a venda de bacalhau e Ferrero Rocher no sapatinho. É fácil despachar os presentes de meia família dessa forma. Mas há alternativas. Para que aquela prenda que falta não seja sempre a mesma, o Tiago Pais explica-lhe quais.

Mais uma imagem que lhe pode parecer familiar: quando elas são viciadas no Instagram, os maridos é que sofrem (vão jantar, lá vai uma foto do prato; vão passear, mais uma foto da vista). Ele às vezes até aparece - as mãos dadas, os beijinhos ou um abraço. A relação hoje é entre ele, ela e o Instagram. Se a imagem lhe diz alguma coisa, o melhor é ler esta crónica da vida moderna, contada pela Ana Cristina Marques.

Imagens da vida moderna? Uma fotografia à comida no prato; um post no Facebook com aqueles momentos a dois (que antes só eram guardados na memória). Ora veja esta 20 ilustrações que o vão fazer rir de si próprio e diga lá se este ilustrador francês não acertou em cheio.

É assim que se deve começar o dia: a rir dos nossos hábitos. É assim que espero que ele continue - bem-disposto, sempre a olhar para a frente. 
É essa a nossa missão, aqui no Observador: tornar-lhe o dia melhor, mantê-lo sempre informado.
Tenha um dia produtivo, tenha um dia feliz. Passe por cá, sempre que quiser.

Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Se pretende deixar de receber a Newsletter 360º clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

BELMONTE - MUNICIPIO E CIDADE PORTUGUESA - FERIADO - 26 DE ABRIL DE 2024

  Belmonte (Portugal) 29 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue