segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

EXPRESSO DIÁRIO - 14 DE DEZEMBRO DE 2015

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

publicidade
Publicidade
378
14 DEZ 2015
José Cardoso
POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
Frente Nacional travada em França, mas... "desintegração" da "máquina democrática" à vista? E 12 perguntas sobre a crise do Banif
Boa tarde,

A abertura do Diário de hoje é sobre o tema quente do dia (e dos últimos dias): o futuro do Banco Internacional do Funchal, Banif. E as perguntas que toda a gente faz sobretudo duas: Estão os depositantes a salvo? Eserão os contribuintes chamados a, mais uma vez,pagar a fatura do que corre mal com um banco? O Pedro Santos Guerreiro e a Isabel Vicente dão resposta a estas e a outras 10 perguntas, explicando que o plano A do Governo passa por vender rapidamente o banco, mas… Bruxelas tem uma palavra (a última!) a dizer.

E o Nicolau Santos também escreve sobre aquilo que não tem receio de considerar “o estertor do Banif”.

O segundo tema principal desta edição é sobre a segunda volta das eleições regionais francesas, este domingo, e suas consequências. Não foi um cataclismo, porque a Frente Nacional foi derrotada na segunda volta. Mas há quem preveja um cataclismo a prazo, mais curto do que longo: a FN obteve uma votação recorde – 6,8 milhões de votos – e triplicou o número de eleitos em relação às anteriores regionais. O nosso correspondente em Paris, Daniel Ribeiro, diz haver quem preveja uma “catástrofe” a breve prazo, uma “desintegração” da “máquina democrática”. A líder da FN,Marine le Pen, está (ainda mais) de olho naspresidenciais de 2017, onde ameaça esmagar tudo e todos na primeira volta.

Nesta edição, contamos-lhe ainda o que disseram hoje duas importantes figuras, de áreas bem diferentes – ou talvez nem tanto…

Uma delas é o Nobel da Economia Paul Krugman, que participou hoje em Lisboa numa conferência de homenagem ao antigo ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal José da Silva Lopes. O João Silvestre acompanhou a conferência e diz que Krugman disse que "não é possível regressar às moedas nacionais a menos que algo terrível aconteça". O economista não tem dúvidas de que houve erros na construção da moeda única e que os problemas foram ainda maiores do que os mais céticos pensavam, mas também não as tem de que voltar atrás não é possível.

Ainda a propósito desta homenagem, publicamos umtexto inédito de Silva Lopes, um dos mais prestigiados economistas nacionais, falecido em abril.

A segunda figura é Edward Frenkel, um dos maiores matemáticos da atualidade. Frenkel esteve por cá, para uma palestra na Universidade de Lisboa, e a Joana Pereira Bastos entrevistou-o. O matemático, autor do livro “Amor e Matemática“, um bestseller nos Estados Unidos,corre o mundo para revelar como a Matemática está a invadir as nossas vidas e está por trás de tudo. Até da crise económica. Mas o seu principal conselho é: “Esqueçam tudo o que aprenderam na escola sobre Matemática”

Ainda no Diário de hoje, contamos-lhe a história desconhecida de David Prowse, o Darth Vader da trilogia original de “Guerra das Estrelas” – sobre o qualestreia hoje um documentário no Canal Odisseia. O João Miguel Salvador entrevistou um dos realizadores.

Destaque ainda, na parte final do Diário, para duas sugestões:
uma do Reinaldo Serrano sobre “Downton Abbey” (e fique a saber que não é para ver, mas para ouvir); outra do Pedro Andersson, que propõe a instalação de uma app no nosso telemóvel para gerirmos mais facilmente a movimentação de faturas e despesas no portal e-Fatura.
Nas opinião temos, além do Nicolau Santos, o Daniel Oliveira (Bom seria que a campanha presidencial fosse uma noite de domingo na TVI), o Henrique Raposo (Devemos aceitar refugiadas com burka?) e o Henrique Monteiro (Marine Le Pen, globalização e patriotismo)

Boas leituras e um bom resto de dia
LER O EXPRESSO DIÁRIO
BANCA
Venda do Banif está nas mãos de Bruxelas
CRISE Plano A do governo passa pela venda apressada. Mas tudo depende de Bruxelas. As doze perguntas (e respostas) essenciais. E a opinião de Nicolau Santos
Marine le Pen travada na 2ª volta, mas votação recorde ameaça desintegrar “máquina democrática”
FRANÇA Frente Nacional obtém 6,8 milhões de votos. Analistas preveem uma “catástrofe” a breve prazo. “Podemos nem estar na segunda volta das presidenciais”, em 2017, diz um deputado socialista
Krugman: "Não é possível regressar às moedas nacionais a menos que algo terrível aconteça"
Krugman: "Não é possível regressar às moedas nacionais a menos que algo terrível aconteça"
Daniel Oliveira
Bom seria que a campanha presidencial fosse uma noite de domingo na TVI
 
Henrique Raposo
Devemos aceitar refugiadas com burka?
 
Henrique Monteiro
Marine Le Pen, globalização e patriotismo
 
ENTREVISTA
“Esqueçam tudo o que aprenderam na escola sobre Matemática”
FINANÇAS PÚBLICAS
Texto inédito de Silva Lopes
A GUERRA DAS ESTRELAS
A história desconhecida de David Prowse, o Darth Vader da trilogia original
CRÓNICA DE REINALDO SERRANO
As músicas de Dowton Abbey
DICAS DE POUPANÇA
A melhor app do ano para ajudar a poupar
O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo. 

Para deixar de receber newsletters do Expresso clique aqui
Demasiadas newsletters? Pode anular a subscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue